Bootcamp Design Thinking

Integra Design — Meu intercâmbio UX Lab

Giovani Oliveira
Hub de Design TOTVS
3 min readSep 30, 2020

--

Quando iniciamos o trabalho em uma nova empresa é normal a curiosidade em conhecer os processos, as técnicas, enfim, como tudo é feito. Comigo não foi diferente e nos primeiros dias fiquei sabendo que, assim houvesse possibilidade, iria participar do Intercâmbio UX Lab em São Paulo. Seriam 10 dias de imersão no laboratório de inovação da TOTVS, conhecendo o pessoal que trabalha por lá, os processos de design, melhores práticas e ferramentas.

Duas semanas e meia depois que iniciei na empresa, começamos o trabalho em casa devido à pandemia do Covid-19 e a participação no intercâmbio foi adiada. O tempo passa, o tempo voa e aparece uma nova oportunidade. Chega na minha caixa de entrada um e-mail do UX Lab sobre o Integra Design. A ideia: três encontros digitais com os UXers da TOTVS para inspirar e compartilhar práticas com o intuito de entregar as melhores experiências em produtos digitais da empresa.

Era o que eu estava esperando: conhecer o pessoal, ouvir e descobrir como os trabalhos eram realizados por lá. E o primeiro dos três encontros já tinha data marcada, aconteceria no final de setembro.

O Primeiro Encontro

O Bootcamp de Design Thinking aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro. O objetivo era mostrar como a abordagem estava ajudando a melhorar a experiência de produtos e serviços da empresa.

Éramos quase cinquenta UXers conectados, todos numa grande sala virtual! As apresentações começaram e cada um pôde falar um pouco sobre si mesmo. Depois disso, começaram as atividades. Conversamos sobre inovação, sobre experiência, criatividade e então veio a parte interessante, um desafio:

Como nós podemos escalar o design dentro da maior empresa de software da América Latina?

Hora de colocar as mãos na massa!

Com o desafio em mãos, os trabalhos começaram. Para as dinâmicas, fomos dividimos em grupos, cada um em sua sala virtual e com timekeepers que iriam auxiliar na condução destas dinâmicas. Um ponto super positivo desta divisão em pequenos grupos foi conhecer um pouco mais os designers que trabalharam comigo, saber de onde eram e os produtos que atendiam 😊

Voltando às salas virtuais e utilizando o Miro como nossa principal ferramenta de trabalho, começamos todo o processo: entrevistas com usuários (sim, fizemos entrevistas!), coleta das ideias/anotações, diagrama de afinidades, geração de desafios, brainwriting, matriz de impacto e de risco. Ufa! Passamos por todos os processos e conseguimos fazer todo o trabalho juntos!

Final do segundo dia do bootcamp e todos os grupos voltaram para a grande sala virtual. Chegava a hora de apresentar tudo que foi co-criado, todo o trabalho e todas as ideias prototipadas para os outros UXers!

É difícil explicar a experiência que tive neste bootcamp em um parágrafo (quem sabe a imagem acima consiga refletir melhor o que foi tudo isso) mas garanto, foi intenso! Foram dois dias de muito trabalho mesmo, mas com pessoas comprometidas ficou bem melhor! A sensação que tenho é de dever cumprido, mas sabendo que isso é só o início e que ainda teremos muitos outros desafios! Só o fato de conversar, ver os rostos, trocar ideias, ouvir outros sotaques e aprender é algo que, nos tempos atuais, faz bem para a alma!

Agradecimento

Ao pessoal do UX Lab: Jeferson Tornisielo, Gabriela Cavagliero, Henrique Peixe, Gabriel Closel, Douglas Souza e Juliana Sayuri Nakatani Chida, muito obrigado pela organização, pelo empenho e pela parceria! Vocês fizeram um baita evento ❤️

Valeu muito a pena! Que venham os próximos dois encontros 😄

Integra vem do verbo integrar que, segundo o meu amigo Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, pode ser definido como: Fazer parte, ou ser parte de. O Integra Design, com este bootcamp, me fez sentir parte do time!

--

--