Como consegui uma vaga de estágio em UX na Globo.com

Jonatan Zylbersztejn
Time de Experiência Globo
5 min readOct 17, 2018

--

Não se trata de um gabarito ou algo do tipo, mas sim de compartilhar minha experiência, lições e aprendizados.

As inscrições para o processo seletivo de estágio estão abertas até o dia 22 (edit: se tratava do dia 22/10/2018), e nesse post vou contar como foi minha experiência em todas as etapas do processo. Vou separar o post em alguns tópicos, no primeiro falarei brevemente de minha trajetória até estagiar aqui, no segundo como preparei, e no terceiro vou falar de como é o processo seletivo, dando algumas dicas.

  1. Como tudo começou

Foram duas vezes que tentei este estágio: a primeira bateu na trave, e na segunda consegui a vaga. É claro que, nesse meio tempo, muita coisa aconteceu, e é nisso que vou focar aqui.

Por estudar Desenho Industrial — Projeto de Produto, eu não tinha muito background de Design Digital. No meu primeiro processo seletivo, olhei alguns vídeos no Youtube e li alguns artigos antes de ir para a etapa presencial na tentativa de me inteirar sobre o que se tratava UX e não ficar completamente perdido.

Naquela época, a empresa gostava de recrutar pessoas "cruas", nas quais tentavam identificar um perfil compatível com a proposta, e assim, formá-las. Acabei chegando, por conta disso, até a última fase. Hoje em dia, o programa de estágio é mais curto (de 2 anos passou para 1) e eles estão buscando pessoas com um pouco mais de entendimento da área. Se eu não houvesse me preparado mais para a segunda tentativa, muito provavelmente não chegaria na entrevista novamente.

Quando soube da negativa deste primeiro processo seletivo minha primeira reação foi ficar bem chateado, pois a oportunidade me havia empolgado muito, e eu sentia que a área tinha muito a ver comigo. Tentei outros processos seletivos, também sem sucesso, mas em alguns deles recebi feedbacks muito positivos além de indicações de materiais para estudar e me aprofundar na área. O segundo momento, então, foi de autocrítica: percebi que eu precisava imergir mais na área de UX antes de continuar tentando. No tópico a seguir vou contar como fiz essa imersão.

2. Como imergi na área de UX

Um dos livros mais recomendados por profissionais da área para quem quer começar se chama "Design do dia a dia", de Donald Norman. Rapidamente comprei o livro pela internet e comecei a ler. O autor é um cientista cognitivo que interessou-se em pesquisar a área de design e aborda, ao longo do livro, muitos produtos e sua relação com o ser humano (usuário). Eu, como designer de produto de formação, adorei a obra, que embora pouco fale de interfaces digitais, possui um aporte conceitual muito grande. Um outro livro muito recomendado, este focado em interfaces digitais, é o "Não me faça pensar", de Steve Krug. Este eu só fui ler após começar a estagiar, por sinal, foi uma das minhas primeiras tarefas. Já ter lido este livro e absorvido seu conhecimento pode ser um diferencial.

User Experience Design é, na verdade, todo o processo de construção de um produto/serviço baseado no problema de pessoas. Resumidamente falando, é primeiro preciso saber que problema você quer resolver, depois entender as necessidades e objetivos de seus usuários, propor e avaliar soluções, prototipar e testar. Para me aprofundar neste processo eu fiz a Carreira de UX Designer da Alura, que contemplou 7 cursos, abordando desde os fundamentos de UX à estratégia, usabilidade, pesquisa, mensuração de resultados etc. Eu recomendo estudar bem a área antes do processo seletivo, não só para ter mais chances de ser aprovado, mas para descobrir se é mesmo a área que te interessa e, assim, tirar proveito do estágio.

3. Como é o processo seletivo

O processo tem desafio online e presencial. No desafio online é dado um case, que geralmente tem a ver com algum momento que a empresa atravessa e como ela poderia aproveitar para inovar. No meu caso, que era para entrar em 2018, o tema era eleições ou Copa do Mundo. Eu aproveitei para por em prática os conhecimentos adquiridos nos cursos da Alura e projetei um app para troca de figurinhas da Copa, já que uma das grandes frustrações dos colecionadores é o alto número de figurinhas repetidas.

Algumas das telas desenhadas para o aplicativo.

O desafio presencial é divido em três partes: apresentação pessoal, case em grupo e entrevista individual. A apresentação pessoal dura 2 minutos e é o momento em que todos os gestores estarão com as atenções voltadas à você. Na primeira vez, eu havia contado um pouco de minhas características e de minha relação pessoal com tecnologia e internet. Na segunda vez, eu mantive a minha essência, mas dei foco aos cursos que havia feito, dando uma leve pincelada no que aprendi neste intervalo de tempo.

Na parte seguinte, um briefing é entregue a todos os grupos, e estes têm um determinado tempo para estudá-lo e propor uma solução. Nas duas vezes eu sentei em mesas onde não conhecia ninguém. Isto me deu a oportunidade de conhecer outros grandes estudantes, com trajetórias incríveis, conversar sobre a diferença dos cursos e habilitações de Design e trocar experiências. Trata-se de um processo seletivo bem elaborado e disputado. Se você chegar até aqui, tenha orgulho de si, e aproveite a oportunidade para tirar bons aprendizados e fazer esta troca de experiências com os outros estudantes. Já será algo muito valioso que você levará para casa.

People don’t buy what you do, they buy why you do it

Esta frase é de Simon Sinek, quando ele apresenta o TED sobre o Golden Circle. Lembre-se dela sempre que você estiver defendendo algum projeto, e também na última etapa: a entrevista. Uma das tarefas cotidianas do designer é se comunicar. Eu acredito fortemente que o jeito como você se expressa seja avaliado na entrevista. Quanto a isso, eu também evoluí de um semestre para o outro. Talvez por estar mais certo do que eu queria após meu período de estudos, eu pude desenvolver melhor minhas respostas, com bons argumentos sobre minhas idéias. Ao final da entrevista, é importante que você tenha demonstrado conhecimento no processo de UX, motivação para estagiar na área e porquê a Globo.com deveria investir em você.

A Globo.com é uma empresa incrível para estagiar, uma escola. Estou aqui há pouco mais de 2 meses, e nesse tempo, em contato com profissionais muito talentosos, sinto que já aprendi bastante! Se UX te interessa, não deixe de tentar esta oportunidade!

Boa sorte!

Depois me contem as experiências de vocês e se este artigo foi útil :)

--

--