Facilitando dinâmicas em UX

Valéria Reis - Let's Talk
UXMP
Published in
3 min readMay 18, 2020

Facilitar dinâmicas vai muito além de apenas propor exercícios. Facilitar é conduzir as pessoas para que consigam extrair o melhor de si, de forma individual e coletiva. Dentro do contexto de UX, é importante lembrar que se há necessidade de uma dinâmica é porque há uma dor a ser atendida e como facilitador seu apear é auxiliar a equipe na nessa jornada.

Para auxiliar na facilitação nesse contexto 5 passos são fundamentais:

1-) Entender o contexto

Isso mesmo, entenda o contexto no qual pretende inserir a dinâmica, ou seja, qual o problema sua proposta pretende resolver. Identifique qual dor foi detectada para que fosse necessário propor uma dinâmica.

Reprodução própria

2-) Verificar se faz sentido para o grupo

Pessoas é o que diferencia uma dinâmica da outra. Mesmo que o exercício proposto seja o mesmo, o que irá mudar é o modo que as pessoas irão reagir. Por isso, precisamos conhecer nosso público, entender a melhor forma de nos comunicar com eles, para que possam mostrar seus maiores potenciais e sairem todos com aprendizados daquela sessão.

3 -) Planejar

Planejamento é tudo! Construa o passo a passo da sua dinâmica, desenhando etapas e processos para que tudo fique bem estruturado, pense em possibilidade e cenários diferentes. É importante ser detalhista nesse momento, por isso destaquei alguns ponto que não se pode esquecer:

  • Como será a comunicação com os times
  • Ferramentas necessárias para executar a dinâmica (papel, canetas, post-it)
  • Como serão recebidos (Café, bombons, dinâmica quebra-gelo)
  • Como será a dinâmica proposta (Como explicá-la, tempo disponível)
  • Como montar equipes
  • Crie uma forma alinhar expectativas e de atingi-las também.
  • Seja empático e genuíno
  • Traga exemplos reais
  • Pense em todas as etapas (Como será o início, meio e fim da dinâmica).
  • Entenda como conduzir as equipes para que não percam o foco

4-) Executar

A melhor forma de ser um bom facilitado de dinâmicas é executando várias e várias vezes, sempre analisando os pontos fortes e ponte de melhoria sobre aquela proposta e entendendo como subir a régua na próxima vez.

Reprodução própria

5-) Acionáveis

Esse é o momento pós dinâmica. Aqui o importante entender como você pode colher feedbacks da dinâmica proposta e principalmente se a dor inicial foi solucionada. Feito isso, é fundamental que as partes envolvidas decidam o que irão fazer com as informações coletadas. Como tudo o que foi realizado ao longo dessa jornada pode colaborar para que o problema inicial tenha sido solucionado.

Lembre-se dinâmicas podem ser propostas em qualquer etapa de um processo de design de uma solução, mas o mais importante é que elas surjam de uma dor.

Por fim…

Agradeço a UX para Minas Pretas que me presenteou com uma bolsa de estudos no curso de Facilitação de dinâmicas de UX da Mergo para que eu pudesse absorver todo esse conhecimento. Agradeço ao Josias Oliveira também que nos guiou por essa jornada.

--

--

Valéria Reis - Let's Talk
UXMP
Writer for

Apaixonada pelos poderes da inovação, inclusão, comunicação e da tecnologia, tenho como propósito promover reflexões sobre o cotidiano e o comportamento humano.