Formar hábitos leva tempo e requer alguns pequenos passos

Leonardo Carreira
uxbrazooka
Published in
4 min readJun 9, 2018
UX — FORMAÇÃO DE HÁBITOS

Quando você acorda de manhã e ainda deitado, pega o seu celular e começa a consultar seu Whatsapp, Email, contas do Slack, Instagram, etc e faz isso todos os dias… Parabéns! Você tem um hábito.

Você alguma vez já se perguntou sobre quais são as suas motivações para fazer isso? Por que você faz essas coisas todos os dias? Quanto tempo demorou até que você transformasse essas ações em um hábito matinal? O que poderia mudar esse seu hábito por outro hábito?

Philippa Lally estudou 96 pessoas sobre "como" e o "por que" da formação de hábitos. Ela fez um estudo sobre hábitos alimentares e comportamentos por 12 semanas. Os participantes tinham que fazer um relatório diário online a cada dia para registrar se eles mantiveram a tarefa proposta.

Quanto tempo demora até formar um hábito?

Estudos dizem que há uma média de 66 dias até que uma pessoa tenha formado um novo hábito, mas esse número não pode ser aplicado a qualquer situação. Para alguns tipos de hábitos ou perfil individual da pessoa, um novo hábito pode ser criado entre 18 e 254 dias. Na média, estamos falando de 2 meses até que um habito esteja formado.

Quanto mais complexa for a ação, maior será o tempo necessário até que seja transformado em um hábito (parece óbvio, ok). Uma pessoa que quer inserir o hábito de fazer exercícios precisa de mais esforço e de maior tempo para que a ação seja executada. Não parece surpreendente constatar que uma pessoa precisa de menos dias para começar a comer uma fruta após o almoço e transformar isso em um hábito. O esforço da ação é menor e mais rápido se compararmos com 40 minutos de exercícios diários.

A frequência e a consistência na repetição da mesma ação são fundamentais para que o hábito seja criado. Estudos apontam que deixar de fazer um dia ou outro não prejudica na formação do hábito, mas se essas falhas na ação forem muito frequentes ou mesmo prolongadas, então a formação do hábito estará fatalmente comprometida.

Dicas para ajudar na formação do hábito

Ofereça tarefas simples e rápidas: a formação de hábitos por ações simples e rápidas pode se dar em 18 dias consecutivos. Por este caminho, é mais fácil você conquistar o objetivo de formar hábitos, já que o tempo é menor e o gasto de energia é pequeno. Você evita desistências que podem ocorrer no meio do percurso e, a partir desse hábito, novos hábitos podem ser criados.

Dê uma motivação razoável para fazer uma ação diariamente: um hábito só pode ser formado se a ação ocorrer continuamente durante um determinado tempo. Oferecer uma boa razão para usuários fazerem determinada ação diariamente é, sem dúvida, um ponto chave nessa questão. Procure entender como o usuário pode se sentir estimulado a fazer algo todos os dias. Qual é a recompensa oferecida? Como você vai lembrá-lo de que isso precisa ser feito diariamente?

Seja paciente: um hábito não é formado da noite para o dia. Se você não está conseguindo adesão suficiente para que pessoas estejam repetindo determinado hábito todos os dias durante o tempo mínimo suficiente para formar um hábito, talvez você esteja com problemas na complexidade da ação requerida, na recompensa identificada ou mesmo na criação dos gatilhos certos para que a ação seja executada. Estude, teste e melhore esse processo até encontrar tração e, finalmente, formar um hábito. Ah e não esqueça de verificar se você está tentando criar um hábito no target certo.

Dicas de leitura

Se você se interessou pelo assunto e deseja se aprofundar ainda mais, sugiro algumas leituras básicas para entender melhor como hábitos são formados, como hábitos podem ser trocados e muito mais.

O Poder do Hábito

O Poder do Hábito: é um livro que vale muito a pena ler. Além de entender as mecânicas por trás desse maravilho mecanismo, você ainda conseguirá tirar proveito para a sua vida pessoal. Eu sugiro que, após ler, você tente inserir um novo hábito na sua vida ou mesmo mudar algum hábito ruim trocando por algum hábito saudável. Assim você sentirá na prática as dificuldades da criação de um novo hábito e poderá aplicar as técnicas em você mesmo. Feito isso, tente ajudar alguma pessoa seguindo os mesmos passos e você poderá observar como isso funciona através de uma nova ótica.

Hooked: how to build habit-forming products

Hooked: é um dos livros que mexeu bastante com a forma que eu via produtos como Facebook, Whatsapp, Instagram, Youtube e muitos outros. Esse livro é muito baseado no livro O Poder do Hábito, mas aqui você verá uma abordagem muito mais focada para o mercado digital.

Se você tem curiosidade, mas ainda não quer aprofundar muito em livros, pode assistir a este vídeo. Ele está em inglês, mas se tiver qualquer dificuldade, a tradução automática para legendas em português do próprio Youtube não deixará você na mão.

What makes some technology so habit-forming? | Nir Eyal | TED Institute

Obrigado pela leitura ;)

--

--