5 motivos para investir em Marketing Digital durante a crise

Rhulian Marcus
hawkmarketing
Published in
4 min readJun 15, 2017

Em tempos de crise, ficar parado não é uma opção. Para empresas que já investiam regularmente em marketing a dica é sempre continuar investindo e mesmo que possa parecer contraditório para alguns, se a sua empresa não investia nada, está passando da hora de começar.

Estudos comprovam que o investimento em marketing em tempos de crise contribui ativamente para a manutenção das vendas e posição de mercado de produtos e serviços. Mas a grande questão é que este investimento precisa ser mais certeiro do que nunca.

Hoje a forma mais fácil de atingir o seu público sem desperdícios está no marketing digital. Veja 5 motivos para começar agora a investir em estratégias de comunicação na internet para manter ou aumentar suas vendas:

1 — O seu concorrente já está na internet

Dados comprovam que os investimentos em marketing digital em 2015 estão aumentando, se o seu concorrente já está na internet, você não pode mais perder tempo, muito menos vendas. A presença digital precisa ser bem planejada e construída a longo prazo, mas resultados na internet são imediatos. Dependendo do seu segmento, você poderá mensurar vendas em poucos dias de ações e terá a certeza de que está no lugar certo. A evolução do comportamento de consumo é constante e você não pode perder mercado em tempos de recessão.

2 — Tudo é mensurável

Por mais que os departamentos de mídia das agências tradicionais tentem, medir com precisão e exatidão quantas pessoas viram de fato o seu outdoor, anúncio de jornal, revista ou TV é praticamente impossível. Na internet, você pode medir tudo. Quantas pessoas abriram o seu e-mail? Quantas clicaram no link que estava nele? Quantas pessoas clicaram no seu anúncio no facebook? Quais destas pessoas que entraram no seu site compraram o seu produto? Quanto tempo elas ficaram no seu site? Quantas pessoas viram seu anúncio no youtube? De fato, é uma infinidade de dados e métricas que podem ser utilizados para ajustar campanhas, determinar ações e tomar decisões importantes para o crescimento do seu negócio. Sem contar que você acaba por entender melhor o seu público em uma espécie de pesquisa (sem gastar nem um centavo a mais por isso).

3 — Poder de segmentação

Talvez este seja o maior trunfo do marketing digital: segmentar exatamente a pessoa que lhe interessa.
Imagine o seguinte cenário: sua empresa investe alguns milhares de reais na produção de uma campanha que possui VT e peças para mídia impressa. Agora, você precisa investir mais alguns milhares em mídia. O profissional de mídia de uma agência tradicional utiliza-se de estudos, dados do IBOPE e algumas intuições para planejar onde você deve comunicar. Então, a sua campanha vai pra rua e várias placas de outdoor são espalhadas pela cidade. Estas placas estão sendo vistas por milhares de pessoas de classes A a Z, com idades entre 0 e 100 anos. A possibilidade de acertar o seu público é remota. Já pensou na quantidade de pessoas que não têm absolutamente nada a ver com o seu produto ou serviço estão sendo impactadas por sua propaganda? Não estamos aqui para denegrir a propaganda tradicional, mas apenas para gerar um questionamento.Se você pudesse investir a mesma quantia que dispôs para uma campanha assim em uma comunicação que atingisse exatamente as pessoas que você precisa comunicar, o ‘desperdício’ de mídia seria próximo a zero. O marketing digital permite uma otimização da sua verba, com estratégias diretas a quem realmente importa. Como por exemplo, segmentar o anúncio de um absorvente para meninas entre 15 e 16 anos ou anunciar um suco orgânico para veganos e vegetarianos. Que tal vender carrinho de bebê para as futuras mamães? Tudo é possível com o poder de segmentação do marketing digital.

4 — Novos mercados

Já parou pra pensar no tamanho do nosso páis? E porque ficar preso apenas no Brasil?
Se o seu produto ou serviço tem escala e não está preso à amarras geográficas, você pode ganhar novos mercados mundo a fora, para isso basta ter uma forte presença na internet e um trabalho integrado de marketing digital. Com certeza, você vai aumentar a sua carteira de clientes e expandir o seu negócio. A possibilidade de realizar testes e melhorias estruturam os seus processos e permite que você cresça de forma sustentável e planejada sem demandar grandes investimentos.

5 — Esteja onde as pessoas procuram

Dizer que o consumidor mudou é um clichê dos mais usados nos últimos tempos. Esta máxima não é verdadeira, pois um dos mercados que mais têm crescido nas vendas online são os destinados à idosos. Ou seja, estamos falando do mesmo consumidor, o que mudou foram os hábitos de consumo. Tanto dos idosos, quanto das novas gerações, os hábitos de consumo mudaram e as pessoas não estão mais consumindo tudo aquilo que é apenas imposto a elas. O consumidor com novos hábitos agora pesquisa. Procura exatamente o que quer e o que atende às suas necessidades. Este consumidor está cada vez mais conectado e interessado em se relacionar com marcas que realmente façam sentido em suas vidas. Se nós sabemos que os hábitos de consumo mudaram, precisamos nos atentar para isso. Se as pessoas procuram por você na internet, você precisa estar lá. Mas não é apenas estar presente. Você precisa estar presente, preparado e atualizado. Você precisa se comunicar com seus clientes, atender seus anseios, ouvir seus feedbacks, interagir com o seu público e atender às suas necessidades.

--

--

Rhulian Marcus
hawkmarketing

Publicitário com mais de 15 anos de experiência em Marketing, especialista em vendas digitais. CEO e Founder da Hawk Marketing