Como um jogo de tabuleiro me ajudou a entender sobre Product Design

Bárbara T.
UXMP
Published in
5 min readFeb 4, 2021

Hoje vim compartilhar os aprendizados que tive durante os 4 dias de curso sobre Product Design na Mergo.

Minha aventura neste novo universo de UX começou em outubro do ano passado. Por não ser designer e iniciante neste assunto achei que encontraria algumas dificuldades em entender, mas no decorrer das aulas percebi que Design de Produto é como jogar War: precisava enxergar todo o tabuleiro, prestar atenção em como as peças (produto, mercado e clientes) se movimentam e traçar estratégias para atingir um objetivo.

Se eu tirasse uma carta que me desse o poder de um Designer de Produto minhas estratégias seriam assim…

EM QUE FASE O MEU PRODUTO ESTÁ?

Para responder esta pergunta, consideraria o ciclo de vida do produto e o seu desempenho em relação ao mercado.

O ciclo de vida considera o volume de vendas em relação ao tempo e passa pelas fases de introdução, crescimento, maturidade e declínio.

O desempenho em relação ao mercado pode ser medido através da Matriz BCG que separa o produto quatro categorias.

Na fase de introdução o produto ainda é uma incógnita, pode ou não dar certo. Possui baixa participação de mercado e pode apresentar um alto crescimento. Os produtos recém lançados ou disruptivos (como carros autônomos) estão neste estágio.

Se ele passar para a fase de crescimento, começa a apresentar alta participação de mercado, alto crescimento e pode se tornar uma referência ou a estrela de vendas.

Como a juventude não é eterna, com o tempo o produto entra na fase de maturidade. Apresenta alta participação de mercado e baixo crescimento, é representada pela figura da vaca pois gera lucros e é capaz sustentar o negócio.

O declínio representa a fase que nenhum produto gostaria de estar, com baixa participação de mercado e baixo crescimento ele se torna aquele abacaxi azedo! Aqui é preciso pensar se vale a pena investir na recuperação ou descontinuar.

COMO VENDO MEU PRODUTO?

O Product Led-Growth é uma estratégia de venda, aquisição e retenção de clientes que utiliza o produto como principal atrativo, permitindo o teste antes da compra.

Pode ser disponibilizado o acesso gratuito permanente a todas as funções do seu produto ou o acesso por um período determinado de tempo às versões completas ou restritas.

Durante esta fase o cliente irá aprender a usar o produto, conhecer as funções e recursos e decidir se vale a pena pagar por ele.

COMO ATRAIR NOVOS CLIENTES?

Os cliente terão muitas dúvidas antes de utilizar o produto

O que esse produto faz? Vale a pena o meu tempo? Vale o meu investimento? Será que alguém que eu conheço usa esse produto? O que meu Youtuber favorito fala sobre ele?

Por isto é importante considerar os cinco estágios mentais dos clientes na jornada de uso de um produto. Para exemplificar melhor, vou compartilhar a experiência que tive com um aplicativo de corrida de rua e as estratégias que a empresa utilizou em cada momento:

1. Desconhecimento — Como faço para as pessoas saberem que meu produto existe?

  • Eu trabalhava perto da Av. Paulista, era domingo de manhã e vi um grupo de pessoas correndo com uma camiseta de uma marca famosa de esportes. Como uma corredora amadora e curiosa, a primeira coisa que eu fiz foi pesquisar o que era esse grupo animado correndo em um domingo de manhã com caixa de som e muita animação!

2. Interesse — Como desperto o interesse das pessoas para usar o meu produto?

  • Peguei meu celular, pesquisei e descobri que eram vários grupos de que se reuniam para correr em alguns lugares de São Paulo. Um deste grupos ela liderado pessoas negras, nem preciso dizer que fiquei louca para participar! Para isso eu precisava baixar um aplicativo de monitoramento de corrida

3. Primeiro uso — Como ensino as pessoas a usarem meu produto?

  • Baixei o aplicativo, fiz um cadastro utilizando a conta do Google, preenchi alguns dados como idade, peso e objetivo e já entrei na tela inicial. Não tinha um tutorial, então fiquei meio perdida no começo, mas depois de algum tempo mexendo as funções entendi como usar.

4. Uso regular — Como fazer o usuário usar meu produto regularmente? Qual a frequência de uso do meu produto?

  • Cada grupo se reunia semanalmente e cada participação dava 1 crédito. Se eu acumulasse 5 créditos ganhava a camiseta do grupo, então eu me inscrevia toda semana. Funcionava como um jogo, a acumulação de créditos davam medalhas e descontos em produtos da marca.

5. Advogadas — Como fazer com que meus usuários tragam mais pessoas para o meu produto?

  • Achei divertido fazer parte de um grupo que eu me identificava pois dava aquela sensação de pertencimento, então comecei a chamar meus amigos para correr junto comigo!

MÉTRICAS

Talvez os gráficos e números não agradem muitas pessoas, mas as métricas são importantes para sabermos o que está dando certo, o que não está e porquê.

A COHART é uma metodologia que tem como objetivo analisar o comportamento de um grupo, de mesmo perfil, em um período determinado de tempo.

Com ela é possível identificar os pontos críticos e propor soluções em cada etapa da jornada de uso do usuário como por exemplo, medir o número de novos clientes, retenção de usuários, engajamento e a efetividade das ações estratégicas.

Para saber o quão feliz meus clientes estão com o produto pode-se utilizar o NPS.

“De 0 a 10 o quanto você recomendaria nosso produto para um amigo?”

Esta é a pergunta usada para medir o quanto os clientes são leais a um produto.

Pontuações entre 0 e 6 mostram que os clientes estão insatisfeitos e a probabilidade de escolherem a concorrência e falaram mal de você é alta! Por isto este clientes são chamados de detratores.

Os neutros dão notas 7 ou 8, estão satisfeitos, mas não são emocionalmente engajados e se encontrarem um produto similar com mais vantagens migram facilmente.

As notas 9 e 10 são dadas pelos promotores, são pessoas leais e prontas para falar bem do seu produto!

NPS = % de clientes promotores — % de clientes detratores

O resultado desta conta varia de -100 a 100 e este número pode ser usado para se comparar com outras empresas do mesmo seguimento, o famoso benchmarking!

[FIM DE JOGO]

Espero que o texto não tenha ficado tão longo quanto um jogo de War!

--

--