UX Lab 2021! Novos pilares e nova abordagem.

Gabriela Cavagliero
Hub de Design TOTVS
5 min readFeb 4, 2021
Proposta de valor do UX Lab

Nada mudou do nosso pensamento do que acreditamos como área e como queremos levar o design em outro patamar dentro da companhia.

A ideia desse texto é o que nós do UX Lab fazemos e como trabalhamos. E pra começar, vou contar o que é a área:

Nós somos um laboratório de inovação e design da TOTVS e a nossa missão é proporcionar a melhor experiência para todos possíveis usuários em nossas soluções corporativas, sejam elas serviços, produtos ou processos.

Vale ressaltar aqui, que tudo o que vocês vão ler agora, foi decidido em conjunto, o time se reuniu e juntos desenhamos a nossa nova proposta de valor, os nossos pilares, entregáveis e abordagens.

E a nossa proposta de valor é simplificar a inovação para as pessoas.

E pra isso nos organizamos em 3 pilares:

Operação Design, Design System e Discovery

  • Operação Design tem como objetivo ser o guia e a referência de design para a organização, seja para os designers que estão nas tribos, ou para outros TOTVERS.
  • Design System tem como objetivo ser o guia semântico de design, ou seja, ser um facilitador na concepção dos produtos por uma linguagem única entre design, tecnologia e negócios. Facilitando o dia a dia dos desenvolvedores e entregando a melhor experiência para nossos clientes.(em construção)
  • E por fim não menos importante o Discovery que tem como objetivo resolver problemas complexos, onde engloba os nossos projetos do dia a dia, ou seja, entender as necessidades dos nossos usuários a fim de resolver os problemas complexos da empresa e desenhar futuros desejáveis.

Pra ficar mais claro, vou colocar aqui alguns exemplos de entregáveis que temos em cada um destes pilares:

Se olharmos para operação design temos, eventos sobre design com a finalidade de trocarmos aprendizados e conhecimentos, além de aproximar toda a tribo, por exemplo, o Integra Design.

O Integra design é um evento com todos os designers da companhia para troca de conhecimento e aprendizado.

Temos também dentro do pilar, o intercâmbio com o UX Lab, onde os designers podem passar algumas semanas com a gente colocando a mão na massa, entendendo e aprendendo como a gente trabalha com inovação e design na prática.

Além de outros entregáveis como workshops, uma gestão do conhecimento com materiais de projetos, material de onboarding para novos designers para entender o design dentro da companhia, etc.

Já no design system alguns dos nossos entregáveis serão os design tokens, biblioteca instalável de componentes, guia de boas práticas de UX, templates. Uma espécie de aprofundamento de negócio do PO UI, que é uma biblioteca instalável de componentes baseado em angular e o melhor de tudo é open source.

E o discovery entregamos, modelo de negócio, histórias com as necessidades e problemas dos usuários, roadmap de ideias, protótipos validados, entre outras coisas.

E como funciona o UX Lab pra chegar nesses entregáveis:?

Utilizamos a abordagem do design thinking, pois entendemos que é a melhor abordagem de inovação centrada em pessoas, utilizando a criatividade como principal ferramenta para solucionar necessidades de negócios.

E apesar de existirem várias interpretações para “o que é inovação”, assumimos que inovar é a intersecção entre: negócios, tecnologia, pessoas e sustentabilidade.

Encontramos a inovação na intersecção entre negócios, tecnologia, pessoas e sustentabilidade

E atualmente utilizamos o espiral design para organizar as etapas dos projetos, e você deve estar pensando, mas e o diamante duplo?

Bom, no começo do laboratório usávamos o diamante duplo, mas nesse período quando terminavámos os projetos dava a impressão que o trabalho estava finalizado. Era linear e parecia que não retornaríamos em nenhum momento ou não deixava claro que esse processo poderia evoluir.

Precisávamos dar a impressão que o trabalho poderia ser sempre revisitado. Por isso começamos a utilizar o circular design até o meio do ano de 2020.

Mas como tudo, também evoluímos e chegamos nessa nova metodologia do espiral design, queríamos que ficasse claro para as pessoas que elas poderiam contar conosco para a evolução dos seus produtos e serviços.

E assim como no exemplo anterior a forma linear (diamante duplo) e circular (circular design) não fazia mais tanto sentido para o UX Lab, e a partir de então adotamos uma nova forma de explicar a abordagem de design dentro da TOTVS.

De uma forma espiral onde sempre temos que pensar em seguir para frente e quando preciso se adaptar e evoluir.

A ideia é conseguir ir muito além do que entregamos no UX Lab para conseguir atingir todas as squads de produto da TOTVS.

A forma espiralada como mostra na figura abaixo, é o fluxo que avança para o futuro, mas passando por estados repetitivos.

Por exemplo: quando estamos falando de um ciclo como manhã, tarde e noite. É um clico que avança para o futuro, mas ele tem o estado repetitivo de no outro dia começar tudo novamente. Mas isso não significa que ele esta voltando para trás, mas sim seguindo para a frente.

Podemos associar outros ciclos também, como estação do ano (primavera, verão, outono e inverno), algo que tenha um começo, meio e fim, mas sempre evoluindo.

Espiral design

E pra encerrar esse texto, explicarei quem pode solicitar projetos no UX Lab.

Qualquer área da TOTVS ou clientes nossos por meio de seus executivos de vendas podem solicitar projetos.

Atualmente a nossa equipe é composta por 10 designers, com visões e papéis diferentes. Como somos uma área cross e atendemos a todas as outras áreas da companhia, não somos especialistas em todos os segmentos e para isso utilizamos o conceito de core team.

Core team é uma equipe multidisciplinar e especializada no assunto que ficará focada por um período determinado em solucionar os desafios levantados no momento de solicitação do projeto. Os profissionais saem da sua área de atuação e se tornam “designers” conosco em todas as etapas de design thinking.

Nada mais é do que a utilização do novo conceito da empresa conectada de Dave Gray, que fala sobre a interação e mudança de estrutura para criar soluções inovadoras. Como mostra a figura abaixo.

Empresa conectada de Dave Gray

Se quiser conhecer mais nosso Lab, estamos à disposição para recebe-los.

Espero ter contribuído de alguma maneira.

OBS: esse texto é uma atualização do texto feito pelo Henrique Peixe, apenas com algumas evoluções que o UX Lab fez em 2020.

--

--