Como foi minha experiência no curso "Introdução em UX"

Kênia Oliveira
UXMP
Published in
5 min readMay 3, 2020

Me formei em design gráfico em 2016 pela faculdade UNI-BH ❤ e, desde então, trabalho na área, além de ser grata por toda experiência que a profissão me proporcionou.

No entanto, algo dentro de mim já não estava feliz, queria mais do que só “apertar parafusos”. Gostaria de saber qual o impacto do meu trabalho na vida das outras pessoas. Foi no meio dessa inquietação que descobri o tal do UX Design.

Onde tudo começou

Comecei a procurar insistentemente sobre essa profissão. Comecei a ler muito (sim, peguei o gosto por leitura) e a minha felicidade foi é imensa ao descobrir algo que prendesse a minha atenção. Desde então, estou fascinada com esse universo. Fui em várias meetups, participei de grupos em redes sociais e assisti muitos vídeos sobre a área.

Um belo dia, meu marido viu uma reportagem sobre um grupo chamado UX para Minas Pretas, que é um projeto que promove a equidade de mulheres negras no mercado de tecnologia, com foco em UX. Fiquei apaixonada com a iniciativa, empoderar nós mulheres negras na área de tecnologia, até então dominada por homens. Que sensacional!

Comecei a seguir todas as publicações religiosamente. Para minha surpresa, vi um post lindo ❤ e com um sorteio para um curso online — “UX para quem (ainda) não é de UX”. Para mim seria um sonho porque ia me dar um norte de como começar a minha migração. Seria meu primeiro contato real com a tão sonhada profissão que eu já estava namorando.

Essa era a minha maior dúvida na trajetória, não sabia por onde começar, o que eu precisava fazer e tantos outros questionamentos nesse universo até então novo pra mim. Para minha felicidade ganhei uma das bolsas dessa turma: UHUHHH!!!. Se eu fiquei feliz? Bom, esse gif me define:

O grande dia

Eu sou mega animada, com tudo que é novo, e não podia ser diferente com esse presente. Estava tão empolgada que comprei um caderno novo, como uma estudante que estava indo para o primeiro dia de aula. =)

Por causa da pandemia tivemos que nos reinventar, esse foi o primeiro curso online ao vivo que eu fiz.

"Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender", Alvin Toffler.

Confesso que tinha muito receio, tinha em mente que não iria aprender e ter o mesmo entusiasmo como em um curso presencial. Engano meu! Com maestria e muita didática o professor Will Sertório iniciou o curso ministrado nas manhãs de sábado.

Um mundo de descobertas

No primeiro dia foram tantas descobertas que pensei: Quanto mais eu aprendo, mais percebo que há muito para aprender.

Aprendi a importância do UX na vida das pessoas e o quanto ela pode fazer a diferença na experiência do meu usuário. Conheci as etapas do projeto: metodologias e entregáveis. Além disso, aprendi o que era preciso para se tornar um designer de UX.

Pude assimilar algumas metodologias como o Diamante Duplo e Matriz CSD, fiquei encantada.

Duplo diamante

O curso foi bem dinâmico e através de um desafio proposto para a turma fiz a minha primeira matriz CSD (conto mais sobre todo processo, no meu portfólio, em breve).

Também pude exercitar a importante fase que é a pesquisa. Quando eu era design gráfico estava acostumada com o visual, sem me importar com o processo de pesquisa. Foi diferente aprender todas as etapas de desenvolvimento de um projeto e ver na prática a importância dessas etapas no resultado final. Na aula seguinte, vimos sobre as etapas de Ideação e Cocriação.

“Pelo menos 2/3 das suas ideias serão ruins’’, Marty Cagan.

Sim, vamos aprender com os nossos erros. Foi o melhor conselho que o Will nos deu. No mundo do design gráfico queremos que a nossa primeira tentativa já saia perfeita e no UX não é bem assim — e pude desmistificar isso. Podemos errar, com a certeza que isso nos trará aprendizados.

Aprendi também a importância da persona dentro de um projeto, através dela criamos empatia e consenso dentro do time para a resolução do problema.

Outra metodologia importantíssima é a do crazy’8. A proposta é gerar volume de ideias diferentes em 8 minutos, na tentativa de resolver um problema sugerido. Foi insano =)

Meu Crazy’8, não reparem nos desenhos, rs.

Tivemos uma votação para a melhor solução para o desafio, fizemos rabiscoframes, wireframes e prototipação, foi um aprendizado incrível. Também fiz o meu primeiro teste de usabilidade (o próximo passo é contar meus aprendizados na construção do portfólio).

Aprendizados

  • Não deixe as oportunidades "passarem em branco" e valorize cada uma delas. Muitas pessoas queriam estar no seu lugar.
  • Faça networking durante o curso, trocas são incríveis.
  • Documente todo o processo das atividades. Isso será útil para construção do seu portfólio.
  • Não esqueça de pedir ajuda aos amigos quando precisar, pra mim, foi fundamental para executar algumas tarefas. Trabalho colaborativo é essencial nesta área.
  • Não aceite a zona de conforto como regra. Aprender a perceber a hora de se desafiar é essencial para o seu crescimento.

Acredite SEMPRE nos seus sonhos! =)

E seja FELIZ!

Assim, começou a minha trilha para o UX e com a ajuda da comunidade UXMP. Fica aqui o meu agradecimento à Karen e ao o Will pela oportunidade e pelo empenho que me possibilitou obter esse conteúdo riquíssimo. GRATIDÃO!

Gratidão!

Sinta-se à vontade para comentar ou compartilhar. Caso queira bater um papo pode me encontrar no meu linkedin.

--

--