Uma imersão em UX Design - UX Weekend

Juliane Cristina
UXMP
Published in
4 min readMar 31, 2023

Nos dias 04 e 05 de Março de 2023, tive a oportunidade de participar da imersão UX Weekend, organizada pela Mergo, através de um sorteio de bolsa de estudos realizado pela comunidade UX para Meninas Pretas - UXMP.

A imersão simulou o dia a dia de trabalho como UX Designer, e, antes de ir para a imersão, teve o conteúdo introdutório, explicando sobre: produtos, produtos digitais, UX Design, processo de design (duplo diamante), empatia em UX e migração para UX.

Este conteúdo foi fundamental para apresentar a área e o que faríamos durante a imersão.

Dia 1

Após conhecer a turma da imersão e revisar o conteúdo introdutório, começamos a pensar em qual problema queríamos resolver.

Em um grupo de 5 mulheres, definimos o seguinte:

"A falta de um espaço reservado para um atendimento de psicoterapia".

Durante a pandemia, muitas pessoas começaram a fazer psicoterapia online, porém, grande parte destas pessoas não têm um lugar reservado para conversar com a(o) psicoterapeuta, então seguimos por algo nessa linha.

Com o problema definido, a etapa seguinte foi o Briefing do Plano de Ação, onde começamos a pensar sobre o problema em si, como resolvê-lo, qual o diferencial, a quem se destina o produto e a proposta de valor:

Fotografia da atividade Briefing de Plano de Ação.

Em seguida, atuamos na etapa de Persona.

O objetivo da Persona é manter o foco no usuário, por isso é importante tê-la definida.

Porém, por questão de tempo, nós definimos uma protopersona, por ser mais sucinta, com base nas dores e desejos, através de dados fornecidos por pesquisas secundárias.

Para entender melhor sobre persona x protopersona, o artigo Persona, protopersona e perfis extremos, compartilhado durante a imersão, explica bem.

A nossa protopersona ficou assim:

Fotografia da atividade de definir a protopersona.

Dia 2

No dia seguinte, atuamos na etapa de task flow, onde é definida uma jornada de usuário, sem ramificações, considerando uma experiência que já aconteceu.

Fizemos um brainstorm para as possíveis ações que o usuário poderia fazer, considerando a finalidade da solução.

Assim, definimos um flow único, alinhando as ações do brainstorm:

Fotografia do fluxo definido com o uso de post-its.

Depois, realizamos o “inventário de moléculas”, onde listamos os itens/elementos que precisam estar na tela, para que cada ação do flow seja executada:

Fotografia do inventário de moléculas feito com post-its.

Em seguida, iniciamos a etapa de construção da interface, onde vimos sobre as camadas de usabilidade e os níveis de prototipação.

Sobre as camadas de usabilidade conhecemos sobre o nível informacional (palavras e textos fundamentais para a interface), o fluxo de tarefas (sequência de tarefas) e a consistência (o Design System).

Já sobre os níveis de prototipação, vimos que existem de baixa fidelidade, média fidelidade e alta fidelidade. O artigo Prototipação e a criação de produtos que resolvem problemas explica bem sobre esses níveis.

Seguimos com o nível de baixa fidelidade, para validar a ideia. E o resultado foi este:

Fotografia da prototipação em baixa fidelidade, com onze telas desenhadas.

Usamos o aplicativo Marvel para simular um fluxo único de forma interativa, conforme o que foi definido na etapa de task flow, fotografando cada uma das telas que foram desenhadas e definindo onde seriam as partes interativas.

Após a prototipação, vem a etapa de teste, para analisar o sentimento do usuário ao usar a solução, já que "UX é sobre o sentimento que a pessoa tem enquanto usa um produto/serviço".

E para realizar um teste, é preciso ter um objetivo definido de forma detalhada e direta, além de considerar um cenário, o qual definimos da seguinte forma:

Fotografia com a descrição do cenário de teste e da tarefa a ser feita.

Após a definição do cenário e do objetivo, entra o teste de fato, para ir aprimorando a solução, até ela ficar completa e seguir para as próximas etapas até o seu lançamento no mercado.

E, foi isso!

Fotografia da turma da imersão UX Weekend.

Agradeço a oportunidade e recomendo muito para quem quer conhecer/migrar para a área de UX.

Para finalizar, uma dica importante: faça networking!
Participe de comunidades como a UXMP e converse com pessoas da área.
É algo fundamental para o desenvolvimento profissional.

--

--

Juliane Cristina
UXMP
Writer for

Estudante de Experiência da Pessoa Usuária, em busca de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de produtos digitais.