Convivência saudável durante o intervalo da UXConf BR 2019.

Código de Conduta da UXConf BR

Ou aquelas dicas legais para você se comportar direitinho, respeitar o próximo e retornar da conferência com novos amigos. O mundo agradece!

Rafael Helm
Published in
4 min readDec 9, 2016

--

Buenas, tu sabes muito bem como é, né?

Todas as conferências têm um código de conduta - ou, pelo menos, deveria ter.

Na UXConf BR, não é diferente. O nosso objetivo como conferência é criar um ambiente saudável, que propicie o aprendizado, troca de experiências, networking e muita diversão.

Nada de tretas, ok? Paz e amor em primeiro lugar, sempre!

Mas, sabe como é, já não é de hoje que o Brasil vive um momento delicado, em que todo mundo virou especialista em política, todo mundo virou especialista em economia, todo mundo virou especialista em ser especialista. Saudades daquela época longínqua em que éramos especialistas apenas em futebol.

No comitê organizador da UXConf BR, nós entendemos que é responsabilidade da conferência garantir um ambiente seguro e respeitoso para todas as pessoas.

Sabe aquela postura clichê “Todas as opiniões expressadas pelos palestrantes são pessoais e não representam a opinião da Conferência.”? Nós não acreditamos nisto!

Se o palestrante sobe no palco e fala bobagem, ofende alguém ou se comporta de forma desrespeitosa/preconceituoso, a culpa é dele e também de quem deu espaço para ele, neste caso, a UXConf BR.

Se alguma pessoa da plateia (presencial ou remota) tem uma conduta desrespeitosa nas áreas do evento ou até mesmo “na área digital externa” como redes sociais, grupos de whatsapp, telegram , etc… cabe à conferência tomar partido. Aliás, sempre caberá à conferência tomar partido e se posicionar. A responsabilidade é grande, a gente sabe, mas precisa ser assim.

Dito isto, o que podemos fazer para seguir, ano após ano, promovendo um ambiente seguro e respeitoso?

Um bom começo é dar o exemplo. O Pedro Belleza e o Thiago Esser, nossos queridos mestres de cerimônia, são cheios de carisma, mas também cheios de bom senso, cuidado e educação.

Sempre respeitosos e cordiais, tratam as pessoas como gostariam que as pessoas os tratassem: desde o palestrante internacional até o estudante universitário que está participando como voluntário de uma conferência pela primeira vez. Respeito e educação não podem ter óticas seletivas ou elitistas.

Uma forma de promovermos um ambiente bacana é divulgando nosso Código de Conduta, dedicado não apenas aos nossos palestrantes, mas também para todo o público do evento, voluntários, fornecedores, etc.

Dito tudo isto, segue o Código de Conduta da UXConf BR.

CÓDIGO DE CONDUTA ANTI-ASSÉDIO E ANTI-BULLYING

Este Código de Conduta foi desenvolvido a partir da adaptação de outros códigos de conduta, tendo tido como fonte principal o código de conduta utilizado pelo Ideias em Produção, no Python Brasil 9 (código que também é uma adaptação dos códigos de conduta utilizados pela Plone Foundation e pela PyCon US, licenciados sob a Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported).

Todos as edições da UXConf BR são voltadas à elevação do nível técnico das comunidades de tecnologia, UX Design e empreendedorismo do Brasil, e também à formação de redes de colaboração entre profissionais, estudantes e simpatizantes de determinado assunto/tema.

Este Código de Conduta se aplica a todos os membros da comunidade e para qualquer pessoa que escolher se envolver em nossos eventos, sejam elas parte do comitê organizador, palestrante, voluntário, público, fornecedor, patrocinador expositor ou parceiro. O objetivo é proteger todas as pessoas de danos e perigos morais.

A UXConf BR dedica-se a promover uma comunidade respeitosa e livre de assédio para todos e todas. Não toleramos qualquer forma de assédio ou intimidações.

Todas as pessoas estão sujeitas à política anti-assédio. Em particular, não devem utilizar imagens, atividades ou materiais de conteúdo sexual, homofóbico, pejorativo e/ou discriminatório de qualquer natureza.

Por assédio entende-se, sem limitação, comentários ofensivos, verbais ou eletrônicos, relacionados a características ou escolhas pessoais, origem racial, gênero, bem como comentários ou imagens sexuais, racistas, homofóbicas ou discriminatórias de qualquer natureza em espaços públicos ou digitais, intimidação deliberada, bullying, perseguição, encalço, fotografias ou gravações que gerem embaraço, interrupções reiteradas de palestras, bate-papos, reuniões eletrônicas, reuniões físicas ou outros eventos, contato físico inadequado ou atenção sexual indesejada.

Espera-se que todas as pessoas cumpram imediatamente solicitações para descontinuar qualquer assédio ou comportamento de bullying. Sejam gentis com os outros. Não insultem ou ofendam outras pessoas. Comporte-se profissionalmente. Lembre-se que piadas de assédio, sexismo, racismo ou exclusão nunca são apropriadas, não importa onde.

Qualquer pessoa que violar tais regras pode ser convidada a se retirar do evento, sem reembolso, a critério exclusivo dos organizadores, sem prejuízo das demais medidas legais cabíveis. (Isto é sério, ok?)

Se uma pessoa se engajar em comportamento de assédio, os representantes do evento podem tomar medidas que considerem adequadas, desde disparar alertas ao infrator até a vedação de sua participação na UXConf BR, incluindo edições futuras.

Atenção: Se você for assediado, perceber que alguém está sendo assediado ou tiver outras preocupações, por favor, aja para interceptar ou peça ajuda aos organizadores ou voluntários da conferência, de modo a colocar a questão sob os cuidados da organização. Nós seremos rígidos!

Estamos certos de que essa política ajudará a fazer da UXConf BR um espaço mais acolhedor e integrador para todos e todas.

Estamos fazendo a nossa parte. Faça a sua! :)

Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.
Martin Luther King

Obs.: Se você tem alguma sugestão de ajuste para o nosso Código de Conduta, fale com a gente através do e-mail info@uxconf.com.br

--

--