A importância do Design System em grandes corporações

Tiago Costa
Hub de Design TOTVS
4 min readMar 14, 2018

O propósito aqui não é falar sobre a melhor ferramenta para criação de um Design System, em quanto tempo, a quantidade de pessoas necessárias em um time e outros assuntos que rodeiam este vasto universo.

Atualmente existem centenas de Posts muito bons sobre Design Systems, Guidelines, Style guides, etc. Colocarei no final do texto alguns links sobre o que é um Design System e como criar um. ;)

A minha ideia é apresentar brevemente alguns pontos sobre a importância de investir tempo para a criação e uso de um Design System.

[ Notem as duas palavras acima criação e uso. Vejo por aí muitos textos sobre a criação, porém pouquíssimos sobre o uso e manutenção de um Design System. Mas isso é só uma introdução para um texto futuro ].

Vamos lá! Mostrar a importância do Design System!

Aumentar a produtividade

É a premissa básica de um Design System. Investindo tempo na construção, possibilitamos o aumento da produtividade do time de UX, UI e desenvolvimento. Alguns exemplos para aumentar a produtividade:

  • No time de UX com padrões e comportamentos pensados e predefinidos em conjunto com clientes através de Workshops, é possível também, reaproveitar componentes já pensando em projetos anteriores;
  • No time de UI com componentes contextualizados e alinhados com bons exemplos de mercado sem esquecer da identidade da empresa;
  • No time de DEVs reutilizando os componentes já construídos ~ como o Atomic Design prega ~ e tendo boas práticas já pensadas para cada um deles.
Kakarottooo!

Reduzir custos

Ao reutilizar componentes validados e definidos em projetos anteriores é possível reduzir o tempo de definição de conceito e comportamento pelo time de UX.

Segundo estudo realizado em 2005 pela Dra. Susan Weinschenk, empregando componentes bem definidos na etapa de UX no início do desenvolvimento é possível reduzir em até 50% as horas desperdiçadas com retrabalho.

ROI — Retorno sobre investimento em UX

Outro ponto para reduzir custos utilizando um Design System é a possibilidade de conceituar e validar features rapidamente antes de desenvolver. Com isto, é possível limitar que features desnecessárias sejam desenvolvidas. Focando a força de desenvolvimento no que realmente faça sentido para o usuário.

Pensar menos em pixel e mais em pessoas.

- Hmmm, mas um Design System tem em sua composição o uso de pixels. Como não pensar?

Não é por que temos um Design System que iremos entregar telas cada vez mais rápido. Não podemos confundir produtividade com agilidade.

Antes de consolidarmos nosso Design System entregávamos 10 telas em dois dias. Hoje em dia, conseguiríamos entregar mais de 25 telas.

É "open" de telas!

Mas…

Com mais tempo para a fase de layout não entregamos mais telas, e sim componentes, comportamentos e, consequentemente, telas mais pensadas, estruturadas e centradas nas pessoas. Sejam quem for essas pessoas — UIs, DEVs ou clientes.

Existe um post muito bom do Diego Rezende comentando um pouco sobre este assunto. Leia também:

Dito isto, o último ponto:

Aumentar as vendas de nossos produtos

Utilizar um Design System deve impactar o aumento de vendas de nossos produtos. Basicamente, teremos mais tempo para entender as necessidades dos clientes e validar o que foi feito definindo features que realmente precisam ser desenvolvidas e que atendam as expectativas dos clientes.

Shake hands on it!

--

--