Uma introdução ao Desafio UX Writing

Amanda Almeida
3 min readMay 29, 2019

--

Nunca tive dúvida sobre o que queria fazer na faculdade: escolhi Jornalismo em todos os vestibulares. Parecia uma escolha óbvia pra quem gostava de histórias e escrita.

Na pós, entrei em um programa de Estudos de Linguagens. Outra escolha natural pra quem curtia investigar palavras e construções de sentido.

Mas nunca me vi muito como uma jornalista ou como uma linguista. E agora, cursando um MBA em Marketing, também não me vejo como uma marketeira.

O que me interessa mesmo é entender as conexões entre as pessoas, como as experiências são construídas, os valores contidos ali, e contar histórias envolvendo tudo isso.

Agora me diz se não é exatamente isso que está por trás do UX Writing?

Quando descobri esse universo há um tempinho atrás, o interesse foi instantâneo. Perdi a conta de quantos artigos já li aqui no Medium sobre o assunto. Quase tão grande quanto a alegria em ver esse mercado crescendo, é ver o quão solidária é a comunidade de gente que pensa em estratégias de conteúdo pra melhorar a experiência do usuário.

Nessa comunidade que dá seus primeiros passos e mutuamente se ajuda, o UX Writer Ryan Farrell preparou um desafio de 15 dias de UX Writing e disponibilizou gratuitamente pra qualquer um que se inscrever no site Daily Ux Writing.

A Ariana Dias, idealizadora do UXCopy.Co, já tinha pedido autorização pra traduzir o desafio e adaptar à realidade brasileira.

E eu, como quero entrar pra esse mundo de usabilidade e interfaces conversacionais, decidi topar o desafio, e me aventurar nessas tarefas.

Para quem mais quiser entrar na dança e completar as 15 tarefas, aqui vão as orientações do Farrell:

1. Leia o desafio

Ao se cadastrar, um exercício curto chega na sua caixa de entrada todos os dias durante 14 dias. As tarefas incluem: um cenário, um desafio e com quantas palavras você pode trabalhar. No dia 15, você recebe um desafio final de conteúdo — do mesmo tipo que grandes empresas usam para testar suas habilidades durante as entrevistas.

2. Escreva em menos de 10 minutos

Escreva e edite sua solução o mais rápido possível. Tente fazer isso em dez minutos. A maioria dos exercícios de UX writing e de conteúdo são cronometrados. Se você conseguir fazer ainda mais rápido, melhor ainda. No último desafio você terá uma hora; passa rápido.

3. Compartilhe no grupo do Facebook

Feedback é tudo. Junte-se ao grupo privado do Facebook e publique sua copy lá. Ou, se você quiser ir além, publique todo o seu conteúdo no Medium (ou no seu site pessoal) e compartilhe o link. Benefício bônus — depois de 14 dias, você terá um estudo de caso de UX Writing pronto para o seu portfólio.

Bom, uma alternativa nacional ao grupo do Facebook é o UX Writers Brasil. Farei no Medium mesmo porque um material assim pro portfólio vai cair bem.

Quem quiser aproveitar essas traduções e participar também, sinta-se muito bem-vindo!

Vejo vocês por aqui durante esses 15 dias! ;)

--

--

Amanda Almeida

Entender relações, contar histórias e criar conexões é o que me move | UX Writer no Banco Inter