Desafio Diário de UX Writing— 5/15

Beatriz Carneiro
UX Writing Portfolio
2 min readJan 14, 2021

Hit that save button!

br.freepik.com

É difícil encontrar quem não tenha passado por momentos de profunda angústia e completo desespero ao perder todo o trabalho por por queda de energia ou falha no sistema. Com web-based softwares e appsnão precisam ser baixados e funcionam pelo navegadorrespiramos mais aliviados ao saber que nossos trabalhos são salvos automaticamente a cada poucos segundos.

Obrigada pela funcionalidade, Medium!

Mas o que fazer se você está do outro lado e faz parte do desenvolvimento de um produto que não dispõe desta facilidade? E se ele para de funcionar no meio do trabalho de seus usuários? Como comunicar o que aconteceu, fazer o mea-culpa e não criar uma fúria desenfreada em quem só queria ter o seu querido trabalho de volta?

Foi mal!

O desafio de hoje é encontrar a melhor maneira de comunicar o que a pessoa usuária talvez não queira ler, principalmente se for uma má notícia…

Cenário: O usuário trabalha com design gráfico. Ao fazer comentários numa peça em um aplicativo no celular, o aparelho desliga abruptamente. Quando ele reinicia o celular, abre o aplicativo novamente.

Desafio: Escreva uma mensagem que o usuário lerá imediatamente ao abrir o aplicativo. O que ele precisa saber? Quais ações (se houver alguma) precisam ser realizadas para recuperar o conteúdo? E se ele não puder recuperar o conteúdo?

Título: até 40 caracteres

Corpo: até 140 caracteres

Botão(ões): até 20 caracteres

Aqui temos duas opções: (1) o conteúdo foi recuperado pelo aplicativo ou (2) todas as últimas modificações foram perdidas.

(1)

O app parou inesperadamente

Mas não se preocupe!

Conseguimos salvar o seu último trabalho. Ufa!

Continuar | Menu

(2)

O app parou inesperadamente

Desculpe o transtorno!

Você pode retomar o seu trabalho desde a última modificação salva.

Continuar | Reportar problema

A opção (1) tem um estilo mais dialogal e procura passar uma sensação de alívio à pessoa usuária. É como se o aplicativo desse uma palminha nas próprias costas por salvar o trabalho.

A opção (2), por sua vez, pede desculpas pelo erro e é mais séria ao explicar que o trabalho só poderá ser retomado a partir da versão que foi salva pelo próprio usuário. Ademais, há a possibilidade de reportar o problema.

Gostou? Como você resolveria esses problemas?

--

--

Beatriz Carneiro
UX Writing Portfolio

UX Writer, educadora, apaixonada por palavras, doce de leite e canjica.