Dia das mães: elas explicam o que é UX através da profissão dos filhos

Patrícia Gonçalves
UXMP
Published in
4 min readMay 10, 2020

Contar como é trabalhar com experiência do usuário não é tão fácil quanto parece

Conversando com colegas de trabalho nesta quarentena, em determinado momento a mãe de um amigo não soube explicar o que ele fazia — nem sei como chegamos no assunto — percebemos que nossas mães provavelmente não saberiam contar nossa profissão para um amigo, por exemplo.

Os dias passaram e em meio as insônias que essa quarentena nos proporciona acabei pensando: "Tá aí um momento bom (uma semana antes dos dias das mães) para cada filho perguntar o que eles fazem". Esta é uma forma de tornar a distância mais divertida, prestar uma homenagem e aproveitar para explicar as progenitoras quais são os nossos ofícios.

O tempo todo nós pensamos nos usuários, mas será que nossas mães passariam nesse teste? Mais ou menos! Teve mãe que mudou a profissão do filho, que filosofou, outras que ficaram p*ta da vida porque não sabiam como explicar. Agora já sabe: se a sua mãe perguntar o que você faz, é só mandar esse texto pra ela!

Mães de UX Designers e Product Designers

Acredito que essas mães foram as mais criativas. Elas explicaram, ficaram confusas, deram exemplos, etc.

Cristina mostrou os dois lados da profissão da filha. Tava com isso na ponta da língua! A Mayara me contou que ficou surpresa em como a mãe realmente prestou atenção em tudo que ela já contou! ❤

A mãe do Bruno Marques também lembrou da formação em publicidade e ressaltou a questão do produto. Tá quase lá!

A Laudilene ficou pistola com as mudanças de cargo da Karla. Ela pediu uma explicação depois e também resgatou o passado. Ei, Laudilene! Ninguém é obrigado a saber todos os passos dessa menina, né não?

Falei para o Leandro que essa mãe com certeza era "de humanas", e acertei. Teresinha foi professora de português. Ela explicou pensando que era um áudio para o filho dele e falou de forma lúdica como se tivesse naquele "Dia da profissão" da escola!

Edite exemplificou o que a Karen fazia e no fim mandou um "várias coisas" porque sabe o tanto que dá pra fazer nessa profissão.

Sinceramente, a Evanilde é aquela mãe que entendeu bem demais o que o Murilo faz. Ela explicou, deu exemplos, etc. Além de contar o que um design de produto faz, disse que aprendeu tudo ouvindo podcast.

Katia ficou em dúvida se o negócio era com produto mesmo, mas falou direitinho e acertou o que a Vitoria faz.

Marlene deu uma leve enroladinha pra dizer o que a Ana faz: "Eu não sei o que você faz, mas sei que você tá apaixonada e fica o dia inteiro em reunião online!" ❤

Elvira explicou bem, voltou uma casinha de quando Victor era Designer Gráfico e depois disse o melhor: "Eu sei que ele faz tudo com muito amor e carinho". Ah, Elvira, assim a gente fica emocionado demais!

Mães de UX Writers

UX Writer não é nada fácil de explicar, inclusive, eu nunca tinha explicado muito bem pra minha mãe até fazer esse post. Diferente de outras pessoas a maioria não é "formada em uxw" e isso também deixa a coisa um pouco mais complicada. Mesmo assim, elas mandaram bem.

A Claudete resgatou um pouco do que a Ana já fez e explicou o que deu sobre o que ela atua agora, mas disse que "nessa geração nova tudo é informatizado e se informar é o melhor remédio". Fica a dica!

Bom, chegamos na mãe desta "que vos fala". A dona Solange inventou uma nova profissão pra mim "ux hiter", com razão, né? Afinal, ninguém é obrigado a manjar dessas profissões em inglês, rs. Ela até entendeu e explicou bem o que eu faço.

A Rita explicou melhor que o pessoal descrevendo as vagas, né não? Mariana vamos chamá-la pra ajudar!

Sueli deu aquela resumida em uxw pra Carolina!

Mães de UX Researchers

Talvez a área de pesquisa seja a mais simples, apesar disso, as duas garotas aqui trabalham com pesquisa pra produto. As mães mandaram bem e explicaram direitinho o que elas fazem.

A mãe da Mari deu um contexto do que ela fazia antes e ainda explicou direitinho como ele pode ajudar os usuários. Perfeito, dona Lêda!

Adália mandou um "é isso, sei lá, tô perdida" pois cansou de tentar explicar. Tudo certo, nós entendemos por aqui, né Aline?

Mãe de Desenvolvedores e Eng. de segurança

Nem eu saberia muito bem como explicar isso e essas mães arrasaram mostrando o que um dev e engenheiro de segurança podem fazer trabalhando com usuários.

A Claudete teve rodada dupla por aqui. Ela é mãe do Gabriel, que é desenvolvedor e de uma UX Writer. Ela realmente ficou confusa sobre o que ele faz. A voz ao fundo é da Ana tentando explicar!

Tá sabendo, hein Rosemeire? Explicou direitinho, falou a empresa e exemplificou o que a Carol faz.

O Gabriel mostrou que essa mãe é companheira demais e como ela é interessada no bem-estar dele. Por ele ser da segurança, optou por não mostrar uma foto dos dois, mas ouvindo a Aline dá pra saber como ela tem orgulho desse menino!

Mãe de Product Owner

A mãe da Carol parou lá do dia que ela fez a primeira graduação e, no fim, disse que não sabe mesmo. Nada como a sinceridade, né Dona Lila?

“Minha filha trabalha com informática”

Ufa! Foram muitos profissionais por aqui, muitas mães confusas, que sabiam demais, que tiveram orgulho. Enfim, no fundo, sabemos que elas nos apoiariam em qualquer profissão.

Fica aqui meu agradecimento pra todos que tiraram um tempinho pra gente dar algumas risadas e desejar um feliz dia das mães diferentão! ❤

--

--

Patrícia Gonçalves
UXMP
Writer for

comunicadora, content designer e poetisa quando fico canceriana demais 🏳️‍🌈