UX Weekend — O Curso gratuito da Mergo

Minha experiência com o curso gratuito oferecido pela Mergo

Fernando Silva Rafael
UXPlore Brasil
5 min readMar 26, 2024

--

Olá, amigos leitores!

Sejam bem-vindos a mais um artigo da UXPlore! Hoje, vou explicar um pouco sobre o curso da Mergo oferecido e no final minha experiência com ele.

Como cursos em geral podem ser considerados caros, é natural se perguntar se o investimento compensa. Essa dúvida é ainda mais comum para quem está iniciando na área de UX ou buscando uma mudança de carreira.

Minha experiência:

Há algum tempo, tive a oportunidade de participar de um curso gratuito da Mergo, ministrado pelo Edu Agni. Foram 4 sábados incríveis, com muito aprendizado e diversão, especialmente para quem, como eu, está em transição de carreira.

UX Weekend curso da Mergo

Sabemos que não é possível aprender tudo sobre uma área em apenas 4 sábados, mas para pessoas que estão começando é incrível. Nessa imersão pude aprender um pouco mais sobre UX, processos, práticas da área, além de fazer um networking com os demais alunos.

Primeira semana do curso

O curso começa com uma breve explicação sobre o que será ensinado, e logo de cara vem o slide com a mensagem “Você não vai sair daqui sendo UX Designer”. Eu até tinha altas expectativas para o curso, mas não esperava me tornar um UX Designer em aproximadamente 12 horas de aprendizado. Sendo assim, segui tentando absorver o máximo de conhecimento possível.

Continuamos discutindo como projetar produtos, como as pessoas vão interagir com o seu produto, como vão se sentir enquanto o usam e por que estão usando o seu produto. Uma frase do Edu Agni durante a explicação ficou marcada para mim: “O objetivo das pessoas não é usar o seu produto; elas só querem resolver algum problema que tenham, e o seu produto pode ser um meio para isso”.

Depois disso, comecei a encarar todos os meus projetos com outra visão, e então partimos para colocar a mão na massa, começando a utilizar o Mural (uma ferramenta que nunca havia utilizado, apenas o Miro). Definimos um problema, anotando mais de 50 ideias em post-its, as quais foram filtradas e definidas em apenas uma, e assim partimos para a segunda semana.

Problemas modernos requerem soluções modernas

Segunda semana do curso

O segundo sábado foi marcado principalmente pela co-criação de uma proto-persona. Explicações sobre “Por que criar personas” ou “Quantas personas devo criar” foram todas respondidas durante o curso e, claro, finalizamos a nossa!

Após a co-criação da proto persona, precisamos definir em qual direção vamos seguir com o projeto e, assim, somos apresentados pelo Edu ao plano de ação. Assim que feitas as etapas de descobertas e entendimento dos problemas, podemos criar o briefing do plano de ação para guiar o projeto daqui para frente.

Proto-persona retirada do site da Alura

Terceira semana do curso

No terceiro sábado de curso, começamos de fato a criar nosso plano de ação com os participantes, para que em seguida pudéssemos montar um fluxo de tarefas (task flow) de acordo com a solução principal para o problema.

Plano de ação genérico

Durante a aula, aprendemos a criar uma visão compartilhada da experiência de uso, ou seja, a pensar na jornada do usuário e a documentar essa experiência.

Para documentar a experiência, podemos mapear a jornada do usuário, na qual consideraremos todas as etapas necessárias para que ele alcance um objetivo, levando em conta todos os pontos de interação que o usuário terá e suas variações emocionais durante o processo. Podemos também utilizar diversos tipos de fluxogramas existentes ou até mesmo o wireflow, onde ampliamos os fluxogramas com desenhos das telas.

Wireflow

Com o plano de ação sendo criado e uma direção tomada, começamos a dar forma para o produto!

Quarta semana do curso

No último sábado do curso, após termos passado por um brainstorming para definir um problema e seguirmos com a criação de uma proto-persona para estabelecer um perfil de público-alvo, bem como um plano de ação, avançamos para o fluxo de tarefas a fim de preparar a futura prototipação.

taskflow

Com todo o taskflow definido, somos apresentados aos níveis de prototipação que podemos utilizar:

  • Baixa Fidelidade: Pode ser desenhado no papel, a fim de validar a ideia.
  • Média Fidelidade: Feito já no computador, possivelmente com um wireframe definido para validar as informações e tarefas.
  • Alta Fidelidade: Visual já com cores e formas, buscando o produto final para validar a interface como um todo.

Agora, com um protótipo navegável em mãos, podemos testar nossa ideia de produto tanto em testes de conceito quanto com os usuários.

Mas, e agora que testei o produto, o que faço?

Após executar os testes, podemos seguir com um processo muito conhecido no mundo do UX Design: o double diamond, onde vamos seguir um fluxo de iteração contínua do projeto 😊😊

Minha Conclusão

Posso dizer logo de cara que gostei demais! O curso me deu um rumo nos primeiros passos para me tornar um designer de UX Designer. O professor Edu Agni é excepcional, totalmente qualificado para a aula e demais cursos da plataforma.

Minha experiência no curso da Mergo foi como voltar a escola totalmente do zero, onde achei que sabia algo sobre a área mas fui bombardeado de conhecimento e criatividade! Em quatro sábados cheios de energia, aprendi não apenas sobre UX Design, mas também sobre como abraçar desafios e explorar novas possibilidades.

Desde o início, fui recebido com uma mensagem motivadora: “Você não vai sair daqui sendo um UX Designer”. E isso me deu aquele impulso extra para aproveitar ao máximo cada momento. Com atividades e as discussões, como a criação de proto-personas e a definição de planos de ação, descobri um novo mundo de possibilidades na área de UX.

O melhor para mim foi entender a importância de ver o mundo pelos olhos dos usuários e documentar suas jornadas de uso. Isso me fez perceber que não se trata apenas de fazer um produto funcionar, mas sim de criar experiências que deixem as pessoas felizes e satisfeitas.

Ao final do curso, saí com novas habilidades, desde a criação de protótipos até uma mentalidade de melhoria contínua. Fiquei tão empolgado com o curso apresentado que comprei o curso intensivo de UX Design oferecido pela Mergo também.

Em resumo, o curso da Mergo foi incrivel e eu recomendo para todos que puderem fazer!! 😁😁

--

--

Fernando Silva Rafael
UXPlore Brasil

Redator na @UXPloreBrasil - Amante de música e da experiência do usuário 💙