As 6 bibliotecas Android mais utilizadas na Usemobile.

Oi, sou Luis Henrique estudante de Ciência da Computação na Universidade Federal de Ouro Preto e desenvolvedor Android na empresa Usemobile e neste post mostrarei algumas bibliotecas que são mais usadas pelo time Android nos projetos.

ButterKnife

Todos os programadores Android sabem que constantemente é preciso vincular um elemento presente no XML a um objeto Java (como por exemplo Buttons, TextView, ImageView) e para este fim é utilizado a estrutura findViewById, que aliada a muitos elementos gráficos podem tornar o código grande e mais complexo.

Criada por Jake Wharton a ButterKnife facilita os procedimentos de pegar a referência de alguma View através do uso de Anotações(annotations), além de ser possível vincular os listeners sem a necessidade de implementação de Interfaces. Com isso é possível escrever códigos menores e mais concisos que podem facilitar na manutenção e refatoração do mesmo.

link: https://github.com/JakeWharton/butterknife

CircleImageView

Em várias aplicações existe a necessidade da apresentação de Imagens no formato circular, e para alguns desenvolvedores pode ser um desafio a implementação a partir do elemento nativo do Android.

Criada por Henning Dodenhof, esta biblioteca permite a utilização de imagens circulares de maneira simples e fácil. Também é possível a customização de bordas para suas imagens ideal para imagens de perfil.

Exemplo de Uso da CircleImageView

Código de Exemplo

Exemplo de criação de uma imagem circular.

Link: htts://github.com/hdodenhof/CircleImageView

Picasso

Atualmente as aplicações precisam lidar com grandes volumes de dados obtidos através da Internet e é imprescindível que estes dados sejam mostrados para o usuário de maneira simples e fluída.

A biblioteca Picasso, permite o carregamento, download e cache de imagens para a sua aplicação, em que ela é responsável por gerenciar de maneira eficaz a manipulação de imagens dentro de adapters e a transformação de imagens complexas com pouco uso de memória.

Exemplo de Uso da biblioteca Picasso

Link: https://github.com/square/picasso

EventBus

Como passar dados complexos(objetos) entre Entidades Android(Atividades e Fragmentos) de maneira simples e rápida?

Criado pela Green Robot a biblioteca Event Bus é excelente alternativa ao uso de BroadcastReceivers e Intents onde muitas vezes pode ocasionar no uso das interfaces Parcelable e Serializable levando a um código que é menos complexo e mais fácil de manter e depurar.

Para enviar algum dado basta criar um Evento com seu objeto dentro e posta-lo, e todas as classes que tenham sido registradas para receber este Evento conseguem acessar o determinado objeto de interesse.

Exemplo de funcionamento do EventBus

Link: https://github.com/greenrobot/EventBus

Retrofit

Uma das maiores dificuldades ao desenvolver uma aplicação que acessa dados remotos é como realizar a comunicação com o servidor a fim de se obter os dados de maneira simples e rápida?

Eis que surge a biblioteca Retrofit, desenvolvida Square Inc, que auxilia na realização de requisições HTTP e no consumo de objetos JSON por sua aplicação Android implementando apenas algumas Interfaces e anotações de alguns métodos.

Exemplo de funcionamento da Retrofit

Link: https://github.com/square/retrofit

Realm

Muitos desenvolvedores Android possuem certas dificuldades em trabalhar com a persistência de dados nativa disponibilizada, principalmente por se tratar da linguagem SQL o que exige muita repetição de código e a mistura de SQL em Strings no código Java deixando o código extenso e confuso.

Oriundo do IOS o Realm é uma biblioteca que fornece um banco de dados orientado a objetos deixando o código mais intuitivo e simples para as necessidades da aplicação.

Realm-Android