Experimentando recursos interativos no conteúdo ao vivo Globoplay

Barbara Frast
Time de Experiência Globo
9 min readAug 10, 2023

--

Televisão apresentando o painel para a Copa do Mundo. Vemos o jogo ao fundo com o painel em primeiro plano. O painel exibe estatísticas do confronto, como posse de bola e finalizações; seguido de uma lista de transmissões disponíveis para assistir, detalhando o canal, o tipo de assinatura necessária e o áudio que acompanha a transmissão.
Painel Copa do Mundo 2023

Existe na Globo, há muito tempo, o desejo de experimentar recursos interativos com seu conteúdo ao vivo — seja com futebol, entretenimento, notícias ou outros temas. Este conceito já foi prototipado por diversas áreas da empresa, mas até 2021, ele existia apenas como rascunho sem nunca ser lançado ao público. Motivada por uma série de movimentações da Globo, o time de conteúdo ao vivo do Globoplay resolveu abraçar esse projeto e colocar essa funcionalidade em prática.

Nossa hipótese era que, oferecendo conteúdos complementares às informações e temas do vídeo, poderíamos tornar a experiência de assistir vídeos no Globoplay mais rica, interessante e atrativa. Em poucas palavras, o desejo era fazer com que assistir conteúdos pelo app fosse mais legal do que assistir por outros canais.

Primeiro experimento: painel BBB 2022

O primeiro experimento a ser realizado seria em 2 meses, com o lançamento da edição 22 do Big Brother Brasil. A essa altura, uma série de premissas sobre a apresentação do conteúdo interativo já haviam sido consolidadas.

A primeira é sobre onde colocar esse conteúdo na tela. Ele ficaria à direita do vídeo, pois a parte de baixo já estava ocupada com a navegação entre canais e a parte esquerda com a navegação entre as abas do Globoplay.

Devido ao conceito de ser uma área interativa com conteúdo que pode ser trocado dependendo do vídeo sendo assistido, essa camada foi provisoriamente chamada de “painel”.

Diagrama das camadas de conteúdo sobre o vídeo. No centro, posiciona-se a camada de vídeo, representada por uma cena da novela Pantanal. Ao lado direito, há uma camada de aprofundamento, representada por uma tela transparente com quadrados. À esquerda, uma camada de navegação, representada por uma tela transparente com o menu do Globoplay sobreposto. E por fim, abaixo, há uma camada de exploração, representada por uma tela transparente com o elemento de troca de canais atual do Globoplay.
Camadas sobre vídeo ao vivo, cenário de Smart TV (navegação à esquerda)

Esse primeiro experimento deveria ser simples do ponto de vista de desenvolvimento, pois neste momento ainda não havia dados disponíveis para iterar uma solução.

O time de Experiência se reuniu e criou uma primeira versão do painel do Big Brother. Ele contava com uma visão geral de todas as pessoas participantes e seus papéis no jogo, como líder, anjo, pessoa emparedada, eliminada, etc. Essa versão tinha um admin simples, que era atualizado pela equipe de conteúdo ao vivo e um link para votação quando estivesse disponível.

Tela de uma Tv exibindo a programação do Globoplay com o painel sobreposto por cima. Nele, vemos pequenos quadrados com o rosto de cada um dos participantes, seu nome escrito abaixo, e acima de cada foto uma faixa dizendo seu papel. à esquerda, vemos um QR Code que leva para a votação no site.
Painel BBB 22

Em janeiro de 2022, lançamos a primeira versão do painel e ele foi muito bem recebido por nossas pessoas usuárias. Metade dos que assistiram ao BBB usaram o painel e a maioria deles continuou a usar durante todo o programa. Com base nesses resultados, decidimos experimentar outros formatos ao longo do ano.

Melhorando o formato do painel

Ainda em 2021 teríamos outras grandes oportunidades de experimentar melhorias no painel com o Rock in Rio em setembro e com a Copa do Mundo no final do ano, dois eventos de grande relevância com transmissão pelo Globoplay.

Como o painel se tornaria uma área de experimentação para o produto, era necessário primeiro preparar o espaço para receber conteúdos variáveis. A primeira versão foi produzida de forma rápida e não teve sua arquitetura preparada para escalar. Por isso, aproveitamos o intervalo maior entre eventos (de março a setembro) para organizar a casa.

A primeira mudança significativa foi na largura do painel. Passamos de 60% da tela, utilizada no BBB, para apenas 30%. Isso permitiu que o vídeo que está sendo sobreposto seja visto com mais clareza e o painel interrompa de forma menos brusca o momento de consumo. Inicialmente esta proposta não seria viável devido ao esforço de desenvolvimento para viabilizar o scroll, mas, com um tempo extra, este problema foi resolvido e a área do painel bem delimitada.

Comparação entre as dimensões do painel antigo e do novo painel. À esquerda, vemos a divisão original, de 40% de largura para o vídeo e 60% para o painel. À direita, vemos a nova divisão, após reformulação, que apresenta 70% de largura para o vídeo e 30% de largura para o painel.
Divisão de telas horizontais (TVs e Desktop)

Este formato também facilitou as adaptações responsivas. Como o código de web desktop pode ser reaproveitado em outras plataformas, ao verticalizar este espaço nas widescreens, permitimos que os componentes sejam reaproveitados quase inteiramente de telas horizontais para verticais.

Segundo experimento: painel Rock in Rio 2022

Para nosso próximo desafio, selecionamos o festival Rock in Rio, que seria transmitido pelos canais Multishow e Bis. Em conversas com a equipe responsável no próprio canal, descobrimos que todos os shows seriam organizados na grade de programação eletrônica, o EPG (Electronic Programming Guide), a mesma utilizada para a TV a cabo. Resolvemos então puxar a base de dados de lá para organizar o line-up do festival e auxiliar as pessoas que utilizavam o produto a se organizarem dentre as programações disponíveis para aquele dia do festival, nas diversas transmissões simultâneas.

Desta forma, construímos o painel para atender 3 questões principais:

  • O que estou assistindo agora?
  • O que mais está sendo transmitido agora?
  • O que poderei ver no futuro (e como)?

Esta foi a primeira vez que o painel contou com elementos de navegação. Ao visualizar o que estava sendo transmitido em outros canais, era possível clicar na prévia e trocar a transmissão sendo assistida em tela cheia.

Imagem de um celular e um notebook apresentando duas versões adaptadas do painel para o Rock in Rio. Na versão para computador vemos o show ao fundo com o painel em primeiro plano, e na versão para celular, apenas o painel é exibido. Ambos os painéis exibem o nome do show que está sendo assistido, uma pequena imagem de outro show que está rolando simultaneamente, e abaixo a listagem dos demais shows que serão transmitidos naquele dia.
Painel Rock in Rio simulando 2 shows simultâneos

O uso do painel Rock In Rio teve um retorno bem próximo ao visto durante o BBB. Metade das pessoas que assistiram o Rock in Rio exploraram o painel, e mais de um terço destes explorou a troca de transmissões pelo painel.

Validando a sinalização do painel no teste de usabilidade

Ainda tínhamos dúvidas sobre como sinalizar onde ativar o painel. Embora estivéssemos felizes com a taxa de abertura (para um elemento desconhecido, inesperado e dispensável para o consumo do conteúdo), gostaríamos de entender melhor sobre quem não o abria. Seria por falta de interesse em usar essa função? Ou talvez não entendessem o que aconteceria ao clicar no botão? Ou ainda, seria porque não percebiam a sinalização?

Para descobrir o real motivo, consideramos outra ideia de sinalização dessa informação, e resolvemos aplicar testes de usabilidade no nosso Laboratório de Pesquisa em Experiência (UX.LAB) para entender qual seria a resposta das pessoas. Usamos o painel do Rock In Rio para realizar esse teste.

Tela do Globoplay com a seleção de canais visível, com um pequeno botão cinza no canto, escrito painel e com um símbolo de seta.
Versão em produção
Tela do Globoplay com a seleção de canais visível, com um botão maior, colorido em laranja e vermelho, escrito conteúdo dinâmico, com uma sinalização de um átomo com o símbolo de play no centro.
Versão levada para o teste de usabilidade (outubro/22)

Durante os testes, as informações e a exibição do line-up foram elogiadas e a finalidade e o uso do painel foram bem compreendidas. Contudo, a sinalização de como abrir o painel continuava não sendo tão clara. Na versão em produção, o botão que abre o painel era bem simples, com fundo preto e sem ícone, indicando apenas o texto “painel”. Já a versão que foi levada para o teste continha o texto “conteúdo dinâmico” junto a um ícone em destaque.

Embora tenha sido visto por mais pessoas, o texto “conteúdo dinâmico” (ao invés de “painel”) não foi compreendido facilmente por todos e os resultados não validaram uma melhora considerável em relação ao nome atual. “Painel” poderia não ser o nome ideal para identificar esse espaço, mas ele estava funcionando bem. Por isso, decidimos manter o nome e a sinalização originais até encontrarmos uma alternativa melhor.

Terceiro experimento: painel Copa do Mundo 2022

Desta vez tínhamos alguns requisitos específicos. O multiângulo era uma nova funcionalidade introduzida durante a Copa do Mundo que permitia visualizar o mesmo lance de vários ângulos, conforme a demanda e em tempo quase real (poucos minutos após a transmissão ao vivo). Este conteúdo só estava disponível para assinantes do plano Globoplay + canais ao vivo e havia um grande interesse em exibi-lo no painel, para as pessoas usuárias poderem visualizar os lances enquanto ainda assistiam ao jogo.

Este requisito dizia respeito tanto aos interesses das pessoas (poder visualizar os lances disponíveis sem abandonar o jogo) quanto do negócio, ao dar visibilidade a um conteúdo exclusivo para assinantes em um contexto em que não é necessário ter assinatura. Durante a Copa, 5 em cada 6 jogos eram transmitidos também na TV aberta, gratuitamente, havendo uma oportunidade de exibir esta funcionalidade aos não-assinantes e despertar o interesse deles para a funcionalidade.

Outro requisito da equipe de negócios era dar visibilidade para os diferentes tipos de transmissões que teríamos: existiam transmissões simultâneas de um mesmo jogo com áudios e narradores diferentes, entre outras coisas.

Celular, computador e TV mostram adaptações do painel da Copa. Na versão desktop/TV, jogo ao fundo e painel; no celular, só o painel. Todos os painéis exibem estatísticas como posse de bola e finalizações são exibidas em todos, seguidas por transmissões disponíveis, com canal, assinatura necessária e áudio. Por fim, listam-se vídeos de multiângulo, com prévia e título resumido do lance, além da assinatura necessária.
Painel Copa do Mundo, em mobile, desktop e Smart TV

Desta forma, o painel foi formulado com:

  • Entrega de estatísticas sobre a partida um conteúdo gratuito que poderia trazer o interesse do usuário para abrir o painel mais de uma vez durante a partida.
  • Listagem de transmissões, como fizemos no Rock in Rio, porém sem os thumbs (imagens), visto que seriam todos do mesmo vídeo (e, portanto, a mesma imagem).
  • Uma listagem de todos os lances disponíveis com multiângulo, para consumo, caso o usuário possua assinatura, ou para despertar o interesse de quem não é assinante.

Também tivemos uma pequena mudança na sinalização da maneira de fechar o painel, feedback vindo dos testes de usabilidade. Antes, um botão com uma seta para direita indicava a “entrada” do painel e outro com uma seta para esquerda indicava a saída. No entanto, não era claro se o botão com a seta para a esquerda voltava para o vídeo ou puxava mais conteúdos vindos da esquerda. Por essa razão adotamos um botão “X”, que foi implementado para fechar o painel em todos os dispositivos.

O uso deste painel também foi semelhante aos anteriores. Metade das pessoas que consumiram os jogos o exploraram, e, ao final da Copa, metade de todo o consumo de multiângulo no Globoplay partiu da aplicação no painel.

Além disso, tivemos uma nova oportunidade de negócio, incluindo um botão de conversão de assinaturas. O botão “assine”, associado ao multiângulo, teve uma taxa de conversão muito superior às expectativas.

Este painel ficou ativo até o dia 18 de dezembro, com o encerramento da Copa do Mundo. E na linha do tempo, isto nos traz de volta ao início da história: o BBB.

Quarto experimento: painel BBB 2023

Segundo a equipe de produto, o objetivo principal do painel daquele ano era estimular a conversão de assinaturas do Globoplay básico (plano que cobre a maioria dos conteúdos BBB). Nossa proposta no BBB 22 se mostrou atraente para as pessoas usuárias, no entanto, não cumpria este objetivo de negócio. Assim, seria necessário reformular também a natureza dos conteúdos ali contemplados.

Três versões adaptadas do painel BBB são apresentadas em dispositivos: computador, celular e televisão. No PC e TV, o jogo é plano de fundo com o painel à frente; no celular, apenas o painel é mostrado. Todos exibem status dos participantes — líder, anjo — seguido por transmissões do Big Brother, como quartos, acompanhe a casa etc. Por fim, lista “Últimas do BBB” com vídeos gratuitos, incluindo do click BBB e resumos do Globoplay.
Painel BBB 23, em mobile, desktop e Smart TV

Neste novo projeto seria necessário reunir todos estes elementos numa nova narrativa coerente. Desta forma, estruturamos o painel para apresentar uma visão geral do programa, dos pontos mais abrangentes aos mais específicos, como um funil.

Reaproveitamos as ideias que funcionaram bem no BBB 22 para produzir um componente sem restrição de acesso que poderia despertar o interesse das pessoas usuárias em retornar ao painel. O back-end já estava pronto, sendo apenas necessário atualizar o visual para adequá-lo à nova estrutura.

A informação foi reorganizada para ocupar menos espaço. Agora só mostramos os participantes mais importantes naquela semana, como a pessoa líder e anjo, excluindo as pessoas participantes neutras ou que tivessem sido eliminadas. Isso difere do BBB 22, onde as pessoas participantes eram exibidas juntas.

Em seguida, trouxemos um componente familiar em um contexto novo: o elemento de troca de transmissões, originalmente utilizado no painel de festival de música, aqui utilizado para exibir as transmissões relacionadas ao programa, que fazem parte do pacote de assinatura.

Para as pessoas não assinantes esse elemento sinalizava — através de um cadeado e do card “conteúdo exclusivo Globoplay” — a necessidade de assinatura e, quando acessado, levava para o fluxo de compra. Já para as pessoas assinantes ele servia como um acesso rápido e fácil para as transmissões relacionadas ao programa, visto que apresenta o live thumb, ou seja, uma imagem em tempo real do que está sendo exibido naquela câmera.

O trilho “Últimas BBB”, tem como objetivo localizar o usuário que pode ter perdido algo no passado e tem interesse em recapitular. Este trilho exibe, por ordem de recência, todos os vídeos mais recentes do Click BBB, permitindo a troca rápida entre “o que você perdeu” e de volta para o que está acontecendo agora.

Construindo os próximos passos

Com base nos experimentos realizados ao longo do ano, é possível ver que há de fato um interesse no conteúdo interativo, mas também que há muito o que melhorar.

É necessário aprimorar os projetos já desenvolvidos, e abranger novos casos de uso não contemplados ainda pela experiência interativa. Além disso, conectar com tantos outros conteúdos produzidos pela Globo e que podem complementar a experiência de consumo através da plataforma. Há muito trabalho pela frente, mas o principal objetivo já foi alcançado: assistir ao vivo pelo Globoplay ficou muito mais divertido!

--

--