Aquele tempo para respirar e refletir sobre o futuro e organizar a carreira (Tim Goedhart, Unsplash)

Protagonismo de carreira em UX Strategy nos tempos de pandemia

Patricia Prado
UX Overtake
Published in
5 min readJun 8, 2020

--

Ter visão sistêmica, adaptabilidade, uma olhar realista sobre o cenário no qual está inserido, trabalhar hards e softskills para se projetar nesse cenário é extremamente importante para entregar o valor necessário.

Com a chegada da pandemia ao Brasil nossas preocupações se voltam para a segurança da saúde das nossas famílias e amigos. Obrigando as pessoas ficarem em casa para própria proteção, mas em algumas semanas os efeitos da quarentena começaram a surgir. Desde a ansiedade, infraestrutura de trabalho em casa, questões financeiras, redução de jornadas e salários, demissões entre os mais diversos problemas. Esses efeitos vão nos perseguir durante alguns meses, isso vai ficar no radar de todos nós.

Apesar desse cenário nos assombrar e todas as outras preocupações estarem nos perturbando e preocupando, temos de continuar de pé e fazendo o que podemos para continuar caminhando. Por isso, o UX Overtake decidiu adaptar-se e focar os esforços para auxiliar outros designers a desenvolver softskills que ajudem a manter o equilíbrio entre o trabalho, casa, família, mente e, ainda ter uma visão de futuro.

O UX Overtake reformulou a proposta colocando no topo da reflexão o desenvolvimento de softskills dentro de cenários incertos, buscando fomentar o protagonismo de carreira entre os designers. Porque podemos fazer uma previsão do que nos aguarda pós pandemia, mas não temos certeza. Por isso, estar preparado e trabalhar com isso pode nos facilitar a vida lá na frente e causar menos frustrações.

Primeiro dia

Ferramentas aplicadas: construção de cenários, levantamento de problemas pessoais, agrupamento por afinidades, definição de problemas, identificação de stakeholders, impacto emocionais e mensuráveis. Ferramentas de autoconhecimento de hard e softskills.

Workshop online!

No início do workshop abordamos questões mercadológicas, áreas que estão em crescimento outras que passam por dificuldades, o que explica a quantidade de demissões que estamos presenciando. No entanto, o Insider report realizado pelo Google/AI apontam ondas de mudança. A primeira financeira, seguida pela fase do choque e, posteriormente vem a adaptação. Refletimos sobre mudanças de comportamento, alguns podem voltar ao que era antes, mas muita coisa permanecerá.

Radar de competências (Quer saber mais? link)

Logo após o entendimento de cenário investigamos sobre as nuances entre product management e ux strategy, como essas duas funções podem se complementar e construir maneiras de trabalhar com a equipe. Olhando esses conteúdos cada participante criou seu seu board de problemas que, em seguida, trabalharam os problemas em grupos. Problemas como mudança de área, desemprego causado pelo Covid, visão sistêmica com objetivo de auxiliar outros profissionais, os mais variados problemas.

Depois de explorar os problemas, cada participantes voltou o olhar para as habilidades e softskills criando mapas e gráficos que mostram visualmente seu conhecimento e posicionamento atual, tendo isso em mãos refletiram sobre seu knowhow e os cenários apresentados.

Fechamos o primeiro dia com muita reflexão contextualizada ao cenário que estamos vivenciando.

Segundo dia

Ferramentas aplicadas: personal branding, learning looping, roadmap

Abrimos os trabalhos linkando as hard e softskills para a construção de um personal branding com o objetivo de entender bem como poderíamos nos posicionar frente às incertezas do cenário e auxiliar para o crescimento de conhecimento e empatia. Além de praticar o estabelecimento de metas pessoais, os participantes puderam refletir sobre seus cenários e visualizar um futuro mais alinhados aos próprios valores.

Learning looping sendo iniciado ❤

Com essa visão interna, unida ao cenário explorado, foi o momento de entender como funciona a aprendizagem contínua (learning looping) e como ela pode potencializar o desenvolvimento de softskills de negociação, empatia, olhar para o próximo e assim construir criativamente propostas que busca envolver todos os integrantes.

Estabelecendo problema, questionando, olhando para si, chegou a hora de desenvolver um roadmap para projetar ações de curto, médio e longo prazo. Um exercício bem prático construído em conjunto e combinado entre os participantes.

Roadmap em grupo, mas essa dinâmica continua com a projeção pessoa dentro do cenário construído.

A cereja do bolo, ficou com a planificação do roadmap pessoal baseado nos projetos de ações realizados em grupos. Esse exercício fornece uma projecção do profissional sobre o todo construído, auxiliando na visão sistêmica e no posicionamento dentro do cenário da equipe.

Reflexões finais

No fechamento do work fomentamos um momento sharing em que os participantes compartilharam suas incertezas, construções, desenvolvimento, percepções. Uma delas envolveu a questão de se inserir em um problema que o outro está vivendo e ajudando a construir possibilidades de resolução. Outra reflexão importante abordada foi a questão de ter uma visão bem pragmática do posicionamento, conhecimento de um cenário real. Isso tem a ver em como se auto analisar dentro de um contexto complexo.

Valeu pelas trocas, galera!!!

O objetivo do UX Overtake foi explorar possibilidades e entender qual as expertises que podem auxiliar os profissionais a protagonizar a própria história.

E aí, gostou do artigo? Faz sentido para você?

Se você achar que precisa desenvolver alguma competência, troca uma ideia com a galera do UX Overtake e vamos construir novos conhecimento e trazer novas referências para ajudar no desenvolvimento da comunidade.

Gostaria de identificar as suas potencialidades e projetar em cenários? Vem com a gente, já estamos trabalhando para o próximo encontro.

Nossa lista VIP já está no ar.

--

--