Testes de Usabilidade

Rodrigo Almeida
UX nosso de cada dia 🚀
2 min readSep 21, 2018

Sites e aplicativos assim como qualquer produto, devem ser submetidos a testes com o público (os usuários). Um lançamento precipitado de um produto com defeito de design ou bugs pode “queimar seu nome no mercado” e lhe render alguns prejuízos sérios, as vezes irrecuperáveis.

Existem vários métodos para analisar um usuário, durante os testes são aplicados métodos científicos para a validação dos inputs. Os testes podem ser relativos tanto ao tempo de execução de uma ação, a quantidade de erros ao executa-la, o caminho que o usuário percorre durante a navegação, suas impressões e até suas memórias sobre o uso.

Os testes sĂŁo importantes, tanto para encontrar defeitos de performance e bugs, quanto para avaliar a efetividade do design do produto. Afinal mesmo passando por processos como entrevistas e pesquisas durante o desenvolvimento, ainda podem existir falhas, que sĂł serĂŁo notadas a tempo com os testes.

Algumas empresas são especializadas em realizar esses testes, elas geralmente são responsáveis pela estrutura (instalações e equipamentos) e pelo recrutamento dos usuários para o teste. Além é claro, responsáveis por estruturarem os resultados e entrega-los ao cliente.

Os resultados dos testes mostram de forma mais precisa qual a reação do usuário e suas sensações ao entrar em contato com o produto pela primeira vez, o que pode te dizer muito sobre o potencial dele no mercado. Com essas informações os donos do projeto podem tomar decisões mais precisas.

--

--