O que é Inteligência Artificial e como ela está mudando o setor de segurança

Guilherme Camargo
Núcleo de Empreendedorismo da USP
4 min readJul 21, 2018

Hoje, é possível identificar o furto de um veículo antes mesmo do dono ou das autoridades perceberem, graças a Inteligência Artificial (IA). Nos últimos anos, temos escutado bastante sobre esse tema: a habilidade de máquinas simularem a capacidade humana de pensar e tomar decisões. Essa tecnologia tem sido explorada por diversos setores, inclusive no de segurança. Com aplicações de reconhecimento facial, video analytics e segurança preditiva, a demanda desse segmento por aplicações de IA tem sido vasta, causando o surgimento de startups focadas no aprimoramento de IA’s para esse setor. Nós aqui da Retina Vision somos uma dessas startups, focada no monitoramento e rastreamento de veículos utilizando IA’s de reconhecimento de imagem.

“A white surveillance camera casts a shadow on a blank white wall” by Siarhei Horbach on Unsplash

O que é uma IA e como ela aprende a tomar as decisões corretas?

Uma IA é nada mais que um programa de computador que foi ensinado a realizar uma tarefa da mesma forma que um ser humano.

Artificial intelligence (AI) is an area of computer science that emphasizes the creation of intelligent machines that work and react like humans. (techopedia)

Para que a IA saiba como resolver essa tarefa, nós precisamos ensiná-la. Fazendo uma analogia simples, podemos imaginar uma criança que está começando a aprender a ler. Ela deve primeiro saber identificar as letras, depois juntar as letras em sílabas e assim por diante. O que se faz então é incentivar a leitura, pois com a repetição, o desempenho da criança cresce. Não é diferente com o programa. Usando o conceito de aprendizagem de máquina, fazemos com que o programa literalmente exercite a tarefa que queremos que ele resolva, corrigindo-o quando sua resposta não é a esperada. Assim, a IA começa a armazenar o jeito correto de se resolver a tarefa. A leitura de caracteres por IA é amplamente desenvolvida aqui na Retina Vision. Com foco em monitoramento veicular, aplicamos essa tecnologia em diversos contextos de segurança.

Software de rastreamento de veículos Retina Vision: www.retinavision.com.br

O que é necessário para criar uma IA?

Para que a IA realmente aprenda a resolver o problema que a propusemos com a tão desejada performance comparável ao de um ser humano, precisamos de 3 coisas:

  1. Quantidade massiva de dados para treinamento
  2. Um modelo para processar os dados
  3. Alto poder de computação para refinar o modelo a partir dos dados

Queremos que nossa IA, assim como a criança aprendendo a ler, exercite muito sua tarefa para minimizar suas chances de erro. Portanto, precisamos de uma quantidade enorme de dados para que ela possa treinar. Precisamos, também, de uma estrutura que guarde a maneira correta de solucionar o problema, ou seja, um modelo. Com os dados e o modelo em mãos, a última coisa necessária é uma máquina que consiga refinar o modelo. Atualmente, temos uma gama enorme de ferramentas que possibilitam o acesso a esse nível de potência computacional por preços acessíveis, como Google Cloud, Azure e AWS. Um exemplo desse processo utilizado aqui na Retina é o reconhecimento de placas veiculares. Através de câmeras instaladas por nós, fazemos a aquisição de vídeos de vias movimentadas para extração de imagens de placas. Então, utilizando um modelo chamado Cascade Classifier, nós treinamos a IA em servidores da Amazon para identificar essas placas quando um veículo passar por uma de nossas câmeras.

Como a IA está sendo aplicada no setor de segurança?

A maioria das tecnologias utilizadas nesse segmento funcionam de forma reativa à ocorrências: alarmes e sensores para indicar quando um invasor já está dentro do perímetro realizando o roubo, câmeras de CFTV para análise pós-ocorrência, rastreadores para indicar a localização do item sinistrado, entre outros. No entanto, com a entrada de tecnologias como a IA no mercado, podemos observar uma tendência de produtos muito mais poderosos, capazes de antecipar um acontecimento para aumentar as chances de prevenção. Com a visão de uma segurança mais preventiva do que reativa, os produtos para o setor começam a tomar uma nova forma.

Na Retina Vision aplicamos intensamente tecnologias de IA autorais em nossas soluções. Hoje, com softwares robustos capazes de tornar qualquer câmera de segurança inteligente, monitoramos veículos por imagem. A partir da leitura de placas, contagem de veículos e integração com bases de veículos roubados, somos capazes de identificar comportamentos suspeitos e até criminosos utilizando veículos roubados.

Acesse o nosso site para conhecer as soluções Retina Vision! www.retinavision.com.br

Gostou do texto? Deixe seu “clap” e compartilhe com seus amigos :)

Até a próxima! :D

Entre em contato com a gente:

Guilherme CamargoHead de Inteligência Artificial — Retina Vision

guilherme@retinavision.com.br

uspempreende.org
facebook.com/uspempreende
neu@uspempreende.org

--

--