Tá com preguiça, e agora?

Douglas Souza
Hub de Design TOTVS
3 min readApr 16, 2021
Ilustração de um ser humano sem cabelo com uma chave na testa e uma porta semi aberta no topo da cabeça. O fundo é de um céu estrelado.
Ilustração feita por @douglasilustras

Preciso fazer algo, mas tô com preguiça. Então alguém me diz: e aí, procrastinando de novo? Queria que fosse simples assim, mas me bateu uma dúvida… é só isso e nada além disso? Devo apenas parar de procrastinar, fazer o que tem que ser feito e deixar a preguiça de lado?

Bora mergulhar comigo nessa preguiça e descobrir o que mais podemos encontrar. Eu sou o Douglas, e levantei algumas hipóteses sobre o que pode estar provocando tudo isso:

1 — preguiça física: meu corpo precisa de descanso pela atividade que fiz ontem ou que venho realizando nos últimos dias;

2 — preguiça mental: tenho usado muito minha mente estudando, trabalhando e refletindo para tomar uma decisão importante;

3 — preguiça emocional: tenho sentido muita coisa e não quero lidar com isso de novo, queria que isso só parasse de acontecer;

4 — preguiça do além: não sei de onde vem isso.

Para as 3 primeiras é mais fácil de procurar uma solução, pois a causa está identificada, não que seja fácil de resolver, mas já é possível começar por algum lugar. Para a preguiça do além o mergulho precisa continuar. Então segura o ar.

Pode ser algo que eu estou evitando lidar e por isso não sinto vontade de fazer e a pergunta a ser feita não é simples e nem uma só:

A) Por que eu não quero fazer? E o que eu quero então? E volto a perguntar, por que não faço o que eu quero?

2º) Não me sinto preparado ou não sinto que é necessário fazer isso?

Terceiro) Não consigo nem elaborar questão alguma sobre isso, por quê?

Quando consigo mergulhar além disso, me sinto motivado e, uma hora ou outra, acabo encontrando o fundo dessa questão da preguiça. Mas, a preguiça pode voltar ou nascer de outro lugar e posso vir a me sentir como na opção Terceiro “Não consigo nem elaborar questão alguma sobre isso, por quê?”. O que eu faço então?

Quando isso acontecer pode ser que eu não me sinta pronto para lidar com isso sozinho e esteja enfrentando algum recalque. Sim, um mecanismo natural do ser humano que protege a pessoa de algo que ela não está preparada para lidar. E pra que eu possa lidar com isso posso tentar algumas coisas:

1ª opção) deixar o tempo cuidar disso, pois se não estiver preparado agora uma hora estarei. Então, nesse dia eu vou entender o que houve;

2ª opção) eu procuro alguém que confio pra compartilhar e conseguir lidar com isso: alguém que eu tenha amizade, alguém que é referência pra mim, algum profissional que eu confio;

3ª opção) se eu estou com preguiça bora curtir essa preguiça. O universo me deu algo e minha vó dizia que é feio recusar presente.

Claro que esse mergulho pode ter sido raso demais. Mas, se algo fizer sentido para você, desejo que consiga ir mais longe. Pois, eu estou com preguiça e só consegui chegar até aqui. Essa foi minha forma de lidar com a preguiça que estou sentindo agora e afinal, até Deus descansou um dia desses aí, né?!

--

--