O futuro do comércio digital é hoje

Bia Ferrer
Hub de Design TOTVS
6 min readMay 9, 2022
em uma loja, a pessoa está fazendo pagamento pelo celular, apontando o celular para um aparelho pequeno que está na mão da vendedora. Apoiado em uma mesa tem um tablet e um óculos de sol. Na imagem não aparecem as pessoas, o foco é apenas não mãos dessas pessoas.
imagem por Clay Banks

“Cada mergulho é um flash”.

Esse foi um bordão muito popular nascido em uma novela veiculada em emissora de TV, e é exatamente assim que me sinto a cada projeto no qual participo no UX Lab da TOTVS.

Nova Sprint, novo desafio. Isto me estimula, e eu gosto muito. Desta vez, recebemos a demanda de entender mais sobre o futuro do comércio digital.

Iniciamos pela Desk Research. Esta é uma etapa essencial para que a pessoa de pesquisa adquira conhecimento sobre o tema. Vou dar uma pincelada aqui sobre alguns de nossos aprendizados:

Tendências do mercado de varejo

Re-commerce

Também conhecido como comércio reverso ou recomércio, que nada mais é do que a compra e venda online de produtos de segunda mão que foi acelerado pela pandemia e faz parte da chamada economia circular, caracterizada pela reutilização de recursos e por um consumo mais consciente e pratica preços mais atrativos.

Clubes de assinatura

Essa é uma nova forma de consumir itens que muitas vezes se tornam obsoletos com o passar do tempo. Netflix é um grande exemplo.

ESG

Entendimento das reais necessidades de proteção para cada produto, investimentos em inovação, análise e soluções que incentivem uma economia circular.

Sobre meios de pagamentos

A tecnologia de pagamentos terá um papel fundamental ao possibilitar essas experiências fáceis para usuários B2B (para empresas) e B2C (consumidor final).

PIX

A tendência é que esta forma de pagamento ganhe ainda mais aderência da população e os varejistas que não o incluírem, poderão perder vendas e clientes, pois aqui, a transação é instantânea e o pagamento, identificado imediatamente oferecendo maior capital de giro. Além disso, o Banco Central estabelece uma série de medidas de segurança que as instituições devem observar para viabilizar o Pix aos seus clientes.

Carteira Digital

Existem diferentes tipos disponíveis no mercado mas, de maneira geral, as carteiras digitais (ou digital wallets) são softwares oferecidos ao público na forma de aplicativos para smartphones, computadores e outros meios digitais.

O cliente que abre uma conta e cria uma carteira digital recebe também uma “identidade virtual”; essa identidade armazena os dados financeiros do cliente e pode ser acessada para realizar pagamentos e fazer transações nos estabelecimentos (físicos ou virtuais) que também aderem ao serviço. Elas podem ser baixadas no smartphone e são práticas e fáceis de usar, são ideais para armazenar pequenas quantias de crédito e efetuar pagamentos menores em grande quantidade.

As tendências estão ligadas á autenticação biométrica, códigos QR, pagamentos ativados por voz e IA (Inteligência Artificial proporcionando um melhor rastreamento de fraudes)

Criptomoedas

As criptomoedas (como a Bitcoin) são moedas digitais, descentralizadas, que podem facilitar pagamentos instantâneos, seguros e de baixo custo, oferecendo aos clientes mais opções durante o pagamento eliminando tarifas desnecessárias.

Sobre logística

Drones e Droides — tipo nos Jetsons

Os drones monitorados são uma promessa futura para a otimização da entrega de produtos eliminando a necessidade da entrada de veículos em lugares de difícil acesso. Outra tendência é o uso de robôs para substituir a atividade humana.

A inteligência artificial e o aprendizado de máquinas está em constante evolução e nesta categoria, aparecem também, os veículos automatizados.

Os benefícios da adoção destas tecnologias serão ótimos para os varejistas e reduzirá consideravelmente os custos nas operações de logística, certamente, aumentando as compras online.

Anticipatory Shipping — Compra antecipada

Aqui, é feita a análise do comportamento de um segmento de consumidor revelando a intenção de compra de certo tipo de produto a partir de pesquisas de “inteligência geográfica”, e a partir disto, a empresa poderá criar centros de distribuição próximos de grandes grupos de possíveis consumidores, gerando agilidade nas entregas.

Detectada uma intenção de compra, a empresa enviará o produto para o centro de distribuição mais próximo do usuário garantindo uma entrega mais rápida.

Novas tecnologias

Realidade aumentada

Com a realidade aumentada (AR), é possível fornecer ao consumidor a experiência física sem sair do on-line onde os compradores poderão realmente ver o item que estão comprando, integrado com a sua realidade, ajudando-os a examinar melhor os produtos mesmo sem estar próximo deles fisicamente, diminuindo a taxa de devolução por insatisfação e auxiliando o consumidor a fazer escolhas mais assertivas.

Metaverso

Por aqui, as possibilidades são infinitas. O metaverso terá papel importante no desempenho dos varejistas em 2022. Imagine que os usuários poderão comprar produtos de forma virtual, receber em domicílio, em uma experiência que se assemelha a um jogo.

NFTs

Um dos assuntos mais comentados do momento e que sem dúvida, será uma grande tendência para os próximos anos, oferecendo uma possibilidade infinita de novos negócios.

Mobile first

Mobile não é o futuro no mundo do comércio eletrônico, é o presente pois a utilização do smartphone como meio para a realização de compras online de produtos físicos segue crescente no Brasil. Muitos brasileiros não têm computador em casa, o que torna o smartphone a única ferramenta à disposição deles para o comércio eletrônico onde o número de usuários ultrapassa mais da metade da população mundial.

Super Apps

São aplicativos que procuram agregar várias funcionalidades como chat, pagamentos, compras, jogos e serviços de delivery em um só lugar. O cliente final ganha praticidade de encontrar diferentes serviços em um mesmo aplicativo, além da familiaridade na navegação.

Regras de SEO

As regras de SEO, search engine optimization, têm lugar de destaque nas regras e tendências de marketing em 2022, onde originalidade e relevância do conteúdo além do uso de palavras-chave se tornam cada vez mais essenciais.

Vendas nas redes

Marketing de influência

Popularizado durante a pandemia, o social selling, mais conhecido como venda social, é um mecanismo de criação de relacionamentos e vendas através das redes sociais pois possibilitam a prospecção de possíveis clientes a partir de oportunidades de interação, criação de conexão e troca de informação, o que amplia o engajamento transmitindo confiança ao público

Live Commerce

Durante apresentações transmitidas ao vivo, é possível apontar o celular para um QR Code que direciona o espectador a um link de pagamento, permitindo que marcas façam lives e realizem vendas instantaneamente, sem que o usuário tenha que sair da tela para comprar, possibilitando a realização de eventos de entretenimento em que os usuários podem comprar produtos diretamente na plataforma.

Experiência de compra

Chatbots inteligentes

O chatbot facilita o atendimento e a experiência do usuário permitindo uma comunicação automatizada com o cliente com potencial para agilizar operações de atendimento .

Estratégias omnichannel

Trata-se de oferecer diferentes canais para que o consumidor possa interagir com a marca e com a sua empresa considerando que todos os canais de uma empresa devem ser usados, em simultâneo, para sustentar o processo de compras da forma que for mais conveniente ao cliente.

Essa integração permite que os clientes entrem em contato com o negócio pelo canal que desejar, recebendo seus pedidos dentro do prazo, com rapidez e eficiência.

Se liga nessa: Esse é um resumo do resumo, sim, tem muita coisa nova rolando…

Neste projeto, o objetivo era a criação de um cardápio de soluções que deveríamos apresentar para a área que contratou nossos serviços.

Partindo desta Desk, elaboramos um questionário e o próximo passo foi a realização da entrevista em profundidade, onde conversamos com 10 profissionais do mercado.

Em conjunto com o Core Team, analisamos as entrevistas e chegamos em 20 soluções para esse mercado, que passaram por uma nova dinâmica em que realizamos uma validação feita com outros 10 profissionais da área, que nos ajudaram a montar um “cardápio” com 20 idéias…mas estas, não vou compartilhar com você não, faz seu corre aí !!!

A conclusão é que tem muita coisa que a gente já sabe misturada com muita novidade, neste mercado enorme que tem lugar para todo mundo.

***Agradecimentos ao Vini, parceiro neste projeto que apoiou minhas sugestões sem medo de errar, Tay, que chegou de boas e se revelou uma parceira muito dedicada, Jess, que entrou no final, mas é a profissional que denomino como "o começo de tudo", e ao meu coordenador Doug, que lança um montão de idéias que possibilitam reflexão deixando o caminho aberto para a autonomia (viva o Freud).

Bjbj

With love

B.F

--

--

Bia Ferrer
Hub de Design TOTVS

Pesquisadora muito interessada em comportamento e artista visual desde sempre.