A importância da acessibilidade

Rodrigo Almeida
UX nosso de cada dia 🚀
2 min readAug 31, 2018

Durante a criação de um design não podemos esquecer que ele deve ser capaz de ser utilizado por qualquer pessoa, inclusive as pessoas com deficiências ou síndromes.

Photo by Yomex Owo on Unsplash

Para que isso seja possível precisamos tomar algumas precauções como as seguintes:

Cuidado com suas cores, cores com muita intensidade ou muito contraste podem ser incomodas para algumas pessoas, porem se possuírem um contraste muito baixo, um usuário com alguma deficiência visual pode ter problemas para diferencia-las.

Seus textos devem ser claros, lembre-se um texto claro para você nem sempre é claro para os usuários. As vezes o uso de figuras de linguagem, ou abstrações podem confundir os usuários. Por exemplo, as pessoas com autismo muitas vezes sentem certa dificuldade de compreender abstrações em textos.

A acessibilidade na WEB é prevista na legislação (Lei 13.146 — Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), mas não pense na acessibilidade só como uma tarefa, na verdade ela pode ser uma grande oportunidade. Uma vez que ao tornar seu produto acessível a abrangência dele fica bem maior, ou seja, investir seu tempo e trabalho para pensar na acessibilidade vale a pena. Além de estar ajudando pessoas, você também pode estar aumentando seu número de usuários.

Este é um tema delicado, recomendo que caso tenha interesse pesquise mais a fundo sobre o assunto, seguem alguns links interessantes:

O canal “Diário de um Autista”, onde um autista conta um pouco sobre sua vida e sua interpretação do mundo: https://www.youtube.com/channel/UCbhT_vtlwr7X2wG6q_0mWVQ

Esse vídeo é uma tentativa de simular como seria a ida de uma criança autista ao shopping, ele foi criado pela Sociedade Nacional Autista, do Reino Unido: https://www.youtube.com/watch?v=Lr4_dOorquQ

--

--