Meu primeiro curso prático de UX

Graziele Martins
UXMP
Published in
2 min readJun 12, 2020

Sou formada em Jornalismo e Designer gráfico e, trabalhei por 11 anos dentro de uma redação jornalística: estagiária de texto, diagramadora dos jornais por anos e, mais pro final, infografista na editoria de Artes. Se eu pudesse destacar algo que me marcou nesses anos, foi escrever e publicar uma matéria sobre o Dia da Consciência Negra, juntamente com um vídeo, no ano passado. Escrever, sempre ficou em segundo plano.

Não estava muito contente com o emprego e o mercado há nos. Então, decidi que iria mudar de área no ano passado. Meu primeiro passo foi começar a estudar Programação (front-end). Fiz um cursos introdutórios e não me senti tão empolgada e acabei deixando de lado. Ao mesmo tempo, foi nesses cursos de programação que conheci a área de UX e vi como uma possibilidade distante.

Como tudo começou

Conheci a UXMP no final de 2019, quando ocorreu um evento na minha cidade, mas eu não consegui obter os ingressos. Sem a entrada para a palesta, decidi seguir nas redes sociais para entender melhor do que se tratava a iniciativa e achei: Fantástico! Um monte de mulheres negras mudando de vida!

Com a pandemia, eu fui desligada da empresa, o que serviu de pontapé pra encarar de fato a mudança de área e estudar de forma mais efetiva UX.
Fiz alguns cursos introdutórios que me deram uma boa base (práticas de ferramentas, melhor entendimento das etapas de UX, carreira na área, por exemplo). Porém, sentia que era importante “colocar a mão na massa”, e ainda não tinha acontecido.

Créditos: Nappy Studio

Ganhei uma bolsa da UXPM, em parceria com a Mergo User Experience, para o curso online ao vivo de UX Weekend, realizado no dia 06 de junho. Foi uma ótima experiência e ver outras mulheres negras na turma aqueceu meu coração!

As etapas de Design

Aprendi e pratiquei algumas etapas do processo de Design como: Empatia/Definição/Ideação/Prototipação.

As discussões nos grupos para entender qual seria o problema a ser resolvido (Empatia), quem seria as Personas (Definição), a parte de Ideação (de como iríamos resolver aquele problema), a criação do Protótipo de baixa fidelidade e as correções e toques do Edu Agni (professor do curso), fizeram toda diferença nesse entendimento de conteúdo e prática alinhados.

Também participei como usuária de teste de um aplicativo feito por um dos grupos do curso, e foi bem legal!

Quero agradecer a UXPM pela bolsa! Nunca tinha feito parte do processo para concorrer e, criei coragem e deu certo! Continuarei os estudos e espero em breve, conseguir colocar todo aprendizado em prática no mercado de trabalho. Sigo em frente nessa migração de carreira e sei que o processo tem sido mais acolhedor por ter vocês comigo!

--

--