Como o UX Design traz colaboração em projetos centrados no usuário?

Evandro Leite
Hub de Design TOTVS
4 min readNov 12, 2021
imagem que várias peças de quebra-cabeça bagunçado

Com certeza, quando se trata de UX/UI Design, muitas vezes fica meio nebuloso o que é exatamente cada um, ou o quanto estão correlacionados. São áreas de conhecimento e estudos que visam a inovação, e fazem total diferença no dia a dia dos usuários, e a maior diferença nas empresas se inseridas em sua cultura, trazendo benefícios quanto a custos e tempo.

Não faz muito tempo que estou atuando como UX Designer na TOTVS, e adianto que não importa o tempo que está atuando como profissional em UX, você sempre vai continuar a aprender, UX Design que é focado na experiência do usuário, visa contemplar todos os aspectos tangíveis e intangíveis deste(s) usuário(s), estudando-os e ter empatia pelos seus comportamentos, dores e ganhos.

Se você tem apreço pelas pessoas, essa área é pra você.

Eu vim de áreas opostas ao design em si, como estoque e logística de produtos hospitalares, e me encontrei no universo do UX porque se trata de pessoas e como podemos resolver seus problemas. Atualmente na TOTVS, tenho participado e colaborado com equipes bem qualificadas na área de UX, PO’s(Product Owner) entre outros stakeholders. UX design se trata de colaboração, trabalho em equipe, e isso oferece um repertório essencial e experiência magnífica em meio aos projetos.

Na equipe de UX Design que pertenço, juntamente com meu líder Alex Soares e outros membros da equipe como: Maria Gosuen, Viviane Anadão e Fernanda Barros, temos trabalhado juntos em projetos na TOTVS, é um ambiente de muito aprendizado, responsabilidade, trocas de figurinhas, desenvolvimento pessoal e profissional.

Como é a experiência de trabalhar em projetos UX?

Trabalhamos e colaboramos num projeto grande junto com o laboratório de inovação da UX Lab, profissionais qualificados e de muito conhecimento conduziram esse projeto com muito dinamismo e de maneira lúdica.

Em geral foi uma ótima experiência participar e contribuir recentemente com a UX Lab em nossos projetos de design centrado no usuário. Foram longas etapas e dinâmicas feitas com pesquisa e ideação para estar chegando no protótipo de baixa, média e alta fidelidade, o que neste momento ainda está em processo, esforços não foram medidos por toda equipe de UX e outros colaboradores, foram semanas de aprofundamento em pesquisa e ideação.

Nem tudo são rosas, trabalho em equipe exige muita conversa e alinhamento de informações, bem como a facilitação de dinâmicas e contornar possíveis atritos e erros.

Projetos de UX Design usam os fundamentos e ferramentas do Design Thinking em seus processos , ou seja, se é cometido um erro, se sentir que passou batido alguma dor ou necessidade dos usuários é analisado os processos usados ​​com base no Design Thinking para identificar melhor os problemas, esses processos são iterativos, é possível retornar etapas anteriores, corrigir erros, compreender melhor os problemas e salientar soluções, reforço essa palavra iteração porque ela é muito importante para designers da área, com a UX Lab e minha equipe nos deparamos com momentos assim em meio ao projeto, é natural ter que voltar à etapas anteriores para entender o que foi feito e se está tudo nos conformes.

Garanto que quanto mais aprofundada a pesquisa e compreendido as dores e ganhos dos usuários, mais chances de ter bons resultados e projetos bem sucedidos, a pesquisa é uma das bases para projetos em UX, mas nada disso vale se não tivermos a empatia para com esses usuários.

Entender a empatia é simples, é como se estivéssemos calçando os sapatos do usuário, ou seja, nos colocando no lugar dele, mas mudar nossa perspectiva como se fossemos o usuário não necessariamente é fácil, exige esforço e muitas perguntas.

É um processo simples fazer pesquisas, idear e implementar soluções?

Não é simples, isso é relativo quanto ao projeto, facilitador, dinâmicas do Design Thinking e público-alvo.

Painel com post its coloridos

A UX Lab com certeza é referência meio a esses processos de facilitação e pesquisa, o que mais uma vez digo, pesquisa é muito importante nos projetos de UX Design, os membros do laboratório de pesquisa e inovação nos ensinou muitas maneiras de condução e abordagem das dinâmicas junto com usuários.

Nenhum processo é totalmente simples para nós designers, mas tem que buscar simplificar para os não designers , por exemplo, em etapas posteriores a pesquisa como ideação e implementação que seria a prototipagem da solução em si escolhida, foram dinâmicas bem conduzidas e facilitadas pela UX Lab , eles foram os pioneiros nesse projeto que colaborei, trouxeram abordagens diferentes ao meu ver, mas que foram muito legais de estar observando e contribuindo.

É interessante entender que nem tudo é simples, e que momentos do processo de design centrado no usuário vamos esbarrar em desafios e atritos, mas foi de muito aprendizado e superação, entender as necessidade dos usuários e sanar seus problemas, é o que harmoniza com a UX Lab.

Considerações finais.

Eu agradeço de coração a oportunidade de ter feito parte do projeto de UX Design com a UX Lab com seus ótimos e qualificados profissionais.

Foi uma ótima experiência e um ambiente acalorado de muito aprendizado e conversação. Com certeza tenho muito ainda o que aprender, e será um prazer ser ensinado por profissionais como esses, bem como se possível ensinar outros, passar o conhecimento para gerações futuras e ajudar interessados pela área de UX Design.

De designer para designers, muito obrigado a todos! ❤

Abraço!

--

--

Evandro Leite
Hub de Design TOTVS

Profissional em UX Design 🧠. Com muito amor e admiração ao Design e suas vertentes, que por si são amplas e muito ricas, agregando valor para a sociedade.