Conhecendo o Shader Graph - Unity 2018

Eae pessoal, tudo certo? Hoje vamos conhecer mais uma novidade do Unity 2018.1 o Shader Graph. Com ele é possível criar uma gama de shaders, como por exemplo, lava fluida, monte de limo pegajoso, belos lagos, LEDs piscando em muito mais!

O Shader Graph permite que você construa seus shaders visualmente. Em vez de escrever código manualmente, você cria e conecta um node em uma rede de gráficos.

Você pode fazer coisas como:

  • Alterar sua aparência superficial.
  • Deformar e animar UVs.
  • Modificar a aparência de seus objetos usando operações familiares de ajuste de imagem.
  • Alterar a superfície do seu objeto com base em informações úteis sobre ele; usar localização no mundo, distancia da câmera, etc..
  • Expor as Propriedades ao Material Inspector, para que você possa ajustar rapidamente os visuais de um shader's no contexto de uma cena.
  • Compartilhar redes de node entre vários gráficos e usuários criando subgrafos.
  • Criar seus próprios nós de gráfico de sombreamento personalizados por meio de C# e HLSL

O Graph Framework fornece feedback instantâneo sobre as alterações e é simples o suficiente para que novos usuários possam se envolver na criação de shaders.

O Shader Graph foi projetado para funcionar com outro recurso do Unity 2018.1, o Scriptable Render Pipeline (SRP). Portanto, você não pode usá-lo com o Renderizador Unity Incorporado. Ele virá com suporte para:

  • O Pipeline de Renderização de Alta Definição.
  • O Pipeline de Renderização Leve.

Você também poderá estender o sistema para exportar shaders para qualquer SRP personalizado que você escrever.

Criando gráficos Shader

No Unity 2018.1, um Shader Graph aparece como um shader normal. Para criar um Shader Graph, clique no menu Create e selecione Shader Graph no menu suspenso. Isso criará um Shader Graph em seu projeto. Você pode clicar duas vezes no asset ou selecionar o botão Open Graph para abrir a janela do Shader Graph Edit.

Quando você abre o Shader Graph você começa com o Master Node. Você conecta os node no master node para criar a aparência da sua superfície.

Você pode editar rapidamente sua superfície, alterando os valores quem vem por padrão! Mas você sabe o que é ainda mais interessante? Adicionar texturas e outras interações complexas. Para adicionar um node basta clicar com o botão direito e selecionar Create Node.

Cada node do Shader Graph incluído tem várias entradas, por padrão o Unity inclui valores que você pode personalizar da maneira que quiser.

Adicionando uma textura (ou outros assets) também é muito fácil, basta criar um node desse tipo de assets e conectá-lo!

Seu Shader Graph Shader é como um shader normal no Unity. Clique com o botão direito do mouse em qualquer objeto no Inspector e selecione Create Material. Você pode criar vários materiais a partir do mesmo shader.

Você pode expor facilmente parâmetros em seu shader para que eles possam ser substituídos em cada material criado a partir do seu shader. No Shader Graph, clique com o botão direito em qualquer node variável e selecione Convert to Property. Esses parâmetros expostos aparecem no Material Inspector para cada material que você cria a partir do seu shader.

Então é isso, caso tenha alguma dúvida em relação a esse post não hesite em deixar sua pergunta ou comentário aqui abaixo, ok?

Ahh, e não esquece de curtir e seguir a Vídeos de Ti nas redes sociais, blz?

É isso. Até a próxima!