5 novas maneiras de explorar os iBeacons
Desde 2013, quando a Apple anunciou o iBeacon, tenho realizado diversas pesquisas e testes utilizando essa tecnologia.
Por se tratar de uma tecnologia relativamente simples, as possibilidades de uso são realmente ilimitadas. O beacon se popularizou inicialmente em lojas de varejo, onde é possível que lojas possam interagir com seus clientes do momento que entram até sairem. Criando-se novas possibilidade de interação e aproximar o cliente da loja.
Não sabe o que é iBeacon, confira nosso post:
iBeacon tudo que você precisa saber
Aqui na Usemobile, nosso objetivo é expandir as possibilidade de uso dos Beacons, possibilitando novos cenários em que essa tecnologia possa ser utilizada.
Bom, vamos ao que interessa!!
Como podemos usufruir dos iBeacons de uma forma inusitada?
# 1 — Recursos utilizando Apple Watch
Embora pouco disseminado no Brasil, o Apple Watch é uma grande promessa e somado aos recursos proporcionados pelos Beacon pode ser uma solução criativa para diversas situações em nosso cotidiano.
Já imaginou destrancar uma porta utilizando apenas seu apple Watch? Pois isso já é possível, graças a tecnologia beacon. Algumas empresas fabricantes de trancas para portas já estão disponibilizando versões com Bluetooth. Utilizando o protocolo do Beacon essas portas são capazes de identificar a presença do Apple Watch possibilitando que a porta seja aberta.
# 2 — Redirecionamento de experiência de consumo
A utilização de beacons para disparar notificações para o usuário se popularizou rapidamente, porém fica evidente que as notificações podem rapidamente incomodar o usuário, desempenhando um papel negativo.
Pensando nisso, a Unilever criou uma nova proposta de uso para os iBeacons.
Os beacons são utilizados para mapear o comportamento de consumo dos usuários nas lojas físicas (offline), porém ao invés de disparar notificações alertando sobre promoções e sugestões de compras. Ela utiliza dessas informações para enviar propagandas mais acertavas nas redes sociais (online).
Do Offline para Online:
Sabendo que um determinado usuário ficou 1hora no departamento de material de limpeza de um supermercado. Ao invés de enviar notificações com promoções no celular, são criadas campanhas de publicidade nas rede sociais e enviadas especificamente para esse usuário.
Dessa forma, além de ter um marketing direcionado e muito mais assertivo, o usuário não se sente incomodado com as notificações.
#3 — Interações com Outdoors digitais
Não se limite a interações na tela do Smartphone. Você também pode colocar iBeacons para interagir com outdoors digitais. Utilizando o smartphone do usuário como um transmissor bluetooth, é possível criar interações entre os outdoors de lojas e os usuários.
Imagine, um outdoor saudar o visitante pelo nome no momento em que entra na loja e sugerir produtos baseado no comportamento de compra dele.
#4 — Gamificação
Se o Beacon proporciona identificar localizações indoor, isso possibilita por exemplo, criar uma caça ao tesouro, onde as etapas podem ser “validadas” pela presença do usuário. A Gamificação é uma solução criativa que aumenta o engajamento e proporciona uma maior interatividade entre o usuário e o ambiente em que está.
Gamification: a inovação que você precisa conhecer!
#5 — Soluções para pagamentos e pedidos
Por que esperar um garçom lhe atender na mesa? Ou até mesmo, para pagar…
Alguns restaurantes nos Estados Unidos já proporcionam ao usuário uma experiência única, onde todas as interações desde a entrada no restaurante até os pedidos são proporcionados pelo aplicativo.
Mas afinal? Como identificam para qual mesa é cada pedido?
Utilizando beacons. Não é fantástico?
Quer desenvolver uma solução utilizando iBeacons?
A Usemobile é uma empresa de desenvolvimento de soluções móveis especializada em iBeacons!