Sobre Inventários, Descobertas e aprendizados em Design System

Bia Ferrer
Hub de Design TOTVS
3 min readFeb 18, 2022
computador da apple, é um computador desktop de tela grande. Na tela aparece alguns elementos de design e componentes de design. Na imagem aparece recortado uma mão de homem de pele caucasiana. Ao redor tem uma jarra azul.
imagem de Budka Damdinsuren

Assim que entrei para o time do UX LAB da TOTVS, a primeira agenda que participei foi uma daily do Design System. Era meu segundo dia de empresa, e claro, para mim foi tudo bem novo e complexo.

Participaram dessa agenda apenas meu coordenador, Douglas Souza e a designer que estava trabalhando nesse projeto, a Edineide Oliveira.

Foi muito produtivo estarmos só nós três, pois com toda atenção, me apresentaram o planejamento de uma forma bem visual, coisa que pra mim funciona muito… acho que disfarcei bem, mas é claro que não entendi nada sobre o que eles contaram naquele momento. Logo fui integrada ao time de pesquisa, entrei em um projeto e pelas semanas seguintes, não participei mais das dailys do DS.

Há mais ou menos dois meses, no planejamento, a equipe de pesquisa toda foi direcionada para atuar na criação do Design System. Na primeira reunião para divisão de tarefas, reuni coragem e lancei para o grupo uma pergunta a princípio bem básica, mas que martelava na minha cabeça:

Gente, mas o que é um componente?

Sim, eu estava ali, escutando tudo, mas cheia de confusão sobre o que realmente iríamos fazer e sobre quais seriam meus entregáveis. A empatia e didática da equipe foram essenciais para minha integração ao projeto assim como para a realização e entrega da minha tarefa.

E vamos lá, se você também não tem muita idéia sobre Design System , vem comigo que te conto o que aprendi até agora.

Bom, quando a gente fala sobre um produto digital e seus entregáveis, temos que pensar tanto do ponto de vista estético quanto do interativo.

O componente, aquele lá que me causou a primeira dúvida, é uma parte da constituição de um todo, que embora seja independente, é um elemento que tem uma função específica e pode ser utilizado com outros componentes para formar uma ação mais complexa.

O Design System, é um conjunto de componentes, elaborados com a intenção de manter um padrão visual e de funcionalidade, e juntos formam uma biblioteca que fica à disposição de toda equipe envolvida no produto, garantindo uniformidade nas entregas e nas experiências que os usuários terão ao fazer uso do mesmo.

Doug nos trouxe um exemplo que fez muito sentido e me ajudou no entendimento geral.

Imagine o componente sendo uma letra e o Design System, um idioma. Foi aí que a ficha caiu.

Iniciamos o projeto, e vou contar para você nosso racional.

Nossa primeira etapa é fazer um mapeamento sobre como este componente vem sendo usado dentro de nossos produtos e chamamos isso de Inventário.

Para reduzir o viés, a segunda etapa, que chamamos de Descoberta, é realizada por outra pessoa de pesquisa. Aqui entendemos como os mais diversos Design Systems fazem uso do componente em questão. Este processo é cuidadosamente documentado e compartilhado com a equipe de Desenvolvimento e Design.

Em uma cerimônia de apresentação, todas as pessoas interessadas da equipe se equiparam no conhecimento do componente estudado em profundidade até este momento, por dois profissionais de pesquisa. Após esse “repasse”, uma terceira pessoa, agora profissional na área de desenvolvimento, baseada nestes estudos, parte para a criação dessa “letra”.

Considerações finais

Atualmente toda a equipe de pesquisa está envolvida nesta exploração, e juntos, estamos criando um novo idioma, chamado Animalia, o qual, já tenho muito carinho e aguardo ansiosamente pelo seu nascimento.

--

--

Bia Ferrer
Hub de Design TOTVS

Pesquisadora muito interessada em comportamento e artista visual desde sempre.