Be My Eyes — O App que você “empresta” seus olhos para um deficiente visual

Isabel Braga
UX Everywhere
Published in
2 min readFeb 18, 2016

A tecnologia é cada vez mais uma excelente aliada dos deficientes visuais. Com todo esse esforço para tornar a informação cada vez mais acessível à todos, o dinamarquês Hans Jørgen Wilberg criou um aplicativo chamado Be My Eyes (Seja Meus Olhos).
Ao entrar no aplicativo, você escolhe se é um voluntário ou um deficiente visual — no segundo caso, o App oferece toda a acessibilidade necessária para se conectar à outra pessoa — e aguarda até que um pedido de ajuda seja enviado. As orientações do voluntário são feitas por escrito e o aplicativo consegue lê-las em voz alta para a pessoa com deficiência visual. “O aplicativo foi muito bem recebido pela comunidade de deficientes visuais. O app permite obter ajuda em momentos que pode ser inconveniente pedir ajuda a vizinhos ou a um amigo e você não precisa pedir mil desculpas para solicitar ajuda“, explica Wilberg.

O vídeo mostra alguns exemplos de como o App pode ser útil. O usuário pode solicitar ajuda para saber se a roupa que ele vestiu está combinando ou se o cartão que ele achou no bolso é o mesmo que ele precisa. Be My Eyes localiza voluntários no mundo inteiro que falam a mesma língua do deficiente visual e já consta com 25 mil deficientes visuais cadastrados e mais de 300 mil voluntários prontos pra ajudar.

Referências: TV UOL, Hypeness

--

--