Afinal o que é o User Experience (UX) ?

O significado deste termo tão falado hoje em dia e que pode parecer mais uma moda passageira é na sua definição literal algo simples: User Experience ou seja, Experiência do Usuário.

Tudo o que usamos seja um produto, serviço, objeto… temos uma sensação, uma experiência ao usá-lo. Essa experiência pode ser boa ou ruim.

Trazendo esse conceito para a área digital, precisamos que o usuário ao usar um site, app ou outro produto digital realize a atividade que pretende da maneira mais rápida, e com a maior facilidade possível, e aí que entra o User Experience Designer, ou simplesmente UX Designer.

O User Experience Designer é o profissional responsável por fazer com que essa experiência final seja positiva, e embora eu tenha falado anteriormente que o significado do termo é simples, essa função exige um combinado de conhecimentos em várias áreas para que a solução final seja realmente positiva.

Então se você trabalha em qualquer etapa de produção de uma solução você deve conhecer pelo menos um pouco sobre user experience para ajudar a produzir uma solução que deixe o usuário satisfeito.

Mas aí você se pergunta o que faz e que conhecimentos que esse profissional dedicado exclusivamente ao user experience deve ter. É isso que vamos procurar explicar, conversar, debater e aprender aqui no UserHabilidade.

Os user experience designers não estão necessariamente com o photoshop aberto escolhendo a cor para um botão. Eles estão pesquisando e entendendo por que aquele botão está ali, se ele realmente deve estar ali, para onde ele vai levar o usuário, e que cor vai obter o melhor resultado.

Destacamos então as principais áreas de conhecimento de UX que levam as respostas para as perguntas acima:

- Design de Interação

- Arquitetura de Informação

- Design Visual

- Funcionalidade

- Usabilidade

- Tipografia

- User Interface

- Estratégia de Conteúdo

Para alguns que estão lendo agora esses conhecimentos já são familiares, para outros nem tanto. Nos próximos posts vamos detalhar cada um, detalhes, desafios, e aplicações efetivas para trazer resultado real para seus projetos de design.

Esperamos você aqui colaborando e aprendendo, seja você um UX experiente ou um iniciante.

Talvez você seja um UX designer e nem sabia ;)