As 6 jóias do infinito para se tornar UX designer

O que aprendi nessa saga

Leonardo Campos
Hub de Design TOTVS
3 min readNov 8, 2019

--

Lá estava eu, há aproximadamente 1 ano atrás, trabalhando em uma área administrativa cheia de processos, sem grandes ações ou desafios para minha função. Certo dia, vi na televisão super-heróis que buscam salvar a vida dos usuários, livrando-os de problemas e que melhoravam (e muito) a experiência deles. Eles são conhecidos como UX Lab da TOTVS.

Coloquei minha mochila nas costas e parti atrás deste objetivo e, depois de falar com alguns membros desse seleto grupo, descobri que eles ensinavam um pouco sobre a vida de um Designer, suas motivações, missões e ferramentas de trabalho. O propósito deles é bem claro: disseminar e plantar a cultura do design na população. E após algumas horas participando do bootcamp de Design Thinking que o time do UX Lab facilita eles cumpriram com o seu propósito.

Então, após voltar a minha vida pacata, eu só tinha certeza de uma coisa:

Queira me tornar UX Designer!

"Eu vou sonhar com você UX"

Mas como conseguir entrar para o UX Lab?

Como fazer parte da profissão mais hypada do mercado?

Como me tornar um herói dos usuários?

Perguntei para o meu Tio Ben (na verdade foi para o Google mesmo). Ele encontrou aproximadamente 79.000 resultados para a minha pergunta que em sua grande maioria ensinam uma receita universal que é aplicada, magicamente, em todas as empresas e que te garantem o segredo do sucesso como designer.

Será que existe mesmo um caminho singular para se tornar UX Designer?

Se você não nasceu em Asgard, não foi atingido por raios gama ou não é um super-soldado criado durante a segunda guerra mundial, eu tenho uma notícia para você:

Não existe fórmula mágica ou jóias do infinito para se tornar UX Designer! (momento spin-off)

"Isso vai dar um trampo"

Voltando a minha saga neste objetivo, o vírus do Design clamava por estímulo para crescer. E lá vamos nós: eu participava alguns encontros sobre design para entender melhor esse mundo louco de UX, falava com profissionais da área para saber o que é esperado de um Designer e assistia vídeos no YouTube de especialistas que falam sobre as tendências de UX ou User Experience. Então lá vão algumas recomendações do que me ajudou neste momento de transição:

Encontros sobre design:

Canais no YouTube:

Perfis para seguir nas redes sociais:

Após muito empenho e foco, fui notado pelo Tony Stark do UX Lab da TOTVS e me tornei um UX Designer (vingador)! GG!

Dançando ao som de Sweet Dreams

Em resumo, eu não segui um caminho padronizado para me tornar UX Designer e acredito que você também não deva fazer isso.

Para te ajudar nessa jornada, nada melhor que ouvir pessoas que já enfrentaram esses desafios.

Caso você esteja buscando uma movimentação dentro da organização atual, a minha maior dica é que você deixe claro para a liderança essa vontade e que demonstre interesse genuíno em salvar o mundo das experiências ruins para o “Tony Stark” da sua empresa ;)

Cena pós-crédito.

Siga o UX Lab da TOTVS no Twitter e obrigado pela leitura! :D

--

--

Leonardo Campos
Hub de Design TOTVS

Designer que curte conversar sobre música, politica e filmes em preto e branco.