Os primeiros passos para conseguir um estágio

NEU
Núcleo de Empreendedorismo da USP
4 min readJul 9, 2018

(Esse post é o primeiro de uma série sobre primeiros passos no processo de suporte para estudantes que estão buscando um primeiro estágio ou pessoas que buscam aperfeiçoar seus currículos e praticar para entrevistas. As informações foram coletadas através de experiências que tivemos do nosso programa StartupSHIP, dados das startups da nossa rede e indicações de sites especializados.)

Independente se você está em busca do seu primeiro estágio ou uma vaga definitiva, a primeira etapa ao buscar um emprego é definir o que é importante para você.

Aqui, vamos mostrar um pouco sobre como se organizar e escolher a melhor vaga para você, passando pelos principais tópicos quando se começa a busca por um novo emprego.

Image by David Sinclair — unsplash.com

Definindo prioridades

Vamos começar pensando sobre o que você gosta e quais indústrias ou empresas seriam mais adequadas para você. Se você pudesse listar cinco coisas que você quer de um trabalho, quais seriam elas? Você adora ajudar pessoas a aprender ou gostar de trabalhar com números — ou talvez você queira uma posição que ofereça horários flexíveis?

Para se conhecer melhor, pergunte a seus amigos, familiares e colegas quais palavras eles acham que melhor descrevem você e quais são seus maiores pontos fortes.

Testes de personalidade também podem ajudá-lo a reconhecer os traços que vêm naturalmente a você. O mais popular é o MBTI (Tipologia de Myers-Briggs), mas há muitos outros disponíveis on-line para você escolher.

Saber um pouco mais sobre quem você é e levantar aquilo que você gosta é importante na procura de um emprego.

Habilidades (soft e hard skills)

Depois de definir como seria o trabalho dos seus sonhos, o próximo passo é identificar as habilidades que você tem a oferecer.

Comece escrevendo suas qualificações, realizações acadêmicas e “hard skills” — coisas que podem ser definidas e medidas, como um diploma em contabilidade, anos de experiência em web design, entre outros..

Em seguida, identifique o que o torna valioso para uma empresa — além de sua experiência de trabalho ou qualificações. Por exemplo, liderança, trabalho em equipe e habilidades de comunicação descrevem como você interage com os outros. Essas “soft skills” estão se tornando cada vez mais importantes em todos os setores e valem a pena ser destacadas quando se candidata a um emprego.

Para ajudar a destacar suas principais habilidades, pense nos desafios e sucessos encontrados anteriormente e considere quais habilidades ajudaram você nessas situações.

Agora que você já listou suas habilidades, é hora de pensar em quais vagas você se encaixa e poderá desempenhar com sucesso.

Estruturando a sua jornada

O próximo passo é personalizar o seu currículo e/ou carta de interesse para a vaga que está aplicando. É comum nesses documentos encontrarmos áreas de “Nos conte mais sobre você”. Mesmo parecendo algo muito abrangente e não estruturado, tenha em mente que os entrevistadores estão na verdade pedindo insights, sobre experiências profissionais, habilidades, e como você pode usar isso para agregar valor para aquele papel em particular. Em vez de se apresentar como uma série de fatos, organize suas experiências anteriores em uma história. As melhores histórias seguem uma estrutura clara e levam leitores ou ouvintes em uma jornada — portanto, lembre-se disso ao contar a sua.

Destaque suas maiores realizações profissionais. Se você é novo em uma indústria, sinta-se à vontade para tirar histórias gerais de sucesso da sua vida — apenas certifique-se de se concentrar nos atributos relevantes para a posição que está sendo solicitada. Por exemplo, uma conquista pessoal na universidade ou uma função de voluntariado pode ser usada para demonstrar suas excelentes habilidades de comunicação ou resolução de problemas.

Lembre-se de destacar por que você quer o trabalho e mostrar ao seu potencial empregador como você está motivado para trabalhar em na empresa dele.

Para finalizar, tente se lembrar dessas dicas importantes ao criar a sua história:

Agora você está pronto para mostrar aos possíveis empregadores por que eles devem contratar você!

Fique ligado nos próximos textos, onde vamos mostrar mais sobre como usar essas informações para montar o currículo e como ter um bom desempenho em uma entrevista de emprego ;)

Gostou do texto? Deixe seu “clap” e compartilhe com seus amigos :)

Até a próxima! :D

Entre em contato com a gente:

uspempreende.org
facebook.com/uspempreende
neu@uspempreende.org

--

--