Como é ser estagiária de UX Design aos 30 anos

Viviane Marques Anadão
Hub de Design TOTVS
4 min readFeb 4, 2022

Nunca tive dúvida que queria me formar para ter uma carreira, com foco no design, sempre gostei de desenhar e ainda na adolescência conheci o design gráfico, fiz o curso técnico, mas achei muito ctrl c + ctrl v, queria algum desafio, me aprofundar muito mais na área de design.

Mas infelizmente a vida me levou para outro caminho, me vi trabalhando em vendas, atendimento ao cliente, caixa. Nessa época me peguei várias vezes pensando em como queria ser mais valorizada no trabalho e realmente fazer a diferença, ter uma carreira.

E aos 28 finalmente decidi, entrei na faculdade em 2020, foi uma ótima decisão, finalmente encontrei o desafio e me aprofundei na área. Abri minha mente, e conhecer outras áreas que um designer pode atuar, um dos meus primeiros projetos da faculdade, foi um aplicativo em mobile.

Hoje tenho até vergonha dele kkkk, mas foi na apresentação desse projeto, tinha um profissional de ux design, na banca de jurados convidados, nunca vou me esquecer desse momento, ele me deu uma dica, procurar saber mais sobre ux/ui design.

No momento nem fazia ideia do que era isso, procurei estudar sobre o assunto, nem tudo encontrei na faculdade, comecei procurar o conteúdo em vídeos na internet, cursinhos, e livros.

O que vale não é o ponto de partida e sim a caminhada e como você vai explorar esse caminho, é com você.

Trabalhar com design centrado no usuário em um serviço ou produto, entendendo suas dores e ganhos, entregando experiência melhores ao usuários.

Não muito diferente do que já fazia trabalhando com atendimento ao cliente, quando um cliente precisava, minha função era resolver as dores, e explorar quais os ganhos que eles querem, não é mesmo?

Hoje faço isso da forma mais precisa possível, usando o design thinking com os métodos de pesquisa, as etapas: descobrir, explorar, testar, validar para entregar o serviço que ele realmente use, facilitando seu dia a dia. É um outro universo, não ajudo só uma pessoa, mas várias de uma vez só.

Ouvir os feedbacks depois dos testes é a melhor forma de me engajar, se forem negativos é porque precisa melhorar, e quando são positivos, ver que a pessoa gostou e supri uma necessidade, achou muito intuitivo e não vê a hora de usar o produto, é uma grande satisfação.

Não senti o estereótipo de “estagiária”, como um rótulo, de não me darem muita coisa, por medo de errar ou não saber fazer, pelo contrário, em tão pouco tempo, aprendi muito e continuo aprendendo, errando até acertar, e tenho mais responsabilidade do que imaginava, ainda tão cedo.

Meu crescimento profissional vem do meu esforço, e com o apoio da minha equipe, meu líder Alex Soares, e outros membros da equipe como: Maria Eduarda Peres Gosuen, Fernanda Barros, e Evandro Leite, seria difícil sem vocês, que estão sempre ali para me ajudar e me orientar sempre.

O que estudei para chegar até aqui?

Na minha adolescência, terminando o 2°grau, fazia cursinho técnico de Design gráfico, na Microway, onde explorei um pouco da área, terminei o curso querendo saber mais, e também na mesma época, fiz inglês por 2 anos na Fisk, sim, pensei que iria conseguir um bom trabalho depois de terminar, bom estava bem enganada.

Tenho um perfil diferente de outros que começam a faculdade aos 18 anos, e moram na casa dos pais.

Já no primeiro dia de faculdade em 10/02/2020, teve uma grande apresentação todos falando seu nome, estado civil e idade, eu era a única casada e com 28 anos, até mais de 10 anos de diferença dos demais alunos, nunca senti essa diferença na pele, fiz muitos amigos, e conheci grandes profissionais, que tive o prazer de ter como professores.

Além da faculdade, com muitos trabalhos e provas, busquei meu diferencial, artigos, canais no youtube sobre o conteúdo, e cursos na Udemy por exemplo, adobe xd, ux/ui design, Figma, os livros vieram recentemente, já li e recomendo Design thinking Brasil, Neste livro, Tennyson Pinheiro e Luis Alt da live|work, consultoria global de inovação e Design de Serviços, apresentam as raízes e razões de existir do Design Thinking, e Redação Estratégica para UX, neste livro Torrey Podmajersky discute estratégias para conversão, engajamento e suporte aos usuários, além de maneiras de fazê-los retornar à experiência.

Fica a dica, faça um portfólio, pratique, assim você terá o que mostrar em uma entrevista, invista em conteúdo para seus perfis profissionais.

Como é estudar e estagiar?

Além de estudante e estagiar, sou quem limpa, organiza, cozinha e faz mercado, e mesmo dividindo as coisas é corrido, já passei madrugada acordada para entregar trabalho da faculdade, mais vale a pena, fazer cada minuto do seu dia render, para um dia dizer faria tudo de novo.

-Eu faria tudo de novo.

Buscar conhecimento se tornou uma rotina, e aprender é uma necessidade, pretendo fazer outros cursos, como oratória, inglês, relacionados à área, iniciar uma pós graduação, essa ainda estou explorando qual será, essas são minhas metas para 2022.

Agora que comecei não vou parar, estou aqui para te inspirar, a tirar o melhor de você, seja pelo ux design ou outra área.

Dar o primeiro passo é sempre difícil e duvidoso, o que vai você encontra nos próximos passos, vai depender do primeiro passo.

Considerações finais

Eu agradeço à minha equipe, também o UX Lab e a todos que participaram dos projetos, P.O e Devs. São profissionais incríveis, colaborativos e a união, eu vi desde o primeiro dia.

Recentemente participei de uma live no linkedIn, e contei sobre o estágio, vi os comentários depois, muitos se identificando comigo, essa foi a minha inspiração. Quero não só inspirar novos ux design, mas ajudar no seu primeiro passo, compartilhando esse conhecimento.

De uma estagiária de 30 anos, para futuros designers, estou a disposição de pessoas que querem entrar nesse mercado e que estão começando como estagiárias.

Muito obrigado a todos.

Abraço!

--

--