Uma palavra certa vale mais do que mil imagens

Valter Augusto Reynaldo
Hub de Design TOTVS
3 min readJul 8, 2021
Imagem em ilustração onde tem uma pessoa historiadora em uma caverna com desenhos na parede, essa pessoa está segurando em uma das mãos uma tocha de fogo que ilumina a parede da caverna, e na outra mão segura um papel enrolado. Essa pessoa está de chapéu, usa óculos redondo, e tem barba ruiva. Está com uma cara de surpresa ou espanto.

A humanidade sempre encontrou maneiras de se comunicar, no início se expressaram por meio da oralidade, de símbolos ou desenhos. Até que surgiu a escrita e foi aí que tudo mudou. Foi através da escrita que nós conseguimos escrever nossa história, passar tradições, costumes passados de geração em geração.

Hoje vivemos em um mundo conectado, onde uma palavra pode abrir ou fechar a porta para um usuário. Quando falamos de produtos digitais, as palavras têm um peso ainda maior, elas podem nos conduzir por um caminho feliz, como também pode nos levar a frustração de uma ação que não concluímos. E isso pode levar até mesmo a perda do nosso cliente mais fiel.

As palavras machucam, confundem, geram ansiedade e até mesmo raiva. Mas quando usada de maneira correta pode nos levar a ter uma sensação de alívio e felicidade.

“Palavras não são frias, palavras não são boas

Os números pra os dias e os nomes pra as pessoas.

Palavra eu preciso, preciso com urgência

Palavras que se usem em caso de emergência.

Dizer o que se sente. Cumprir uma sentença”

Titãs — Palavras

Quando utilizamos um aplicativo ou quando estamos em um site por exemplo, sempre tentamos resolver uma necessidade de maneira mais simples e rápida possível. Se esse produto resolve a minha necessidade e me oferece uma experiência agradável, a chance de eu me tornar um usuário fiel é muito grande.

Todo esse processo de entender o usuário, identificar a sua necessidade e como resolvê-la formam um conjunto que chamamos de Experiência do Usuário (também conhecido como UX).

Quando falamos de Experiência do Usuário, o UX Writer é o profissional especializado no uso das palavras. É a última instância na conversão de clientes. O produto precisa falar a língua do usuário, precisa ajudá-lo para resolver uma necessidade e guiá-lo ao longo de sua jornada.

Um desenho/ilustração de um celular/tela de celular no estilo wireframe que significa um rascunho de como seria a tela no celular.
Protótipo de um App para Produtor Rural. Sede da Fazenda, Porteira Tecnológica e Prosa — Termos que falam a língua do usuário

Quando falamos de produtos digitais, as palavras que usamos são chamadas de Microcopy, porque geralmente são textos curtos, que servem como pistas que vão conduzir o usuário pelo produto. Para um microcopy funcionar é importante que ele promova a usabilidade e que seja fiel a voz da marca.

Aqui existe um ponto muito importante que é o aspecto conversacional entre usuários e produto. E é aqui que o UX Writer entra em ação para escolher as melhores palavras que irão ajudar o usuário a seguir um fluxo agradável para concluir uma tarefa.

“As palavras formam os fios com os quais tecemos nossas experiências”

Aldous Huxley

As palavras precisam ser compreensíveis pelos usuário e tem que mostrar de forma clara aquilo que está acontecendo ou que irá acontecer. É papel do UX Writer entender qual o perfil do seu usuário, para que ele escolha as palavras que irão fazer com que o seu produto converse com o usuário.

Print da tela de um site chamado Airbnb, nessa tela estão alguns estilos de casa, temos casa no lago, no campo. E no topo está escrito"More em qualquer lugar".
O AirBnb é um bom exemplo do bom uso das palavras. Parece que o site está conversando com a gente.

Hoje, os UX Writers vêm de diversas áreas. Redatores, publicitários, jornalistas e designers. Porém qualquer pessoa que consiga se expressar com as palavras, tenha empatia pelos seus usuários e um espírito colaborativo pode migrar para essa importante área do desenvolvimento de produtos.

Você pode encontrar mais informações em podcasts, blogs e cursos gratuitos pela internet: Crehana, UXWritersCollective e DailyUXWriting são algumas opções. Se preferir algo mais prático, pode ir até a Workana, lá você irá encontrar projetos para trabalhar como Freelancer que irão permitir a você desenvolver o seu potencial como UX Writer.

“A palavra certa é um agente poderoso. Sempre encontramos uma dessas palavras intensamente certas… O efeito resultante é físico e espiritual, além de imediato”

Mark Twain

--

--