O que os caminhoneiros podem nos ensinar sobre empatia?

Jeferson Tornisielo
Hub de Design TOTVS
2 min readJun 5, 2018
Ouça o que o "outro" precisa te falar!

Ouvir e entender pode ser com toda certeza a forma mais rápida de conectar as coisas e consequentemente mudar, entenda porquê a empatia pode se tornar a evolução. E o que os caminhoneiros tem a nos ensinar sobre tudo isso?

Consegui, nos últimos tempos, ouvir e entender algumas pessoas e coisas, principalmente por que busquei em um termo esse raciocínio, a empatia, termo tão difundido para quem atua com o Design Thinking.

Empatia significa ouvir e entender o que o outro ou um grupo tende a propor, ele pode ser uma explanação ou entendimento, e sempre tende a entender emocionalmente o que esse ser quer te falar, principalmente colocar-se no lugar desta pessoa. Se você olhar para isso com observação claramente e livre de julgamentos a resolução pode ser facilmente aplicada.

E quando falamos sobre revolução, a empatia pode ser o caminho mais curto para evolução, e você pode propor uma mudança no trabalho, na sua vida particular ou até mesmo como você se relaciona com o garçom do restaurante.

Um exemplo… se a gente olhar para crise dos caminhoneiros, cada um tem um ponto de vista, de um lado os caminhoneiros querem que o diesel baixe, já o governo se baixar esse valor vai ter que colocar a conta para outras pessoas pagarem, se olhar para as pessoas comuns elas querem que o preço da gasolina ou etanol baixe também, e se você for ver tem os que querem usar tudo isso para badernar com o caos instalado.

Ah e o meio ambiente? Durante o tempo que os carros não circularam teve uma queda significativa na poluição das cidades, o que mostra que temos que mudar alguma coisa! Temos diversos pontos de vista e nesse momento vale a pena treinar o seu poder de empatia.

E para encerrar o exemplo, parece que a empatia agiu aqui, muita gente ouviu os caminhoneiros, o governo ouviu, a população apoiou, e será que isso pode mudar alguma coisa? Pelo jeito sim, pois já mudou.

Olhando e ouvindo, e sempre sorrindo, com certeza rapidamente você conseguirá conectar com o próximo, e conectar sempre vai ser o caminho mais curto para evolução.

Ou seja, se precisa mudar algo, prefira ouvir primeiro e entender, a mudança está neste passo.

--

--