Arquitetura de Informação

Melina Matos
UXMP

--

O que você precisa, inicialmente, saber para tornar seu trabalho como ux designer muito melhor.

Arquitetura de informação é uma disciplina antiga do Design, entretanto mesmo com o avanço do Design Digital, ela ainda é elementar para simplificar e otimizar o potencial de ação dos usuários.

O Google pode até encontrar seu site em 3 segundos, mas se ao entrar nele for igual a haveworks não vai adiantar muito essa rapidez. O site haveworks é um portal de notícias. Só de pensar em ver alguma notícia nesse site os olhos sangram haha.

Entenda como as buscas são feitas no google.

site havenworks.com

O que é Arquitetura de Informação ?

“ É tornar algo complexo claro.” Richard Saul Wurman.

Ela facilita o acesso à informação de forma intuitiva, acessível e de fácil encontrabilidade, auxilia no projeto de design e pode ser sempre consultada.

Equilíbrio

Esses três círculos representam o trabalho de arquitetura de informação. Equilibrar o conteúdo com a necessidade do usuário e o contexto ou as regras de negócios.

Precisamos falar sobre…

Taxinomia

É um sistema de organização.

Deu até uma paz né minha filha? Provavelmente você já realizou alguma organização na vida, ou estudou sobre isso. A verdade que a taxonomia está em quase tudo ao nosso redor. A pia acima tem o lugar para os pratos limpos, material de limpeza, alguns temperos, utensílios e uma plantinha para conversar enquanto lava a louça.

A taxonomia é sobre isso, organizar com hierarquia e agrupamentos. A hierarquia não se mistura com outros níveis ou categorias, por exemplo os pratos não se misturam com materiais de limpeza. No mundo digital por exemplo, a home é um nível 0, categoria nível 1 e produto nível 2.

Interessante notar que temos que buscar o equilíbrio entre profundidade e amplitude, não podemos ter uma organização de um site com uma amplitude gigante e uma profundidade rasa, lembrem-se que AI tornar a informação encontrável, ou seja, não podemos sobrecarregar a carga cognitiva do nosso usuário.

Inventário de Conteúdo

É uma listagem de conteúdo. Antes de organizar precisamos saber o tanto de coisa que temos e após o inventário teremos a direção para qualquer conteúdo deve ser produzido. Podemos começar a fazer o inventário por navegar pelos links e ir anotando o conteúdo encontrado ou se for um projeto novo temos que nós envolver com as fontes do conteúdo para saber o que ainda será produzido ou suas versões finais.

Então o inventário vai ajudar você em:

  • Planejar e produzir conteúdo
  • Definir a hierarquia
  • Modelar o banco de dados
  • Visão geral de todo o conteúdo
  • Guiar o desenvolvimento do projeto

Sistemas da Arquitetura da Informação

Organização

Esquema de organização exata ,as categorias estão bem definidas. Uma categoria não está em outro, aquele famoso 8 ou 80. É indicado para quando a pessoa sabe o que está procurando. Por exemplo um sistema de navegação de A a Z é bem definido.

Esquema de organização ambíguo, as categorias são meios que aleatórias, são baseadas na subjetividade humana. Então é aquela coisa, vão ter várias formas de procurar algo dependendo da sua forma de navegar. Exemplo da Netflix, já observaram que tem filmes que estão em duas ou mais categorias ? Não ?! Então olha lá como é verdade.

Rotulação

Comunicar de forma eficiente a informação é a maneira mais fácil de uma pessoa compreender e se adaptar a um sistema de organização e navegação. Sabe aqueles termos que tem várias palavras para uma mesma coisa? Então nessa parte cabe um estudo/pesquisa para saber como o usuário conhece, usa no dia a dia e direcionar os outros termos para essa mesma pesquisa.

Outra coisa importante para uma boa rotulação é evitar:

Siglas, homônimos, sinônimos e termos ambíguos e antes de rotular esteja com o material organizado e com a navegação mapeada.

Atenção, muito atenção: Texto é interface! Entenda melhor sobre isso nesse livro Caindo na real, no capitulo de design de interface.

Card Sorting

Vamos ordenar os cartões para entender o modelo mental dos usuários e os padrões. Fazemos isso por primeiro, escrever nos cartões rótulos e depois pedir para os usuários criarem agrupamentos de acordo com o que ele pensa, se ele não souber o que é tal coisa pedimos para ele não agrupar, isso é muito importante para não distorcer a pesquisa.

No final de tudo podemos explicar para ele o que era aquilo que ela não sabia e perguntar se ela conhece por outro termo. O card sorting também ajuda na rotulação, pois podemos pedir para os usuários falarem como eles rotulam tal coisa.

Tem duas formas de fazer o car sorting, aberto ou fechado. No aberto, o usuário será livre para agrupar como ele pensa. Geralmente essa forma é usada quando temos uma referência anterior ou quando é um redesign.

Na forma fechada, exige uma certa certeza de como as categorias que existem funcionam, isso vai facilitar o acréscimo de outros produtos. Funciona da seguinte forma, os grupos são previamente montados e o usuário irá acrescentar os cartões conforme fizer sentido para ele.

PS: Tem um livro em Inglês só de card sorting da Donna Spencer.

Navegação

Navegar entre uma parte e outra. Determinamos como as pessoas vão interagir com os hipertextos e a sequencia de como isso acontece. Sabe quando estamos pesquisando algo e um lugar leva a outro… isso é navegar entre os hipertextos que foram definidos pela arquitetura de informação. Lembrem-se que para navegar, precisamos , falar a localização do usuário, informar aonde ele esteve o caminho que ele percorreu e aonde ele pode ir. Isso tudo é para não deixar nosso usuário perdido.

Busca

É um atalho que leva do ponto inicial a qualquer outro ponto que ela queira. A busca tem algumas recomendações para torná-la útil. Ela tem que ser visível para o usuário que ao navegar pelo site não encontrar o que deseja. Tem que mostrar os resultados, mostrar a página sem resultados e uma página de ajuda.

Enfim…Isso é só o começo

Para se aprofundar mais sobre o assunto compartilho esse material do curso que realizei com a Mergo nele tem outras referência para pesquisas :).

Agradecimentos

O curso se tornou possível com a parceria entre a Ux para Minas Pretas e a Mergo. Esse artigo tem por objetivo ajudar, compartilhar e agregar conhecimento para a comunidade. Super agradeço essa oportunidade, até a próxima.🙃

--

--