Como subi a bordo da maior empresa de tecnologia do Brasil

Giovani Oliveira
Hub de Design TOTVS
3 min readSep 2, 2020
Photo by Stefan Cosma on Unsplash

Começar algo novo é sempre um desafio. Quem nunca ficou com medo da possibilidade de ter que trocar de escola ou de bairro e pensar que nunca mais iria ver aqueles amigos de infância? Quem nunca ficou com receio de escrever um texto para que as pessoas pudessem ler? Spock diria: A mudança é um processo essencial a toda a existência.” Concordo, mas acredito que a maior dificuldade em mudar é pensarmos que não seremos capazes ou que iremos fracassar na nova jornada. Seja em um novo trabalho ou “audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve”.

Há exatos 184 dias atrás eu comecei a trabalhar na TOTVS, uma gigante de tecnologia do Brasil e, apesar de já ter trabalhado em alguns lugares, o frio na barriga e a simples possibilidade de não ser capaz me deixaram com receio de mudar.

Para contextualizar a aventura será preciso voltar alguns — muitos — anos atrás, quando ainda estava na minha primeira graduação, no curso de Ciência da Computação. Eu passava todos os dias em frente a TOTVS, antiga Datasul, e pensava: “Cara, será que um dia conseguirei trabalhar numa empresa tão grande?”. Os anos passaram, minha vida profissional tomou outro rumo, conheci vários ótimos profissionais e com eles aprendi muito … acho que vale a pena escrever alguns textos sobre toda essa jornada algum dia. :)

Voltando aos dias atuais, eu estava trabalhando numa boa empresa, já tinha evoluído dentro dela e contava com alguns bons amigos. Além disso, estava numa equipe de UX fantástica! Mas o mercado, muito agitado e demandando profissionais, acabou levando algumas pessoas desta equipe. Não era raro receber convites para trabalhar em outros locais.

Alguns convites que eu recebi eram interessantes, seja pela evolução profissional ou pelo salário, mas nenhum deles me chamou a atenção como o convite da TOTVS. Confesso que nem lembrava mais daqueles pensamentos da época da graduação, mas depois de todo o contato feito por telefone/e-mail, aquelas lembranças vieram à tona. Quando chegou a hora da entrevista, me bateu um frio na barriga, de verdade. Tudo correu super bem e, por sorte, não dei de cara com nenhum Andoriano ou Telarita. Aliás, a entrevista foi conduzida pelo meu futuro — no caso atual — líder e o papo fluiu, a conversa foi super tranquila.

Voltei ao trabalho na empresa que estava, tocando a vida normalmente. O tempo passou e acabei recebendo a proposta oficial para subir a bordo: iria começar a trabalhar na TOTVS. Aceitei o novo desafio profissional que surgiu e fui muito bem recebido pelo meu líder, pelo meu time, por todos!

Em velocidade de dobra, os 184 dias passaram. Já tive oportunidade de conhecer mais pessoas, de trabalhar com vários times e me sinto tranquilo, mas com a certeza que ainda posso melhorar e agregar muito! Posso dizer que — apesar dos transtornos causados pela pandemia — tomei a decisão correta em vir para a maior empresa de tecnologia do Brasil.

Vida longa e próspera a todos!

Leonard Nimoy

Um agradecimento especial ao Bruno Viana de França que me ajudou a vir para a TOTVS, ao Marcelo que me recebeu super bem e ao Mauro Vilosio, Jean Vieira e Vanessa que fazem parte do nosso time de UX do BackOffice.

P.S.: Quando pensei em escrever algo, a ideia seria falar sobre o trabalho de UX, talvez sobre as dinâmicas ou o trabalho remoto mas, no fim das contas, achei mais importante escrever algo para marcar estes 6 meses da minha nova jornada.

--

--