Photo by on nappy

O que aprendi em 6 meses trabalhando com UX

Jéssica Ferreira
UXMP
Published in
4 min readMay 14, 2022

--

Olá, o meu nome é Jéssica, sou Trainee UX/UI no time de App da Cobasi e vim compartilhar meus insights e aprendizados durante esse período de 6 meses nessa função.

Primeiramente, vou contar um pouco da minha trajetória profissional e como cheguei nesse trabalho.

Sou formada em Ciências Contábeis, antes de chegar no design. Até então insatisfeita e sem identificação com a área de formação, fui buscar o que correlacionava com os meus interesses e habilidades, em meio a curiosidades descobri o design. Procurei estudar, correr atrás e quanto mais conhecia, mais me identificava e me apaixonava pela área. Experimentei trabalhar com identidade visual, e continuei a explorar todas as suas outras possibilidades de área de atuação, entre um curso e outro, podcasts, vídeos, conheci UX e UI.

“UX é tudo: É a maneira como você experimenta o mundo, é a maneira como você experimenta a sua vida, é a maneira que você experimentar o serviço ou — sim, um aplicativo ou um sistema de computador — mas é um sistema que é tudo.” — Don Norman

Acho incrível o design poder conciliar estética, funcionalidade e resolução de problemas, poder facilitar a vida de alguém até mesmo quando ela não sabe disso.

Realizei um curso na área de UX/UI e surgiu a oportunidade de me candidatar a vaga de Designer UX/UI Jr, porém, eu ainda não tinha portifólio e ainda não me sentia segura, mesmo assim arrisquei em tentar. A alternativa que encontrei, foi me dedicar para desenvolver um case exclusivamente para vaga, com foco em UI (que tinha mais afinidade). O trabalho foi bem elogiado, porém eu ainda estava despreparada em relação aos processos e técnicas da área. Então, recebi a proposta de entrar como trainee, eu claro aceitei.

Como todo iniciante, muitas dúvidas surgiram durante o processo, fiquei insegura, me sentia um peixe fora d’água e vi o quanto tinha que aprender. Nem por isso desisti, me dediquei a estudar e melhorar aos poucos. Os meses foram passando, naturalmente fui me adaptando e me desenvolvendo. Seis meses se passaram e aqui estão alguns pontos da minha experiência que gostaria de compartilhar.

1.Usuário no centro

Solução de problemas centrada no humano, a combinação perfeita de pessoas, negócio e tecnologia. Na minha jornada de trainee, fui responsável pela interação com os usuários e feedbacks que eles escrevem a respeito da experiência utilizando o produto digital, o app. Através dessa atividade me senti próxima dos usuários, pude aperfeiçoar a empatia, sentindo e entendendo os seus pontos de vista e tentando solucionar seus problemas. A partir disso, é apresentado as suas principais dores, citações e termos utilizados por eles. Com o time de designers e desenvolvedores, opinamos sobre os insights e as oportunidades de melhoria do produto.

2.Comunicação

Esse é um ponto que, por ser tímida e introvertida, eu sabia que seria um desafio e tenho cada vez mais trabalhado nisso. Entendo que quando falamos sobre comunicação, não é sobre exigir que altere a minha personalidade, mas é sobre se desenvolver e transmitir mensagens de forma eficaz. Trabalhamos com pessoas, com uma equipe e precisamos saber nos comunicar para que outras pessoas possam entender o seu trabalho, pensamentos e o seu ponto de vista com clareza.

3.Time que sonha junto, faz acontecer!

Ninguém constrói nada sozinho, cada um tem a sua contribuição e é importante ter um momento de abertura para compartilhar ideias e soluções. A partir disso pode-se agregar novas ideias, discutir as necessidades de um produto, como podemos ser melhores no que fazemos, onde queremos chegar, qual o melhor caminho para solucionar um problema, e assim chegar em melhores resultados. Tornar o sonho real!

4.Processo

É importante tentar entender o melhor possível dos processos da empresa, porque cada uma vai ter o seu e é questão de adaptação. Aprendi e me envolvi em alguns processos de design, como, por exemplo dailys, sprints, cerimônias, discussões de melhoria, entrevista com usuário. Outro ponto, um formato de trabalho que ainda não conhecia e que me chamou atenção, foi a metodologia ágil Scrum, li o livro Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo e achei extremamente eficiente. Como prática, apliquei até no meu dia a dia.

5.Organização

Sempre tive facilidade com a organização e acredito que impacta positivamente no meu desenvolvimento e produtividade diária. Ter um check list de tarefas e ao final do dia ver que completou, pelo menos para mim, é satisfatório. Além da organização do dia a dia, aprendi que manter a organização dos arquivos é de total relevância. Você trabalha com outras pessoas, os seus arquivos devem ser acessíveis e compreensíveis por quem utilizá-lo. O que inclui também, outro termo importante do design, a acessibilidade.

6.Colaboração

Já no primeiro dia, pude sentir nitidamente esse ambiente organizacional e foi algo que me entusiasmou. Cada integrante do time sendo fundamental, cada qual com suas habilidades e diferente visão de mundo. Todos da equipe trabalham em conjunto para cumprir as tarefas, solucionar as dificuldades, evoluirem e se ajudarem. Um verdadeiro time empenhado para atingirem o objetivo em comum, que é a entrega final.

Além do aprendizado técnico e comportamental, percebi a importância de existir alguém que entenda o lado de quem está começando, que dê essa oportunidade. Aquela pessoa que vai te desenvolver, que vai acreditar no seu potencial, vai te corrigir, te instruir e dar feedbacks que nos ajuda a melhorar como profissionais. Nesse curto período, senti uma grande evolução e sigo a caminho de me tornar uma profissional Product Designer, afinal amo aprender e serei uma eterna aprendiz, sempre em evolução!

Sou extremamente grata pela oportunidade, pela confiança que depositaram em mim e pelas pessoas que estão me acompanhando nessa jornada.

Você pode não ter a bagagem técnica na área pretendida, mas pode mostrar o seu diferencial no dia a dia de trabalho e no interesse em aprender. Além disso, todo o seu background não é perdido, e sim reaproveitado.

--

--

Jéssica Ferreira
UXMP
Writer for

Product Designer | Escrevendo e compartilhando minhas experiências na vida e no design :)