Se você não é um Designer de software que codifica, aqui está o porquê você deve começar agora
Mais um post sobre designers que devem programar, mas desta vez de uma perspectiva do design de produto
Hardware sempre vem primeiro quando pensamos em Design de Produtos. Pensamos em eletrônicos, móveis, roupas… só depois consideramos software. Por que achamos tão difícil pensar em software fundamentalmente como um produto? Talvez a resposta esteja em como concebemos o processo de manufatura de algo. Para a maioria de nós é puramente um processo físico onde matéria-prima é transformada em um item através do uso de ferramentas. Mas será que não podemos definir software como um produto? Não há processos no design de um ótimo software? Claro que sim! Você provavelmente deve estar se perguntando o que isso tem ver com designers que codificam.
Vai fazer sentido, prometo. ☺
Assista (áudio e legenda em inglês) ao Jony Ive da Apple falar um pouco sobre os materiais e processos quando ele projeta um artefato (hardware):
Observe como ele fala sobre os atributos do produto, ressaltando como a forma conecta-se a seus materiais e como experimentar com diferentes processos leva à eficiência. Seus produtos são, como a maioria dos produtos da Apple, simples e muito bem feitos.
Antes de construir um produto ele estabelece intimidade com os materiais através de vários processos. Ele fala a mesma língua daquilo. Esse é o tipo de qualidade encontrada apenas em designers com uma relação muito próxima com os materiais, e é exatamente isso que devemos fazer como designers de produtos digitais.
Então sabemos que software é um produto tanto quanto o MacBook mais recente e que bom software é tão desafiante de projetar quanto um bom hardware. Nós designers, então, não deveríamos nos questionar que tipo de relação temos com o material do software? Talvez primeiro devêssemos analisar os materiais em si. Do que é feito software? Do que é feita esta webpage? Exatamente o que você está pensando: código.
“Habilidade na era digital é confundida com o domínio de ferramentas digitais, mascarando a importância de entender os materiais e dominar os elementos da forma.” — John Maeda
Código é nossa matéria-prima
Se você é um Designer criando uma User Interface para uma web app, como você pode experimentar diferentes processos para construir o melhor produto web se não brinca com os materiais de sua UI? Ferramentas como Axure, Photoshop ou Fireworks não podem te ajudar a experimentar fundamentalmente com os materiais de uma webpage. Eles podem fazer parte do processo, mas essencialmente é o seu código que deve estar correndo nas veias dos browsers.
Por isso ficar confortável com HTML, CSS e JavaScript vai lhe capacitar para criar e experimentar processos diferentes para moldar a forma do seu produto, e ser o mestre de seus elementos. O mesmo se aplica ao criar uma app mobile.
Se o produto que você está construindo é uma UI, código é sua matéria-prima—material bruto em que processos são desenvolvidos para projetar softwares ótimos. Entenda-o, brinque, cometa erros, aprenda a linguagem, crie uma relação com ele, fique íntimo, apaixonado e experimente com código. Você vai começar a criar não só bom software, mas ótimos produtos.