UX Santander
Published in

UX Santander

Let’s talk about Design? — Farol UX Santander | 1ª edição

O futuro das organizações e nações dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender coletivamente.

(Peter Senge — A quinta disciplina)

Quando vivemos a ILA experience mês passado, e começamos a organizar o que absorvemos naquela overdose de informação, percebemos como eventos de UX são escassos em âmbito nacional.

Comparando com o calendário gringo, a distância entre esses fóruns é bem considerável.

Num cenário como esse, premeditando a carência (ja sentida por antecipação por todo nosso UX Team), nasceu o Farol UX! A iniciativa do Santander para potencializar a discussão sobre design como estratégia de negócio, promovendo um encontro entre a sempre ativa comunidade e profissionais de altíssimo nível do mercado nacional.

E estreamos em grande estilo! No último dia 4/12, o Farol Santander, um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo, foi palco de uma trilha que fez jus a expectativa gerada.

E para se adequar ainda mais ao mood, o palco escolhido foi a pista de skate, 100% adaptada para acolher um público ao mesmo tempo exigente e descolado!

Temas que se complementavam, mesmo sem o alinhamento prévio dos disseminadores de conhecimento, mantiveram os mais de 100 participantes imersos durante toda a tarde.

O papel do designer nas corporações, equívocos de avaliações prematuras pré-estabelecidas, métricas como drivers para defesa de soluções, disseminação de conteúdo em canais que atingem o público final, processos de inovação e testes simplificados com usuários.

Assuntos que fazem parte da vida de todo designer, mas que acabam passando despercebidos pela falta de direcionamento, priorização ou organização, foram apresentados como grandes diferenciais para a estratégia e disseminação de cultura de design dentro das empresas, independente do tamanho, história e investimento.

Letícia Siqueira Pires (QuintoAndar), Pedro Naif (GetNinjas), Huxley Dias, (PunkMetrics), Daniel Furtado, (Wezen/UXNOW), Luis Felipe “Jimmy” Fernandes (HandMade UX) e Bruno Roedel (Ben Visa Vale) trouxeram experiências e cases dos mais diversos segmentos e mercados, num formato reduzido — 18 minutos de palestras, 10 minutos de perguntas — tornando o bate-papo leve e descontraído.

E pra finalizar esse dia especial, todos os presentes foram convidados a visitar o Mirante do Farol, sendo premiados com uma das mais belas vistas da terra da garoa!

E ainda é só o começo. Aguardem cenas dos próximos capítulos.

Ja reservem na agenda: Farol UX Santander | 2ª edição | Março/2019

Até lá!

--

--

Medium oficial do time de Design e UX do Santander Brasil

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Fares Saba

Fares Saba

Designer, publicitário, baixista, corinthiano. Head de UX da Via Varejo.