6 super dicas para excelentes ilustrações

Humberto Fortuna
UX Motion Design
Published in
4 min readDec 19, 2018

Este artigo é uma tradução oficial autorizada pelo Autor. Artigo Original: https://www.lollypop.design/blog/2017/july/6-tips-for-outstanding-illustrations/

O “ilustrador dentro de mim” é um pouco confuso. Eu consegui “me dividir” em duas versões e há uma batalha constante entre esses dois personagens que dura anos. Como um jovem ilustrador trabalhando em um estúdio de Design Digital, tive também a minha quota de armadilhas embaraçosas, bem como grandes experiências quando se trata de ilustrar para clientes. Abaixo, tentei reunir alguns conselhos realmente importantes que me ensinaram a evoluir gradativamente.

Projetar para o usuário

A primeira regra básica mas não escrita no meu guia é projetar primeiramente para o usuário, mas geralmente isso demora um pouco para entrar em cena. Como ilustradores, tendemos a nos perder tanto tentando criar visuais impressionantes que acabam sendo muito pouco confiáveis ​​para o usuário final. É preciso ter autocontrole e disciplina para entender entre projetar para o usuário e projetar para você mesmo. Uma boa prática aqui é começar a ilustrar um esboço básico e ajustá-lo para adicionar detalhes visuais interessantes ​​que satisfaçam a sua alma artística e que ao mesmo tempo atinjam também o usuário.

Evite simbolos complicados e complexos em ilustrações

Embora ilustre para uma grande audiência demográfica, é importante lembrar que você evite de usar qualquer tipo de simbolismo que pertença a outra cultura ou idioma. Evite também cores que eventualmente possam ser ofensivas no país ou região onde será publicada sua ilustração. O truque é fazer um suficiente ‘Background Research’ no público do país para quem você está ilustrando para obter algumas informações. Não só evitará algumas conotações negativas, mas também ajudará a idealizar seus esboços em respeito à perspectiva do usuário.

Evite exagerar nas cores - siga a hierarquia

O melhor truque possível é utilizar uma paleta de cores mínima, com duas ou máximo três cores. Isso geralmente garante que o foco da ilustração não seja perdido. Uma paleta de cores minimalista ajuda o usuário a entender a hierarquia em uma ilustração sem ser exposto a várias cores de uma só vez. Certifique-se de que sua ilustração tenha bastante espaço para respirar e o mínimo de elementos possível. Se parecer muito vazio, você pode ajudar a adicionar detalhes de estilo, provando elementos de primeiro plano ou plano de fundo. Mas lembre-se: menos é sempre mais. Nunca pode dar errado com essa regra de ouro!

Usando um Grid enquanto compõe a ilustração

O Grid é uma regra boa o suficiente para se seguir em todos os tipos de campos artísticos, da ilustração à fotografia. É um meio de controle e ajuda a restringir ou estender seu trabalho artístico em todas as direções. Torna-se um símbolo impecável de controle e garante uma sensação de modernidade em suas ilustrações. É um sistema de apoio que ajuda a evitar a eventual imprecisão, se houver. Então, quando você ilustra, siga o Grid e o adore.

Mantenha o projeto contextual ao público alvo

Quando eu era um iniciante em ilustração, eu estava ansioso para experimentar novos estilos e tendências na ilustração. Isso se tornou um problema quando eu fiz imagens que seriam bonitas e modernas, mas com uma perda total quando o usuário tentasse se conectar. Somente quando a frustração chegou ao auge, percebi que estava fazendo a coisa errada. Eu aprendi que a cada momento você precisa começar do zero; e uma vez que você começa a se restringir para se adequar ao público-alvo, uma reação oposta acontece. Novas idéias aparecem e ajudam a quebrar o padrão.

Não tenha medo de experimentar

Fique longe das tendências e tente nutrir o estilo inato de ilustração que você tem! Conhecer todas as regras e quebrá-las depois de dominá-las é um tipo especial de prazer. Não seja muito duro consigo mesmo e aproveite a sensação de gratificação nessa brilhante profissão.

--

--