Brainwriting: A Técnica Criativa que pode Impulsionar o seu Brainstorm

Impulsione a Criatividade da sua Equipe de UX Designers escrevendo idéias

Alison Belo
UXPlore Brasil
3 min readMar 11, 2024

--

Photo by IA on stablediffusionweb.com

Se você é um profissional criativo, ou no nosso caso, UX Designers, certamente já participou de uma sessão de brainstorm em algum momento da sua carreira. Essas reuniões de equipe são fundamentais para gerar ideias e soluções criativas para problemas de design. No entanto, muitas vezes, as sessões de brainstorm podem ser estressantes e improdutivas, com os participantes tentando competir para apresentar a melhor ideia.

É aí que o Brainwriting pode ser uma técnica útil para contornar bloqueios criativos e gerar ideias inovadoras em equipe, pois ela é uma técnica criativa que pode ser usada em várias situações, especialmente para equipes de designers, publicitários, redatores, roteiristas, “marketeiros”, startupers, e qualquer outro tipo de profissionais ou grupo que esteja em busca de um método que os leve a ter ideias originais e a “pensar fora da caixa” e que envolve apenas o uso de papel e caneta para gerar ideias.

O Brainwriting é uma técnica que incentiva a colaboração em equipe e a criatividade individual, além de ser ótima para pessoas introvertidas

Etapas

Image by IA on stablediffusionweb.com manipulated by Alison

Aqui está uma breve visão geral das etapas do Brainwriting:

  1. Primeiro, todo mundo se senta em torno de uma mesa. Cada pessoa recebe uma folha de papel com o mesmo questionamento, que é o tema a ser trabalhado.
  2. É dado o tempo de três minutos para escrever, pelo menos, três ideias. Lembrando que pode ser qualquer ideia, não é buscar algo perfeito de cara, é estimular a criatividade.
  3. Em seguida, as pessoas passam suas ideias para quem estiver a sua direita.
  4. Cada um lê o que foi escrito previamente. Uma nova rodada de três minutos começa. Os participantes podem usar os pensamentos dos colegas ou ignorá-los.
  5. O processo pode se repetir, quantas vezes a equipe quiser.
  6. Após a fase de geração de ideias, começa-se o debate, com a ajuda do moderador.

Vantagens

A principal vantagem do Brainwriting é que ele permite que as pessoas gerem ideias de forma independente, sem influência externa. Dessa forma, os participantes podem apresentar ideias que podem ter sido suprimidas durante uma sessão de brainstorm mais tradicional. Além disso, a técnica evita que os participantes se sintam pressionados para apresentar ideias perfeitas ou já trabalhadas anteriormente.

Conclusão

Em conclusão, o Brainwriting é uma técnica simples, porém poderosa, que pode impulsionar a criatividade da sua equipe de UX Designers. Experimente esta abordagem em sua próxima sessão de brainstorm e veja como ela pode ajudar a gerar novas ideias e soluções inovadoras.

--

--

Alison Belo
UXPlore Brasil

Sou UX Designer com formação em Marketing, com quase 3 pós graduações e pronto para ensinar e aprender muito mais.