Bootcamp UI Design com Figma da How

VanessaCampoy
UXMP
Published in
3 min readJan 13, 2023

Meu primeiro curso de UX Design foi na Cel lep, aprendi muitas coisas, mas quando chegou na prototipação me senti a última das criaturas, o processo seria feito no Figma (nunca tinha ouvido falar) e eu simplesmente não conseguia criar uma retângulo dentro da plataforma 😥.

Apesar de ter contribuído com todas as outras etapas do projeto fiquei chateada por não poder ajudar a equipe a desenvolver as telas e durante um tempo isso acabou atrapalhando meu processo de desenvolvimento, mas coloquei como meta aprender a usar o Figma.

Imagem do logo do Figma

Fiz um curso, vez ou outra entrava na plataforma, mas participar do Bootcamp UI Design com Figma da How Education fez toda a diferença, obrigada UX para Minas Pretas, e lá fui eu aprender.

A proposta do Bootcamp era desenvolver um App que gerenciasse compras feitas pela internet, para que o foco fosse realmente esse as personas e jornada do usuário já estavam definidas.

Os facilitadores foram a Layla Codogno e Lucas César, eles nos ensinaram do básico ao avançado no Figma, mas para mim o que fez toda diferença foi o conteúdo sobre os princípios de design, saber o porque de cada escolha, da importância da arquitetura da informação, da tipografia, das cores, qual a função da iconografia, ter consistência e muitas outras coisas que fazem com que o design se torne agradável a pessoa usuária.

Comecei escolhendo as cores e tipografia:

Paleta de cores
Tipografia

Após a definição das cores e tipografia comecei a pensar nas telas e para ter uma ideia do que queria, fiz alguns rabiscos que não vou mostrar aqui porque ficaram muito feios 😅:

Wireframes de baixa fidelidade

E finalmente desenvolvi os componentes e as telas🙌🏽:

Tela com componentes desenvolvidos no Figma

Protótipo de alta fidelidade:

Telas do protótipo de alta fidelidade

Fiquei muito feliz por ter conseguido concluir essa entrega e vou continuar praticando, estou seguindo pessoas que fazem coisas incríveis com o Figma e me inspiro nelas para melhorar.

link para protótipo navegável

Bora se conectar no LinkedIn

--

--

VanessaCampoy
UXMP
Writer for

Cada dia mais apaixonada pelo universo de UX Design.