Calm Tech

Como um conceito de 18 anos atrás pode ajudar a simplificar as interfaces de hoje.

James Italiano
4 min readFeb 11, 2014

As vezes fico pensando em como seria bom se todo serviço digital fosse simples e amigável, como por exemplo ir a um bom restaurante, onde o garçon já me conhece, e apenas com um gesto me peguntar se eu queria o de sempre, ou senão, oferecer um outro prato que certamente eu gostaria. Porém as vezes (ou a maioria das vezes) é complicado criar ou tornar algo simples.

Se você é como eu que trabalha com Design na área digital, sabe que diariamente nós somos desafiados a sintetizar uma série de informações que devem se encaixar em pequenas telas, e ainda tornar a interação o mais natural e fluido possível.

Atualmente existem vários autores que falam sobre métodos e técnicas que podem ser usadas para simplificar interfaces, e que realmente são textos interessantes, esclarecedores e práticos.

Há 5 anos, comecei a me interessar pela área de Computação Ciente de Contexto, e elaborando um artigo sobre este assunto, me deparei com um texto de 1996 de Mark Weiser que falava sobre Calm Technology.

Torneira LED, que indica de forma visual qual a temperatura da água. Um exemplo de Calm Technology aplicado.

Fiquei impressionado como os conceitos propostos há mais de uma década estavam ainda mais relevantes, e desde lá venho reunindo esses conceitos para transformá-los em aplicações no ambiente do Design de Interfaces. O resultado disso foi a criação do workshop Simplificando Interfaces.

O conceito de Calm Technology diz que à tecnologia não deveria “estressar” o usuário com a sobrecarga de informação, apresentando duas grandes áreas: “o Centro” e “a Periferia”.

Centro e Periferia da Informação

O Centro representa o local onde devem estar as informações que são relevantes naquele exato momento. A Periferia já seria o local onde permanecem as informações não utilizadas naquele momento.

A intenção é que essas informações movam-se facilmente do centro para periferia, e vice-versa de forma fácil e suave, conforme a necessidade do usuário. Weiser defende esse conceito de Calm Technology falando que:

“quando nossa periferia está funcionando bem, estamos sintonizados com o que está acontecendo ao nosso redor, e assim também para o que vai acontecer.”

Hoje temos interfaces que seriam bons exemplos de aplicação do conceito de Calm Technology, entre eles os seguintes aplicativos: YouTube , Google Now, Solar e o Rise.

Aplicativo Solar (iOS)

Uma interface simples e que mostra o que é relevante sem comprometer o restante do conteúdo, ajuda a incentivar as interações nos primeiros momentos em que o usuário tem com app, assim como reforça a confiança para usá-lo posteriormente quando precisar realizar aquela função oferecida.

O uso do Calm Technology na simplificação de interfaces consiste no uso das seguintes técnicas e conhecimentos:

  • G.S.P.
  • Touch Gestures
  • Motion Transitions
  • Contrast Effect
  • Mobile Moments

Cada elemento deste contribui para que a simplificação ocorra de forma completa e não superficial, o que infelizmente ainda ocorre em alguns apps onde a primeira tela aparenta ser simples, mas ao interagir com as telas internas ficamos perdidos.

Assim como gostamos de ser bem atendidos em um restaurante de forma transparente, educada e sem complicação, os usuários que usam as nossas interfaces são nossos clientes, e quando oferecemos uma boa experiência certamente eles saem satisfeitos, e o Calm Technology pode ser um dos ingredientes chaves nesse atendimento.

______

James Italiano

Para quem tiver interesse, o workshop tem uma carga horária com 70% de atividades práticas, onde vamos selecionar projetos reais e apresentar as suas informações de forma sintética e atrativa, tornando concreto o lema já tão conhecido de que “Menos e Mais”.

Tem interesse? Mande um e-mail para italiano.james@gmail.com e receba mais informações.

Ano 2055: Como lidamos com o conhecimento e as experiências individuais. http://goo.gl/RrlQpp

O filme Her: a simplicidade da interação com a complexidade humana: goo.gl/H6JCIV

--

--