Aprendizados valiosos sobre a área UI com foco em Mobile

Yasmin Celeste
UXMP
Published in
3 min readDec 6, 2020

Recentemente, a iniciativa UXMP me deu uma ótima oportunidade para fazer um curso de dois dias sobre a área de UI com foco em Mobile, o que acabou abrindo bastante os meus horizontes sobre esse segmento do Design.

Mão destacando pontos importantes em uma tela de aplicativo impressa
Foto por Alvaro Reyes no Unsplash

Uma das primeiras coisas que eu percebi foi sobre como uma boa equipe de UX e UI precisa ser composta de diversos profissionais, de preferência, especialistas com foco em alguma etapa. Conheci a área a pouco tempo e já ouvi falar sobre como a parte de UX possui vários pormenores, no entanto, não sabia que a área de UI também englobava um alto nível de detalhes por si só.

Por ainda estar iniciando, o curso foi um ótimo pontapé inicial para as minhas próximas descobertas. A partir disso, vou escrever acerca das coisas mais importantes o que eu aprendi.

As ferramentas mais importantes para um profissional de UI

Mesa com computador, notebook e vários materiais espalhados
Foto por UX Store no Unsplash

Uma das primeiras coisas que a instrutora, Cláudia Mardegan, deixou bem bem claro desde o início é que antes de qualquer software, lápis e borracha são as ferramentas mais eficientes na hora da criação de interfaces — justamente por serem tão simples e objetivas. Ao usá-las o foco está em testar, errar e corrigir rápido, além facilitarem o trabalho colaborativo. Somente depois dessas etapas que podemos prosseguir para criar telas que estejam alinhadas com o pensamento da equipe, usando programas digitais.

Documentação é tudo

Uma das coisas mais valiosas, e que muitos acabam negligenciando, é a necessidade de documentar e detalhar todas as etapas do processo de concepção. Por se tratar de um trabalho em conjunto, a comunicação entre os envolvidos é essencial, e ter todo o processo explicado e organizado torna as coisas mais claras para todos. Muitas vezes, durante processos de recrutamento, o esforço de manter tudo descrito e fácil de entender é mais valorizado do que um resultado agradável aos olhos.

Mesa com uma tela de iPad que mostra rascunhos e anotações de telas de aplicativo
Foto por Alvaro Reyes no Unsplash

Consistência

Atualmente, o que não faltam são negócios que possuem aplicações digitais, e a criação desses novos sistemas fez com que a identidade visual das empresas se diluísse, com a necessidade de que cada ponto de contato com o usuário fique “com a cara” da marca. E é justamente nisso que entra a consistência: padrões precisam ser estabelecidos e mantidos, trazendo uma unidade para todas as telas e materiais. Tipografias, cores, tamanhos, ícones e muitos outros pontos precisam ser bem observados pelo profissional de UI, afim de entregar telas que conversem entre si e com o negócio como um todo.

Se atualize sempre

Por ser uma área tecnológica, as mudanças estão acontecendo à todo momento. Um bom profissional está sempre a par das atualizações, tendências e novas ferramentas que possam acrescentar algo. Demonstrar que está experimentando novos recursos é um ponto positivo na hora de expor trabalhos, já que demonstra preocupação e alinhamento com o momento do mercado.

Máquina de escrever com um papel escrito “Update” (Atualização em inglês)
Foto por Markus Winkler no Unsplash

Esses foram os pontos que eu achei mais importantes durante o curso. Além do que listei acima, outra coisa que levei comigo, é a consciência de que ainda há muito para se explorar dentro da área de UI + Mobile! Espero que esse texto possa inspirar a vontade de pesquisar, conhecer mais sobre essa área e ajudar no preparo de quem queira entrar nesse seguimento.

--

--

Yasmin Celeste
UXMP
Writer for

Estudante de Design Digital e Multimídia, conhecendo áreas novas enquanto almeja trabalhar com Design e Ilustração.