Imagem da Valéria Reis
Arte da Valéria Reis

Aplicar dinâmicas remotamente? É possível!

Nesse texto vou contar como foi a experiência de participar, criar e facilitar dinâmicas online.

Mikaela Alencar
Published in
4 min readMay 27, 2020

--

Nos dias 16 e 17 de maio, fiz o curso de Facilitação de Dinâmicas em UX na Mergo, viabilizado pela iniciativa UX para Minas Pretas com bolsa integral.

A dinâmica como brincadeira

A comunicação em uma dinâmica é tão importante quanto as outras ferramentas que auxiliam a execução, quantas vezes já vimos ou participamos do clássico telefone sem fio em sala de aula ou outros locais e no meio da brincadeira ninguém sabia mais o que foi dito no começo, no final então, eram só risadas.

O Papel do Facilitador

Pois bem, dinâmicas precisam de comunicação e quem a conduz tem algumas responsabilidades para que isso corra bem. Vou listar alguns papéis do Facilitador:

  • Se dedicar ao planejamento
  • Gostar de trabalhar com pessoas (de pessoas e não necessariamente das pessoas que estão participando, acontece gente!)
  • Deixar claro qual o objetivo da dinâmica
  • Demonstrar interesse
  • Explicar os pontos, dar exemplos
  • Manter o foco na discussão (super importante no formato remoto)
  • Estar aberto a opiniões
  • Aguardar o momento de falar
  • Respeitar o tempo
  • Dar e receber feedbacks (pedir uma avaliação para os participantes)

A lista que o professor Josias Oliveira apresentou no curso, é um pouco mais extensa, reduzi alguns tópicos para falar mais sobre um em especial, que percebi ser fundamental no momento da facilitação.

Planejar é preciso

Coisas dão errado e todos sabemos disso, no ambiente virtual principalmente, a conexão pode falhar, o equipamento pode não funcionar… imagine só sem planejar. É importante pensar em cada detalhe, como:

  • Preparar e testar apresentação (verificar escrita, pontuação)
  • Definir qual plataforma usar e informar aos participantes com antecedência
  • Definir como será a abordagem para convidar os participantes
  • Definir e praticar o engajamento dos participantes
  • Preparar e modelar a dinâmica para ser aplicada naquele contexto/ambiente
  • E ter consciência de que pode dar errado e que sempre é possível melhorar

Cada cuidado que foi tomado para que seja a melhor experiência possível mesmo com distanciamento social importa (quem já fez curso na Mergo sabe o que é isso ♥).

Criando dinâmicas

Durante os dois dias de curso, colocamos em prática 4 dinâmicas, sendo uma delas o Card Sorting e criamos uma quinta.

Conseguir alinhar os pensamentos a distância é uma tarefa que pode trazer uma carga menor de empatia, mas não foi o que aconteceu com o grupo durante o desenvolvimento. Mesmo sem conhecer os colegas foi uma troca sem igual. Como fizemos:

Conversamos sobre a proposta de criação que escolhemos, que tinha como objetivo, fazer a integração de uma equipe com um membro recém chegado. Definimos quem seria o facilitador e quem seria a segunda pessoa a falar, caso fosse necessário. Definimos como aplicaríamos pela plataforma que havia disponível de forma que facilitasse para os participantes. Mesmo que precisasse convidar e engajar não seria necessário, o grupo que participou queria mais dois de curso.

Imagem que ilustra a dinâmica que criamos e do canto direito a que participamos (mapa de empatia).
Imagem que ilustra a dinâmica que criamos e do canto direito a que participamos (mapa de empatia).

Optamos por uma intervenção em que cada uma das pessoas contasse uma característica não relacionada a trabalho e o colega seguinte precisasse falar a de todos os anteriores e contasse a própria. A ordem de fala era escolhida por números que representavam cada pessoa, e cada um pode escolher o seu no início. Ex.: Isabela é o número 1, Bruno é o número 2. Usamos a ferramenta Mural e criamos alguns pinos e um círculo, representando a bolinha, de quem estava com a vez de falar.

Depois de preparar e modelar a dinâmica, testamos entre nós e em seguida aplicamos em outro grupo. Daria para ter sido melhor, sim. Porém o resultado foram muitas risadas e um feedback muito positivo sobre a integração dos participantes. Então, o objetivo foi cumprido.

O principal aprendizado foi ver que dinâmicas de UX podem ser aplicadas remotamente, é importante saber o objetivo da aplicação (o que se espera alcançar), ter conhecimento teórico e de novo, planejamento. E por esse motivo, abordei tópicos relacionados a dinâmicas em geral, as de Experiência do Usuário por enquanto, deixo para os especialistas.

Por fim, agradeço a UX para Minas Pretas, a Karen Santos e a Mergo por tornarem possível tanto aprendizado e vivências.

--

--