UX Research e a criação de um Design System

Como UX Researchers auxiliaram na criação do Design System da TOTVS.

Caio de Mendonça
Hub de Design TOTVS
5 min readOct 7, 2022

--

Ilustração de uma onça, arara e um macaco, os animais estão na cor preta com traços rosas.
Animalia Design System

Durante as últimas sprints, o time de pesquisa do Hub de Design participou da criação do Animalia, o Design System da TOTVS. Como todo processo de design, nossa participação foi um momento muito colaborativo e que permitiu que o time de pesquisa tivesse mais contato com essa etapa do processo onde envolvemos componentes, layout, acessibilidade entre outros pontos.

Importância da pesquisa

Quando pensamos na experiência das pessoas (UX), entendemos a importância da realização de pesquisa. A pesquisa garante que as soluções desenvolvidas (sendo produtos ou serviços) realmente façam sentido para as pessoas que vão utilizar. Envolver pessoas usuárias no decorrer de todo o processo e deixar de desenvolver ideias cheias de nossos próprios vieses, ajuda a diminuir a perda de tempo e dinheiro.

Um espiral onde em cada ponto é uma etapa do processo, iniciando na parte inferior com a palavra "pesquisar", seguida por "idealizar", "prototipar", "implementar", "acompanhar" e por ultimo na parte superior "evoluir constante"
Modelo utilizado no Hub de Design

Existem diversos métodos que nos apoiam nesse momento, alguns que utilizamos no momento de discovery dos projetos (que é quando exploramos os problemas, geramos ideias e validamos) também foram utilizados na criação do Design System da TOTVS como: pesquisas em profundidade, shadowing, validação de conceito, benchmark, coleta e validação de hipóteses, tudo isso para criar um ecossistema de componentes que fosse aderente para todas as pessoas e produtos da companhia.

Etapas e atuação do time de pesquisa

Inventário

A atuação do time de pesquisa aconteceu em duas principais etapas, a primeira foi o inventário, momento de mapear e entender como as marcas e produtos dentro da companhia utilizavam os componentes e suas composições. A TOTVS é uma empresa de tecnologia que atua em diversos segmentos, logo seu ecossistema é gigantesco, com produtos variados com objetivos diversos e é normal que exista componentes e telas específicos para cada um desses produtos e segmentos.

Para realizar esse mapeamento procuramos pelas documentações dos (1) produto/projeto, (2) a construção de componentes/telas no Zeplin ou Figma e claro, (3) envolvendo pessoas designers, desenvolvedoras ou do suporte e por meio de um bate papo e até mesmo shadowing online, conseguimos coletar as informações importantes para esse mapeamento.

Depois de coletar os insumos das marcas, realizamos a primeira análise através de agrupamento por similaridade, dessa forma, todo componente com composição ou funcionalidade parecidas, era agrupado para começarmos a entender o comportamento e objetivo desse componente nos produtos. Além do agrupamento por similaridade, também realizamos o mapeamento das variações do componente (seja por comportamento ou composição).

Exemplo do passo a passo para realização do inventário.

Como esse é um momento exploratório, no decorrer da etapa era natural o surgimento de dúvidas, dessa forma as dúvidas e suposições eram anotadas para que as pessoa que seguisse para a próxima etapa, pudesse respondê-las e se aprofundar nesses pontos.

A etapa de inventario foi de extrema importância pois ao mapear e entender o como e o por que os produtos dentro da companhia utilizam certos componentes, conseguimos atender da melhor forma a necessidade dos produtos, construindo componentes aderentes e que fizessem sentido para as pessoas.

Descoberta

Com o objetivo de mapear o comportamento, composição, requisitos acessibilidade e boas práticas dos componentes, a etapa de descoberta consiste na realização de benchmark entre Design Systems externos e organizações que são referência no assunto. Nesse momento, foi possível identificar praticas em comum do mercado, o que funcionou e o que não, além de outra percepção sobre a aplicação (local e função) de cada componente.

A acessibilidade foi e é uma premissa em nosso Design System, dessa forma, foi de extrema importância mapear Design Systems que são referência no mercado e claro, que se preocupam com questões de acessibilidade, além de realizar estudos tendo como base WCAG com as diretrizes de acessibilidade (Guia WCAG e Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1) e NN Group com as boas praticas (NN Group).

Além de mapear o comportamento, composição e requisitos de acessibilidades dos componentes, realizamos um comparativo entre os design systems mapeados, para entender os pontos em comum e a diferença entre eles.

Exemplo de comparativo entre design systems.

Como apoio para o mapeamento foram realizadas validações com pessoas desenvolvedoras, designers e com pessoa especialista em usabilidade/acessibilidade do nosso time. Com as validações foi possível entender se precisávamos explorar mais algum requisito de acessibilidade, entender a viabilidade técnica e já apresentar para as pessoas designers o estudo referente o componente para que posteriormente, essas pessoas continuassem com proposta visual do componente.

O processo de design é colaborativo e envolver o máximo de pessoas durante as etapas só gera benefícios, a criação de nosso Design System foi um exemplo disso, envolver pessoas de diversos contexto trouxe percepções diferentes que ajudaram e tem ajudado a criar o ecossistema Animalia. Nesse texto compartilhei minha perspectiva durante a construção do Animalia, Design System da TOTVS e caso queira conhecer outras percepções, abaixo estão dois outros textos feitos por Bia Ferrer, Vinícius Mattos + Mayara Brandão da Silva designers que também ajudaram na construção do Design System na TOTVS.

Se quiser tomar um café e trocar figurinhas sobre a construção do Design System ou algum outro ponto sobre design, me chama :)

--

--

Caio de Mendonça
Hub de Design TOTVS

Apaixonado por música, perguntas e por facilitar os processos de design para as pessoas. — UX Researcher na TOTVS