A relevância dos protótipos no desenvolvimento de produtos

maiara marinho
UXMP
Published in
2 min readJun 13, 2020

Tenho aprendido muito sobre o mundo do UX trocando conhecimento com designers através de grupos e cursos, por isso, resolvi escrever um pouco mais sobre o que tenho descoberto, mesmo que pareça pouco. Artigos também me ajudam muito a entender vários conceitos e espero colaborar com a comunidade de alguma forma.

Meu primeiro curso de protótipo

Recentemente fiz um curso de Protótipos em UX na Descola. A didática era objetiva e muito bem ministrada, isso me ajudou a ver os protótipos com outros olhos e um pouco mais de atenção. Achava sim que eles eram importantes no processo, mas não tinha parado para pensar o que poderia acontecer caso essa etapa fosse pulada, além de não saber quando era mais adequado: o de baixa, média ou alta fidelidade.

Photo by Amélie Mourichon on Unsplash

Muita coisa pode ser prototipada

Nunca tinha parado pra pensar com profundidade sobre como várias áreas e tipos de produtos podem aplicar protótipo nos processos. Por exemplo, a primeira vez que assisti "Fome de Poder", filme que mostra a trajetória de criação do McDonalds, em uma cena da quadra que criam e testam o funcionamento da cozinha em giz, é um modelo perfeito de prototipagem.

A cena foi mostrada no curso, e me surpreendeu. Não que eu seja fã do McDonalds, mas me surpreendeu como só uma tarde de prototipagens e testes resultou em um sistema que revolucionou o mercado.

Eles partiram de uma hipótese: aquela organização da cozinha era boa para agilizar a entrega de lanches. Se tivessem partido para a execução real dessa primeira ideia, sem antes validar se realmente funcionava, teriam gastado tempo, energia e funcionários errando com o restaurante já em funcionamento. Dor de cabeça demais, imagina?

Essa etapa é semelhante ao processo em design, é super importante e ajuda a validar as hipóteses que o time levanta, além de auxiliar o grupo a não se apegar a soluções e imaginarem que aquela UI está pronta. Ao invés disso, o ideal é focar no problema, prototipar e testar várias vezes.

Para fazer esse curso, recebi uma bolsa do incrível grupo UX para Minas Pretas, que trabalha para incluir mulheres negras na tecnologia e em UX. Muito obrigada pela oportunidade ❤. Agradeço também a professora Carla de Bona, super didática e acessível.

--

--