Mantendo outputs mais legíveis

Rails console & Awesome Print ❤

Uma coisa muito comum no dia a dia de quem trabalha como desenvolvedor Ruby on Rails é ter que usar o console pra fazer algumas consultas rápidas no banco de dados ou até mesmo pra fazer aquele “teste maroto” pra entender um determinado comportamento ou algo do tipo. Você “quase sempre” não precisa ficar usando um cliente de banco de dados pra fazer coisas desse tipo.

Obviamente que o output padrão já resolve ali muito bem os por menores. Porém, dependendo do que você vai fazer acaba sendo mais confortável ter na mão mais uma uma ferramenta pra te ajudar, por exemplo, se por algum motivo você deseja retornar uma quantidade significativa de registros pra verificar alguma informação, talvez você perca algum tempo, e como já diz minha mãe não fique “apurando a vista” tentando encontrar uma “flag” ali no meio de um monte de coisas.

Focando no console do rails ou “rails c”. Hoje vou te mostrar como você faz pra deixar seus outputs com essa cara:

Voltando para situação em que eu mencionei na introdução. Este é o retorno padrão que obteríamos sem o uso de nossa gem:

Como bom preguiçoso que sou, vou adicionar a gem no meu projeto, eu recomendo que seja no grupo de desenvolvimento e rodar o comando bundle install

Pronto! Agora tudo que você precisa fazer é executar suas consultas precedidas do metodo “ap”, como mostrado a seguir.

ap Post.all.limit(10)

Perceba que ele mostra o índice que o objeto esta ocupando dentro do array. Ele também alinha os atributos do objeto mantendo uma visibilidade mais agradável.

Bacana né? :)

Não esquece de dar uma passada no site Vídeos de TI, pra ter acesso uma gama de conteúdos legais! Também é importante que você deixe seus comentários e é claro, nos seguir nas redes sociais. Você também pode se cadastrar em nossa newsletter semanal.