Google contra as falsianes!

Google traz uma nova funcionalidade que destaque a veracidade dos fatos mostrados nos resultados de suas pesquisas

Quem nunca ouviu alguém dizer "Se está na internet então é verdade"? Esse quase "dito popular" da nossa geração mostra uma situação muito comum: achar que quando vemos ou pesquisamos algo na internet os resultados são 100% verdadeiros.

Parte pode até ser real, mas muitos conteúdos são completamente tendenciosos e outros mostram somente uma parte da verdade. Há também os completamente irreais que, em vários casos, até transformam-se em notícias de TV.

A nova ferramenta de checagem de fatos do Google veio para combater os resultados com veracidade duvidosa e mostrar de forma simples e clara aos usuários em quais informações ele pode confiar. O anúncio foi feito em um blog do próprio site de pesquisas e explica com detalhes como funciona a nova funcionalidade, que permite que editores de conteúdo coloquem uma tag de informação checada em suas publicações.

Exemplo mostrado do Blog do Google

Essa tag informa a possíveis leitores que alguma informação dentro daquela postagem foi verificada por novos editores ou organizações de verificação.

Inicialmente, o recurso foi liberado somente para alguns países em um período de testes mas recentemente se tornou disponível em todos os países com acesso liberado ao Google ao redor do mundo para qualquer pesquisa realizada no site.

O recurso não só mostra que uma informação foi checada naquela postagem mas também explicita qual trecho foi verificado, quem o publicou, quem o verificou e qual foi a conclusão em relação a veracidade da informação. O recurso ainda não está presente em uma grande quantidade de publicações, afinal milhares de novas postagens são adicionadas a cada minuto e seria impossível checar todas elas. Mas a previsão é que esse número aumente cada vez mais tornando realmente mais confiável o que lemos na internet.

Post oficial do Google: Fact Check